O Vindi Insights de setembro de 2022 está cheio de boas notícias sobre a economia do país e novidades no mercado da recorrência. Chegamos a uma mínima histórica de desemprego, disparando o otimismo, ao mesmo tempo em que as empresas começam a se movimentar para aumentar sua competitividade e garantir seus diferenciais na recorrência.

Tudo isso e muito mais você confere nos próximos tópicos. Acompanhe!

Notícias do mercado da recorrência

As notícias do mercado da recorrência mostram novos concorrentes que devem chegar e movimentos para ficar de olho.

Confira:

Bancos apostam em ‘tags’ e ameaçam domínio da Sem Parar

Os grandes bancos estão apostando nas chamadas tags de pedágio, antes dominadas por empresas como Sem Parar, para melhorar seu relacionamento com os clientes. Isso ocorreu devido ao avanço das concessões de rodovias à iniciativa privada, que traz consigo a expectativa de um salto na demanda por pagamentos automáticos em pedágios.

As ofertas que têm sido feitas, em geral sem mensalidade, atingem diretamente a Sem Parar, líder do mercado.

A empresa atuou sozinha no segmento por 11 anos, até que a agência reguladora paulista Artesp obrigou as concessionárias a assinar contrato com todas as empresas que homologou. Agora, bancos como o Itaú entram com tudo na disputa pelas tags.

A ConectCar, por exemplo, tem hoje quase 2 milhões de clientes, dos quais 800 mil possuem a tag do Itaú.

Payly: nova fintech da Raízen pode levantar R$ 500 milhões

A Raízen adquiriu a carteira digital Payly e espera captar até R$ 500 milhões para o Ebitda da empresa. A fintech, que pertencia à controladora Cosan, foi arrematada por R$ 78 milhões.

Assim que o Cade aprovar a aquisição da Payly, a Raízen poderá fazer a estratégia de serviços financeiros deslanchar, incorporando um time de 120 pessoas que atualmente trabalham na fintech.

A partir da Payly, a Raízen poderá vender seguros, cartão de crédito e usar seus canais de vendas com máxima intensidade.

Sebrae cria fintech de crédito com capital de R$ 600 milhões

O Sebrae recebeu autorização do Banco Central para constituir uma sociedade de crédito direto (SCD) com capital inicial de R$ 600 milhões.

Apesar de já ter viabilizado mais de R$ 25,3 bilhões em operações de crédito para pequenos empreendedores, o Sebrae nunca tinha atuado diretamente com a concessão de crédito.

Para quem está começando, o capital da fintech é muito grande e difere da média das SCDs, que geralmente começam com o mínimo regulatório de R$ 1 milhão e depois vão crescendo aos poucos. Logo, é provável que um grande concorrente surja em breve no mercado de crédito.

Meios de pagamento: o diferencial dessa Black Friday

Investir em diversos meios de pagamento será uma das formas mais eficientes de se destacar nesta Black Friday – afinal, a experiência no momento da compra faz toda a diferença para que o consumidor não abandone o carrinho e seja fidelizado à determinada loja virtual.

Assim, é importante que o lojista ofereça outros meios de pagamentos, como Pix, pagamento recorrente, cartões de crédito e débito, boleto à vista ou parcelado, etc.

Estas são formas de oferecer opções mais viáveis ao cliente.

As soluções mais procuradas nesta Black Friday serão:

Indicadores econômicos

Os indicadores econômicos do mês sinalizam o otimismo do mercado e refletem a recuperação do país.

Confira:

Taxa de Desemprego: 8,9% ao ano

A taxa de desemprego caiu a 8,9% nos três meses até agosto em meio a um contingente recorde de pessoas ocupadas, chegando ao nível mais baixo em sete anos ao mesmo tempo em que a renda real dos trabalhadores voltou a crescer.

O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua foi o melhor desde a taxa de 8,7% vista no trimestre até julho de 2015 e ficou em linha com a expectativa.

Confiança do Consumidor: 89 pontos

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou alta de 5,4 pontos em setembro, chegando aos 89 pontos, maior nível desde janeiro de 2020 (90,4).

A alta de setembro é o quarto avanço mensal consecutivo, influenciada pelas perspectivas mais otimistas em relação aos próximos meses, que pela primeira vez atingem os 100 pontos desde março de 2019.

IGP-10: -1.04%

O índice recuou 1,04% em outubro, após a queda de 0,90% em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV)O IGP-10 acumulou um aumento de 6,33% no ano. A taxa em 12 meses ficou em 7,44%.

O período de coleta de preços para o indicador de outubro foi do dia 11 de setembro a 10 deste mês.

IPCA-15: -0,37%

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro foi de -0,37%, em sua segunda deflação consecutiva (em agosto, o resultado foi de -0,73%).

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,63% e, em 12 meses, de 7,96% (abaixo dos 9,60% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores). Em setembro de 2021, a taxa foi de 1,14%.

Apenas três dos nove grupos do IPCA-15 tiveram queda de preços: Transportes (-2,35%), Comunicação (-2,74%) e Alimentação e Bebidas (-0,47%).

Destaques de setembro de 2022

Vamos conferir quais segmentos se destacaram em setembro de 2022, nas categorias de variação positiva e negativa.

Destaques positivos

  • Associações e Doações: + 24,2%
  • Turismo e Hotelaria: +7,3% graças à chegada do verão e das férias de final de ano
  • Estética e Beleza: +3%.

Destaques negativos

  • Saúde: -22,4%
  • E-commerce: -10,6%
  • Clubes de Assinatura: – 6,1%.

TPV do Q3

gráfico de variação de tpv no vindi insights de setembro de 2022

Evolução trimestral do TPV na Recorrência desde o início de 2021

Com o fechamento do Q3 (terceiro quarto do ano), ficou claro que quase todos os segmentos tiveram uma variação positiva em relação ao período anterior.

Os destaques de crescimento foram Turismo e Hotelaria (+51,9%) e Serviços Financeiros (+30,4%). Já a maior queda registrada foi de E-commerce, com recuo de 17,7%.

TPV por segmento

gráfico de variação de tpv por segmento no vindi insights de setembro de 2022

Evolução mês a mês do TPV desde o início de 2021

No TPV geral de setembro de 2022 foi possível observar uma queda de 2,6%. Já na comparação ano a ano, o crescimento foi de 25,4%.

E então, gostou dos dados do Vindi Insights de setembro de 2022?

Esperamos que eles sejam úteis para sua tomada de decisão.

Até a próxima edição!

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