O mercado de software no Brasil é um dos que mais crescem nos últimos anos. De olho nas tendências e no foco de inovação e tecnologia dessas empresas, as previsões continuam otimistas.

Além disso, o Brasil é um dos 10 países que possuem as maiores fatias do mercado. Entre os segmentos, SaaS é um dos que se destaca, seguido por TI.

Dessa forma, se você quiser saber quais as maiores tendências para os próximos anos e como especialistas esperando no comportamento do mercado de software no Brasil, continue lendo!

Leia também: O mercado SaaS no Brasil: um panorama das empresas que nasceram recorrentes

Os últimos anos do mercado de software no Brasil 

Na última década, tivemos um verdadeiro boom no mercado de software brasileiro. Esse avanço, que foi intensificado que 2015 para cá, mostrou a grande capacidade de expansão e de como as soluções podem ser extremamente funcionais.

Segundo dados da Capgemini no Brasil, o segmento de software as a service era o mais utilizado em 2017 para entregar serviços pela nuvem. Estamos falando de um número de 92% das empresas que adotaram pelo menos uma solução SaaS!

Em 2018, a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), em parceria com a IDC, publicou uma pesquisa que colocou o Brasil na 9ª posição no ranking mundial de software e serviços.

Nessa época, o mercado era de US$ 18,6 bilhões e equivalente a 1,6% do total mundial, girou em torno de US$ 1,14 bilhão em 2017, apenas um ano antes da pesquisa. 

No entanto, alguns cenários permaneceram parecidos nos últimos anos. É o caso do polo econômico do mercado de software no Brasil, que ainda está em São Paulo:

polos do mercado de software no Brasil
Fonte: Saasholic

O mesmo também pode ser dito do perfil dos negócios dentro deste mercado, onde mais da metade são consideradas micro e pequenas empresas.

Fato é que os softwares estão se espalhando pelo país e batendo previsões de todos os especialistas do mercado. Agora, vamos entender quais são as maiores tendências do setor para os próximos anos?

Leia também: T2D3 e The Climb: como escalar e construir um negócio lucrativo

O que esperar do mercado de software no Brasil 

Em primeiro lugar, é esperado que o mercado represente 18% dos investimentos até o final de 2020 no Brasil. Em 2010, no início da década passada, esse número não passava de 12%.

Além disso, também podemos esperar outras frentes de inovação e de crescimento para diferentes setores:

Inteligência artificial 

Essa já é uma realidade para muitas empresas, mas para empresas que trabalham com software, esse ponto é fundamental.

A ideia é que, até o final deste ano, Inteligência Artificial esteja cada vez mais atrelada com Analytics e tenha um crescimento de 11,5%.

Mudança nas leis (LGPD) 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio para o mercado como uma mudança completa, onde muitas empresas precisarão se adaptar para atender às normativas.

E, essa também é uma realidade para empresas que estão no mercado de software no Brasil. Nós já falamos sobre o assunto no Blog da Vindi, e você pode ler o artigo completo clicando aqui.

No entanto, a boa notícia é que muitas empresas procurarão serviços baseados em software para entrarem na nova LGPD.

Essa alta na demanda pode chegar a 9,6%, considerando investimentos de segurança em 2020. Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultoria para a carteira Enterprise da IDC Brasil, disse em comunicado à imprensa que:

Quase 60% das organizações terão a LGPD em sua pauta estratégica neste ano e quase 2/3 das empresas estarão em processo de adequação ao longo do ano. Por conta da regulamentação, 75% das empresas devem criar cargos de direção para a área de privacidade.

É um grande potencial para o mercado de software no Brasil e, nos próximos anos, poderemos entender os resultados dos investimentos feitos com a LGPD.

Cloud Computing

Cloud Computing é um dos pilares dos serviços de software oferecidos no Brasil, o que representa muito mais segurança, agilidade e praticidade para um SaaS, por exemplo.

Além disso, oferecer serviços em Cloud Computing também ajuda na precificação SaaS, reduzindo custos para o cliente e para a empresa que vende a solução em software.

Essa é mais do que uma tendência. É um caminho que reflete totalmente o percurso de crescimento no país.

Leia também: IaaS, PaaS e SaaS: conheça a estrutura e os tipos de Cloud Computing

Foco em comportamento de consumo 

Todas as pesquisas da área de psicologia do consumidor apontam para soluções personalizadas e que tenham o foco total em resolver todas as necessidades do consumidor.

Dessa forma, soluções incríveis, mas que não resolvem problemas efetivamente e não estão alinhadas com o Perfil de Cliente Ideal (ICP) ficarão no meio do caminho.

Economia da Recorrência como modelo de precificação

Assim como Cloud Computing é o modelo de hospedagem do presente e ajuda a reduzir custos, a Recorrência é o modelo de precificação que garante que um software se mantenha sustentável e escalável.

Essa é a razão para que mais de 90% das empresas deste mercado ofereçam serviços baseados em planos, assinaturas e mensalidades. Em um mercado altamente competitivo, é preciso encontrar uma economia que tenha fit natural com a solução.

Dessa forma, a Economia da Recorrência é mais que uma tendência. É um dos pilares de sustentabilidade, redução da inadimplência e de crescimento do negócio com escalabilidade.

Aprofunde seus conhecimentos sobre o mercado de software no Brasil

Grande parte dos dados deste artigo fazem parte do estudo mais completo do mercado feito pela Vindi sobre o mercado de software no Brasil.

Neste e-book, lançado recentemente, reunimos dados das maiores empresas, em diferentes setores e nichos do mercado. 

Além disso, o estudo também fala sobre modelos de vendas, números atuais, o que há de melhor no benchmark internacional e muito mais!

Em um relatório completo, você também terá acesso a grandes cases, modelos de precificação, como estruturar uma empresa que oferece serviços em software e outras tendências para os próximos anos.

Portanto, se você gostou deste panorama sobre o mercado de software no Brasil e quer o estudo completo, clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo!

imagem capa e-book saas

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.