Pagamentos invisíveis são uma maneira de melhorar a experiência de compra e uma tendência no mercado de modo geral. O nome pode soar estranho, mas é bem provável que você já tenha feito um, afinal, a modalidade está presente em serviços muito populares.
É esperado que haja cada vez mais cobranças desse tipo, já que tornar a compra agradável é essencial para o sucesso de um negócio. Quem diz é o relatório CX Trends 2022, da Opinion Box, mostra que 86% dos consumidores preferem marcas que oferecem uma boa experiência.
Então, se você quiser ficar por dentro dessa tendência, acompanhe este artigo. Vamos explicar o que são e como funcionam os pagamentos invisíveis e dar exemplos que você certamente já conhece.
Vamos lá?
O que são pagamentos invisíveis?
Pagamentos invisíveis são aqueles feitos de forma automática, em que o cliente não precisa realizar alguma ação. Por isso, o processo de pagar é praticamente imperceptível, embora o consumidor tenha consciência do valor que gastou. A modalidade é comum no e-commerce e em aplicativos, mas já começa a aparecer em estabelecimentos físicos também.
A ideia é evitar qualquer entrave ou barreira durante a compra. Afinal, atos como informar dados de cobrança, passar um cartão ou mesmo abrir a carteira para pegar o dinheiro podem causar uma certa interferência na experiência do consumo.
Muitas vezes, o cliente pode até mesmo desistir de uma compra neste “limbo” até executar o pagamento. Portanto, a modalidade “invisível” é capaz de proporcionar uma experiência mais prática e agradável, além de evitar desistências.
Como os pagamentos invisíveis funcionam?
Os pagamentos invisíveis funcionam a partir de um cadastro feito pelo cliente, que informa seus dados bancários e autoriza as cobranças. Isso pode ser feito na primeira compra ou no ato de uma assinatura, dependendo do formato e do produto ou serviço comercializado.
A plataforma armazena as informações para usar nas cobranças, seja no ato de uma segunda compra ou no pagamento de uma mensalidade.
Já existem estabelecimentos em que o cadastro é feito para autorizar a cobrança automaticamente quando o cliente passa por um determinado local, e um dispositivo detecta sua presença e os produtos ou serviços adquiridos.
São exemplos bem avançados, que vamos mostrar ainda neste artigo. Mas primeiro, vamos responder a uma pergunta que você deve estar fazendo.
Pagamentos invisíveis são seguros?
As melhores plataformas de pagamento são capazes de garantir a segurança dos dados bancários dos clientes por meio da tokenização. Este processo criptografa dados sigilosos, como um número de cartão de crédito e seu respectivo código de segurança, para que eles não possam ser usados fora do sistema.
Assim, mesmo que algum hacker driblasse a segurança da plataforma e acessasse os dados, ele só teria acesso a uma série de caracteres aleatórios. Além disso, tecnologias como inteligência artificial e machine learning garantem um uso seguro dos dados financeiros do consumidor.
Exemplos de pagamentos invisíveis
Como dissemos no começo deste texto, é altamente provável que você já tenha feito um pagamento invisível. Descubra conferindo os exemplos de aplicação desta tecnologia abaixo.
Aplicativos de transporte
Esse é um dos melhores exemplos, pois é difícil encontrarmos alguém que nunca tenha usado o serviço. Quando alguém se cadastra em uma plataforma do tipo, há a opção de informar os dados de cartão de crédito para a realização de cobrança automática por cada corrida.
Esse exemplo também mostra o quanto o pagamento invisível é vantajoso, afinal, a experiência de ter que contar as moedas no meio do trânsito quando o motorista não tem troco não é nem um pouco agradável.
Compra com um clique
O nome é traduzido do inglês: one-click-buy. Esta aplicação é destinada a lojas online, sendo um dos formatos mais simples de pagamento invisível.
Nela, basta cadastrar seus dados no site e autorizar o armazenamento, o que pode ser feito na primeira compra. Depois que a etapa é concluída, todas as compras feitas naquele site podem ser pagas com apenas um clique.
Tags veiculares
Esta aplicação é destinada a pedágios, estacionamentos e drive-thrus. Nela, o motorista só precisa colar um adesivo – a chamada tag – no vidro dianteiro do carro.
Esta tag é lida por um leitor que pode ser posicionado em uma cancela de pedágio ou uma entrada de estacionamento. Com a autorização já cadastrada, a simples passagem pelo local já é suficiente para registrar o pagamento.
Apenas saia andando
Esta é uma tradução livre de “Just Walk Out”, o sistema implementado pela Amazon que promete revolucionar os supermercados. A gigante de Jeff Bezos criou lojas autônomas chamadas Amazon Go, onde não há caixas para o pagamento: basta sair do estabelecimento com as compras e um avançado sistema de sensores identifica os produtos comprados e faz a cobrança.
É um passo além dos terminais de autoatendimento que já vemos em supermercados brasileiros, mas que já mais de uma década já são utilizados na Europa.
Pague sorrindo?
Em maio de 2022, a fintech brasileira PayFace implementou um checkout com pagamento via reconhecimento facial (biometria) em algumas lojas da rede supermercadista St Marche. O projeto começou como um piloto em algumas unidades na cidade de São Paulo, em uma parceria que envolveu também a Mastercard.
Assinaturas
Serviços de assinatura também fazem um bom uso da ideia do pagamento invisível. Plataformas de streaming, SaaS (Software as a Service) e clubes de assinaturas têm recebido pagamentos diretamente no cartão de crédito.
Além de tornar a vida do cliente mais fácil, esta prática evita que o momento da cobrança atrapalhe a experiência do consumidor.
Pagamentos invisíveis no e-commerce
A compra com um clique é uma tendência cada vez maior no e-commerce. Essa necessidade surgiu para evitar o abandono do carrinho, ou seja, a desistência de uma compra nas etapas finais da jornada. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Opinion Box, 78% dos consumidores têm esse hábito de inserir itens no carrinho e não finalizar a transação.
Quem pode ser um importante aliado dos e-commerces no momento da implantação de pagamentos invisíveis é o gateway de pagamento, que realiza todo o processamento da cobrança no momento do checkout de uma compra e acelera a jornada para quem compra.
Um bom gateway pode possibilitar o pagamento invisível a partir da segunda compra. Além disso, a oferta de meios de pagamento ágeis também pode ser mais interessante que o próprio cartão de crédito para muitos usuários.
Formas de pagamento rápidas, como Pix e carteiras digitais, podem proporcionar uma experiência ainda melhor que a compra com um clique, uma vez que nem todos os clientes estão dispostos a preencher um formulário com dados cartão (ainda mais se o plástico não estiver por perto no momento da transação).
Pagamentos invisíveis e a recorrência
Assim como o e-commerce, o mercado de assinaturas também têm explorado a ideia dos pagamentos invisíveis. Pense no conforto de poder assistir a uma série por streaming quando quiser sabendo que o pagamento é feito mensalmente, sem que uma ação precise ser realizada: essa é a ideia básica do funcionamento da economia de recorrência.
Neste modelo de relações comerciais, o consumidor mantém um pagamento contínuo para usar um serviço. O pagamento invisível é um elemento fundamental para esse sucesso, e o comportamento do público vem acompanhando essa tendência.
Segundo a Pesquisa Vindi sobre o Mercado de Assinaturas, enquanto menos de 1% dos entrevistados assinam apenas um serviço, mais da metade paga com recorrência por seis a 10 serviços (sem contar os 25% com ainda mais assinaturas).
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