O podcast Innovation Pay 2023, trata-se de uma edição especial do Dentro do Ringue que aconteceu no dia 17 de outubro durante o evento e trouxe um conteúdo de alto nível sobre o mercado de varejo, e-commerce, SaaS e meios de pagamento.

E além da plenária principal, onde aconteceram palestras e painéis, foi montado um estúdio especial dentro do maior evento de pagamentos da América Latina que ficou transmitindo, ao longo do dia, episódios especiais do Podcast Dentro do Ringue.

Além da plenária principal foi montado um estúdio que transmitiu seis episódios especiais ao vivo aos congressistas.

Os congressistas do Innovation Pay 2023 puderam acompanhar os episódios do Dentro do Ringue ao vivo em uma sala de conteúdo dentro do evento.

Ao longo do conteúdo, líderes de várias empresas relevantes no mercado falaram sobre as mais importantes tendências do setor financeiro.

Além das novidades no mercado de pagamentos, também foram debatidos aspectos relacionados à gestão de negócios, como fintechs, plataformas de streaming e e-commerces.

Confira os principais insights dos episódios do Podcast Dentro do Ringue no Innovation Pay 2023!

O que é o Podcast Dentro do Ringue?

O podcast Dentro do Ringue é produzido periodicamente desde 2019 e conta com mais de 70 edições – além dos especiais do Innovation Pay.

O principal assunto são os meios de pagamento, mas os programas também contam com debates sobre vários assuntos relacionados à cultura de startups e tecnologia.

Entre os convidados, estão executivos e dirigentes de empresas e especialistas de várias áreas.

Assim como em 2022, o Dentro do Ringue aproveitou a presença das principais lideranças do mercado de pagamentos no Innovation Pay 2023 e transmitiu, ao vivo aos congressistas, seis episódios especiais.

Neles, foram abordadas as últimas tendências do mercado de pagamentos.

Veja os principais insights do Dentro do Ringue no Innovation Pay 2023

Confira agora um resumo dos temas abordados em cada um dos episódios do podcast Dentro do Ringue no Innovation Pay 2023.

1. Embedded Finance, com QI Tech

O primeiro episódio foi dedicado ao embedded finance, o conceito de permitir que uma empresa ofereça serviços bancários aos seus clientes. Amanda Cassola, Gerente de Vendas Enterprise na Vindi e Felipe Collins, Head de Marketing da QI Tech receberam Pedro Mac Dowell, Fundador e CEO da QI Tech para falar do tema.

O líder da empresa brasileira especializada em fornecer a infraestrutura tecnológica necessária para a prestação de serviços financeiros falou sobre a “fintechzação” do varejo, com redes de moda contando com bancos próprios e oferecendo linhas de crédito aos consumidores.

Além disso, já há outros setores explorando o embedded finance para ampliar seus portfólios de produtos, como o das telecomunicações.

Mac Dowell enumerou, ainda, algumas vantagens dessa tendência para empresas e consumidores e os desafios da implementação.

Assista ao episódio na íntegra:

Se preferir, escute nas plataformas de áudio:

2. Desvendando a Precificação em Streamings

Em seguida, Amanda Cassola e Felipe Collins receberam Rodolfo Bastos, Diretor de Soluções para o Consumidor e Inteligência na Globo, para falar sobre precificação de serviços de streaming.

Mais precisamente, o foco foi a estratégia de um gigante da comunicação: a Globo.

Bastos comentou sobre o uso da inteligência artificial e dos modelos preditivos na definição de planos e preços.

Além disso, falou sobre o papel da publicidade no mix de receitas, os impactos e desafios do modelo freemium e os segredos para evitar o churn.

Assista ao episódio na íntegra:

Se preferir, escute nas plataformas de áudio:

3. Tokenização dos serviços financeiros com o Real Digital

O terceiro programa gravado no estúdio especial do Innovation Pay abordou a implementação do Real Digital.

Neste episódio, Alexandra Papangelacos, Diretora Comercial da Vindi e Felipe Collins receberam Gabriel Rodrigues, Gerente de inovação Elo e Marcos Dias Mocatino, CPO Bitshopp.

Os convidados falaram sobre como o Brasil vem ocupando uma posição de destaque nas discussões sobre a regulação dos ativos digitais na América Latina. Além disso, o país pode estar entre os primeiros do mundo a implementar um sistema econômico tokenizado.

Abordaram, ainda, os desafios e benefícios da ampliação da tokenização a partir da chegada do Real Digital na visão das duas empresas.

Assista ao episódio na íntegra:

Se preferir, escute nas plataformas de áudio:

4. Estratégias de internacionalização para Fintechs

Para o próximo episódio, Marian Canteiro, CEO/Co-founder do Banco Útil e Diretora da ABFintechs falou sobre as estratégias de fintechs brasileiras para expandir suas operações em mercados internacionais.

Canteiro comentou sobre as vantagens e os desafios da internacionalização para empresas brasileiras, como elas podem ser pioneiras nesse processo e o papel do Banco Central para apoiar essa expansão.

Assista ao episódio na íntegra:

Se preferir, escute nas plataformas de áudio:

5. Estratégias para democratizar pagamentos em plataformas Open Source

O Dentro do Ringue no Innovation Pay 2023 recebeu também Raquel Caruso Dalastti, Diretora da Unidade de negócios Product da Locaweb, que falou sobre as plataformas de código aberto usadas em e-commerce, como WordPress e WooCommerce.

Durante a conversa, Dalastti comentou sobre o papel das plataformas open source na democratização do acesso e na facilitação de novos empreendimentos. E como esse tipo de ferramenta torna mais fácil começar a investir no comércio eletrônico, mesmo para comerciantes sem muita experiência na internet.

Além disso, debateu sobre a integração dessas plataformas aos meios de pagamento.

Assista ao episódio na íntegra:

Se preferir, escute nas plataformas de áudio:

6. Métricas SaaS: como dados impulsionam negócios recorrentes

Fechando a edição especial do Dentro do Ringue no Innovation Pay 2023, Gabriel Costa, CEO e Co-Founder GLA, falou sobre a importância das métricas na administração de negócios recorrentes no formato SaaS (Software as a Service).

Costa comentou, também, sobre como a análise de dados pode ajudar no crescimento do negócio e na retenção de clientes. Para isso, foi abordou desde o básico até o avançado em relação às métricas SaaS.

Ao longo do episódio é possível extrair um conteúdo rico sobre como tomar decisões estratégicas a partir de dados sólidos.

Nos ajude a descobrir como anda o mercado de assinaturas no Brasil, responda à pesquisa!


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies