O iniciador de pagamento é um recurso que torna o uso do Pix ainda mais prático do que já é.

Com essa solução, o cliente não precisa abrir o aplicativo de seu banco ao pagar por uma compra usando o sistema instantâneo, pois já é redirecionado automaticamente para a tela de confirmação da transferência.

Ainda que o Pix tenha surgido para facilitar as cobranças, o modo como o sistema funciona causa certa fricção ao pagar por uma compra.

Afinal, o usuário precisa abrir o aplicativo e vencer algumas etapas para, então, usar seu smartphone e fotografar o QR Code ou colar um extenso código alfanumérico em um espaço pré-definido.

Todo esse processo se torna desnecessário com o uso do iniciador de pagamentos.

Assim, o cliente tem uma melhor experiência no pagamento, além da segurança garantida pelo ambiente do Open Finance, regulamentado pelo Banco Central.

Leia o nosso conteúdo e conheça melhor as vantagens do recurso.

O iniciador de pagamentos simplifica o uso do Pix, eliminando etapas e melhorando a experiência do cliente com segurança no Open Finance.

O que é iniciador de pagamento?

Iniciador de pagamento é um tipo de instituição que pode dar início a uma transferência por Pix sem a necessidade de acessar manualmente o aplicativo do banco responsável pela conta bancária.

O sistema automaticamente redireciona o usuário, que só precisa se identificar e confirmar a operação.

Portanto, é uma tecnologia implementada para agilizar as transações por Pix.

Tudo acontece a partir do compartilhamento dos dados dos clientes entre as duas instituições envolvidas na transação: a iniciadora e o banco responsável pela conta utilizada.

Essa comunicação ocorre dentro do Open Finance, o ambiente que permite que diferentes instituições como bancos e plataformas de pagamentos acessem informações de consumidores.

No próximo tópico, vamos explicar esse funcionamento com mais detalhes.

Como funciona o iniciador de pagamento Pix?

O iniciador de pagamento funciona por meio de APIs, ou seja, linhas de código que servem para integrar sistemas diferentes.

Por meio desses recursos, uma empresa consegue se conectar ao banco responsável pela conta usada pelo cliente para começar a transação.

Assim como acontece em qualquer ferramenta usada no Open Finance, esse contato depende do consentimento do usuário.

Ele indica com quais instituições seus dados podem ser compartilhados e define prazos de validade para essas comunicações.

A partir desta autorização, as etapas para finalizar a compra são as seguintes:

  1. O cliente seleciona o pagamento por Pix e confere os dados da cobrança
  2. Então, ele é redirecionado para o app de seu banco, onde se identifica e confirma o Pix
  3. Por fim, o cliente volta para a página da venda, que já exibe a mensagem de compra concluída.

Como dá para perceber, é um processo bem mais simples em comparação com a transferência convencional por Pix.

No próximo tópico, conheça algumas formas de uso do sistema.

Exemplos de aplicações do iniciador de pagamento

O iniciador de pagamentos pode ser usado de várias maneiras diferentes, podendo facilitar a rotina de consumidores e empresas.

Veja agora algumas possíveis aplicações dessa tecnologia:

  • E-commerce: este é o exemplo mais clássico, pois o iniciador pode ser usando para que o cliente conclua sua compra no e-commerce logo após colocar o pedido no carrinho
  • Marketplaces: a plataforma pode realizar apenas um checkout para várias compras diferentes a partir de um iniciador, simplificando o pagamento
  • Aplicativos de transporte: plataformas como o Uber podem incluir o iniciador para pagamentos de corridas por Pix
  • Apps de delivery: da mesma forma, sistemas como o iFood também podem usar o iniciador de pagamento para que os consumidores usem o Pix sem precisar do código Copia e Cola.

Veja a partir de agora os benefícios da nova tecnologia.

Quais as vantagens do iniciador de pagamento do Open Finance?

O uso do iniciador de pagamento do Open Finance pode trazer diversos benefícios para quem compra e para quem vende.

Veja agora as vantagens dessa utilização para consumidores:

  • Melhor experiência: o pagamento sem precisar apontar a câmera do celular para um QR Code ou colar um código no aplicativo do banco é um processo bem mais agradável
  • Agilidade: o iniciador torna a cobrança mais rápida, ajudando os clientes a pouparem tempo em suas compras
  • Segurança: os processos rigorosos de autenticação adotados pelas instituições que participam do Open Finance ajudam a evitar fraudes, garantindo que só serão realizados pagamentos autorizados pelo titular da conta.

Já para as empresas, o iniciador de pagamentos traz os seguintes benefícios:

  • Fidelização: as pessoas tendem a optar por processos mais rápidos e fluídos para fazerem seus pagamentos, por isso, podem voltar a comprar de um estabelecimento que use o recurso, elevando os índices de fidelização
  • Maior conversão: como o pagamento é mais rápido, o cliente tem menos tempo para desistir de uma compra, aumentando as taxas de conversão
  • Menor risco de chargeback: o recurso pode levar mais clientes a usar o Pix em vez do cartão de crédito, portanto, o risco de compras contestadas (chargeback) por serem feitas por cartões clonados é menor
  • Redução de custos: não há taxas adicionais para o uso do recurso, e como as transferências são realizadas por Pix, as tarifas são mais baixas em comparação com outros meios, como cartão de crédito e boleto bancário.

Com tantos benefícios, o iniciador de pagamento tem potencial para mudar bastante o mercado, como vamos comentar no próximo tópico.

Como o iniciador de pagamento vai impactar o mercado?

O iniciador de pagamento tem potencial para mudar ainda mais o cenário econômico nacional, que já vem sendo bastante impactado pelo Pix.

Afinal, os consumidores brasileiros já mostraram que podem receber bem uma novidade quando se fala em meios de pagamento.

Segundo esta reportagem do Valor Investe, o Brasil é o país com o maior número de usuários do sistema de transferências instantâneas em relação à população total, entre 60 países que usam plataformas desse tipo.

Por outro lado, o Open Finance ainda não caiu nas graças do público.

Embora o número de consentimentos tenha subido 97% em 2023, superando os 42 milhões, esse número pouco mudou no primeiro semestre de 2024.

Nesse contexto, um recurso como o iniciador de pagamentos pode ajudar a alavancar os consentimentos.

Porém, para que isso aconteça, é preciso demonstrar ao público as vantagens de uma maneira prática.

Também cabe destacar que o iniciador de pagamentos ainda pode ter ainda mais utilidades.

A partir do desenvolvimento do recurso da jornada sem redirecionamento, a tecnologia pode ser usada para possibilitar o Pix por aproximação, desde que o cliente tenha uma carteira digital compatível com esse serviço instalada e um celular com a tecnologia NFC.

Portanto, ainda há potencial para uma utilização mais ampla do iniciador de pagamentos.

E quem gerencia lojas virtuais precisa ficar atento a todas as novidades relacionadas às cobranças online.

A Vindi é um ecossistema completo que pode modernizar a forma como seu negócio recebe pagamentos, seja em compras avulsas ou recorrentes.

Conheça as formas de pagamentos que podemos habilitar no seu negócio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies