No Brasil, cerca de 90% das empresas SaaS escolhem como modelo de negócios a recorrência, segundo dados do Open Views – SaaS Benchmark 2019.
Afinal, é uma forma mais prática e inteligente de cobrar os clientes que estão em busca do acesso a um serviço e de atrair novos investidores para o negócio.
Por isso, vamos contar um pouco mais como a recorrência SaaS revolucionou as assinaturas.
Neste artigo, você irá entender:
O que é recorrência?
Antes de tudo, vamos relembrar de forma rápida o que esse conceito significa.
Recorrência é um modelo de negócios onde o cliente realiza o pagamento contínuo para ter acesso a um produto ou serviço por um determinado período de tempo.
Temos exemplos fáceis disso no próprio dia a dia: Netflix, Spotify, Amazon Prime, entre tantos outros.
Mas por que a recorrência é tão atrativa para o mundo SaaS?
Porque deixaram de lado as antigas caixas de software, que eram vendidas a preços altíssimos nas prateleiras.
As empresas que oferecem algum tipo de serviço na nuvem precisavam de um novo modelo de cobrança. Afinal, o avanço da tecnologia transformou a relação das pessoas com a posse e o acesso.
Por isso, a cobrança recorrente tornou-se tão atrativa para este segmento. Possibilitando a oferta de diversos planos e preços de acordo com a necessidade dos clientes de cada produto.
Além de facilitar a cobrança, a recorrência traz inúmeros benefícios para as empresas SaaS, afinal:
- Permite que se tenha uma previsibilidade maior da receita. Por oferecer a assinatura de planos, é possível analisar a quantia a ser recebida nos próximos meses e até fazer um planejamento para aumentar o número de usuários.
- A cobrança recorrente também ajuda na fidelização dos clientes, pois cria um vínculo entre sua marca e o assinante. Além, da automatização da cobrança auxiliar na diminuição das taxas de inadimplência.
- Mas, um dos principais benefícios na escolha da recorrência por um SaaS é atração de novos fundos de investimentos. Afinal, os investidores preferem as empresas que oferecem maior visibilidade do crescimento do negócio. O que uma empresa SaaS que cobra de forma recorrente pode mostrar através de diversas métricas e planos de negócio bem estruturados.
Como implementar a recorrência em seu SaaS?
Se você quer implementar a recorrência em seu SaaS, separamos algumas dicas para te ajudar.
Crie uma estruturação de planos e precificação
É preciso estruturar os planos que você irá dispor para compra: mensal, semestral, anual ou com alguma outra periodicidade. Além disso, é preciso ter uma precificação para cada tipo de plano. Por exemplo: se você tem uma plataforma que oferece um tipo de serviço, é preciso definir qual funcionalidade cada plano terá e como isso será cobrado.
Tenha uma plataforma de cobrança
Ter uma plataforma que ajuda na automatização das cobranças facilita demais a operação. Diminui os riscos de erro, dá uma maior visibilidade do fluxo de caixa e ainda permite que você ofereça diversas formas de pagamento para o seu cliente.
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