O Vindi Insights de agosto de 2022 traz novidades importantes sobre os indicadores econômicos e o mercado da recorrência. A boa notícia no período foi que a inflação teve sua menor variação mensal em dois anos, acompanhada da queda do desemprego e aumento da confiança do consumidor.

Mas é preciso ter cuidado no cenário pós-pandemia, que traz grandes desafios para os negócios recorrentes. Se você quer ficar por dentro da situação, continue lendo e aproveite nossos insights!

Notícias do mercado da recorrência

Vamos conferir as novidades do mercado da recorrência e pagamentos que fazem a diferença na vida do empreendedor. Acompanhe:

Linker apresenta novidades para facilitar o dia a dia das PMEs

O Linker, banco digital exclusivo para empresas, apresentou novos serviços e planos de assinatura para facilitar o dia a dia dos pequenos e médios empreendedores brasileiros. Entre as novidades, estão serviços como Emissão de Nota Fiscal de Serviço, Open Finance e um novo modelo de assinatura, além da conta sem mensalidade que o banco já oferece.

Serão oferecidas três opções de planos recorrentes pensados para diferentes momentos das empresas: Go, One e Multi. Dessa forma, os clientes terão mais flexibilidade na hora de optar por soluções financeiras e previsibilidade dos custos bancários.

Allugator cria assinatura do iPhone 14 para quem não pode comprar um

A Allugator, uma nova empresa da recorrência, anunciou um serviço inédito de assinatura do iPhone 14 para quem não pode comprar um aparelho. Os quatro modelos da nova linha do iPhone estarão disponíveis por um custo entre R$ 3.999 e R$ 5.390 por ano.

Como os aparelhos ainda não foram lançados oficialmente, por enquanto os interessados podem preencher um formulário de pré-assinatura. O pagamento deve ser feito via cartão de crédito, com opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros — mas é preciso ter o limite total disponível.

Outra opção é fazer o pagamento via Pix, à vista, com 10% de desconto.

Clubes de assinatura enfrentam desafios na pós-pandemia

O podcast do PublishNews conversou com Gustavo Lembert, co-fundador e CEO do clube de assinaturas TAG Experiências Literárias, para entender como anda esse mercado.

O momento é um grande desafio para o segmento, pois o cenário “pós-pandemia” já trouxe o fechamento de alguns clubes literários como Pacote de Textos, Panaceia, Intrínsecos e Clube Skoob.

De acordo com Lembert, está cada vez mais difícil conseguir novos leitores para o clube devido à dificuldade econômica e à inflação. Para uma grande parcela da população, infelizmente, comprar um livro pode representar não ter condições de adquirir produtos básicos de subsistência.

A conclusão é de que os clubes de assinatura precisam encontrar novas formas de crescer e ser criativos nessa fase da economia. Uma das soluções encontradas pela TAG foi criar um produto B2B, atendendo também a empresas.

Franquias por assinatura: conheça negócios com receita recorrente

A Exame listou 20 franquias que trabalham no modelo de assinaturas e planos para gerar faturamento contínuo, unindo a segurança da franquia à flexibilidade da recorrência. Veja alguns exemplos interessantes:

C4 Gym — Saúde e Estética

A C4 Gym é uma rede de academias com três unidades em funcionamento e recentemente lançada no franchising. A rede oferece aos alunos opções de planos semestrais e anuais para as modalidades de treinos, e o franqueado pode conquistar um faturamento mensal aproximado de R$ 160 mil.

Park Education — Educação

Park Education é uma rede especializada em educação bilíngue que investe em programas educacionais e oferece cursos que vão desde idiomas a negócios, como marketing, criatividade, empreendedorismo, tecnologia e soft skills.

O investimento inicial para inaugurar uma unidade da rede é a partir de R$ 55 mil, no modelo Light e R$ 80 mil na modalidade Premium, com o faturamento médio mensal de R$ 15 mil e R$ 21 mil, respectivamente.

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Indicadores econômicos

Este mês, temos algumas boas notícias nos indicadores econômicos.

Confira:

IPCA-15 tem menor variação mensal em 2 anos

O índice Nacional dos Preços teve uma queda de 0,73% em agosto, sendo a menor taxa da série histórica desde 1991. O resultado foi impulsionado pela queda nos preços da gasolina e do etanol.

Taxa de desemprego cai para 9,3% no 2º trimestre

A taxa de desemprego caiu de 11,1% para 9,3% no 2º trimestre de 2022. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) trimestral divulgada pelo IBGE.

Já o rendimento médio mensal recebido pelos trabalhadores foi estimado em R$ 2.652, demonstrando estabilidade.

Confiança do consumidor brasileiro cresce 4,1 pontos

O Índice de Confiança do Consumidor cresceu 4,1 pontos na passagem de julho para agosto deste ano, chegando a 83,6 pontos, em uma escala de 0 a 200. A alta foi puxada pela melhor percepção dos consumidores em relação ao futuro.

O Índice de Expectativas avançou 6 pontos e atingiu 92,6 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA), que mede a confiança no presente, subiu 1,4 ponto e chegou a 71,7.

IGP-10 cai 0,69% e acumula alta de 8,43%

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) caiu 0,69% em agosto, em comparação com uma variação de 0,60% no mês anterior. Com esse resultado, o índice acumula alta de 8,43% no ano e de 8,82% em 12 meses.

Em agosto de 2021, o índice subiu 1,18% no mês e acumulava elevação de 32,84% em 12 meses.

Destaques de agosto de 2022

Agora é hora de conferir quais segmentos se destacaram em agosto de 2022 nas categorias de variação positiva e negativa, no comparativo com agosto de 2021 (ano após ano). Veja a seguir:

Destaques positivos

  • Turismo e Hotelaria: +205,8% ano após ano
  • Associações e Doações: +140,8%
  • Academia e Fitness: +67,1%
  • Saúde: +51,9%

Destaques negativos

  • Clubes de Assinatura: -0,3% ano após ano

TPV Vindi

No TPV geral da Vindi, tivemos um aumento de 2,2% em agosto de 2022.

Fazendo o comparativo anual, vemos que o aumento chegou a 28,6%.

TPV por segmento

No TPV por segmento, Educação se destacou com um crescimento de 9%. Já o SaaS cresceu 8% e teve uma das empresas com variação positiva de 24,3%.

O segmento de Turismo e Hotelaria, como vimos, teve o maior crescimento ano a ano, com 205,8%. Em agosto, dois clientes do setor tiveram altas expressivas: 19,9% e 42%.

gráfico do vindi insights com a separação em barras do TPV por segmento

A maioria dos segmentos apresentou crescimento no TPV pelo Vindi Insights de agosto de 2022

Distribuição do Mix

Confira também como ficou a distribuição do mix, que mostra o percentual que cada setor representou no TPV geral da Vindi em agosto de 2022.

O maior destaque ficou com o segmento de Educação, com um crescimento de 0,84 ponto percentual, chegando a 13,5% e se distanciando ainda mais de Academia e Fitness, que tem uma margem de 11,4% de representatividade.

gráfico com a distribuição do mix no Vindi Insights de agosto de 2022

No gráfico da distribuição do mix do Vindi Insights de agosto de 2022, Educação foi o setor que mais se destacou

TPV Intermediador

Em agosto de 2022, o intermediador de pagamentos recorrentes da Vindi teve um crescimento de 15% na entrada de novos sellers. Foi a quarta maior entrada de empresas no ano de 2022! 

E então, gostou das novidades e dados do Vindi Insights?

Até a próxima edição!

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