As fintechs estão revolucionando o mercado financeiro. Você, provavelmente, já deve ter visto esse termo em livros, notícias, no trabalho e entre os amigos. Mas, afinal, você sabe o que é uma fintech? 

Fintech é a junção das palavras “financial” e “technology”. Em português, significam “financeiro” e “tecnologia”. Com o intuito de inovar o segmento financeiro, são jovens empresas que desejam fazer a diferença nesse meio (e fazem mesmo, viu?)

Acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro do incrível mundo das fintechs! 

Segundo o Radar Fintechlab (junho de 2019), as fintechs cresceram, no Brasil, de 453 para 604, com um aumento de 33% em comparação a pesquisa anterior. Mas, pelo andar das coisas, esse número vai crescer muito ainda! 

O que é fintech?

São novas empresas, as chamadas startups, que tem por objetivo “começar de novo” com algo revolucionário. Porém o ramo é bem específico: financeiro. 

Quais são os diferenciais de uma fintech?

Com redução de custos, formas facilitadas de transações e taxas mais competitivas, as fintechs são muito procuradas pelos seus diferentes serviços e produtos. Elas possuem atuação digital e são conhecidas por terem menos burocracia que os bancos tradicionais. 

O que elas oferecem?

As fintechs oferecem serviços que já existem nos tradicionais bancos e instituições financeiras. Porém, a agilidade de resolução de problemas e transações é muito maior. A palavra “burocracia”, aqui não tem vez! 

Exemplos de fintechs no Brasil

Muitas fintechs de sucesso estão surgindo nos últimos anos no país, separamos alguns exemplos para você: Nubank, Bidu, GuiaBolso, PicPay, QuintoAndar, Neon, Vindi e muitas outras. Agora, vou falar um pouquinho sobre cada uma. Assim, você pode notar como os serviços ofertados são bem diferenciados de uma fintech para outra. 

Nubank

A maior fintech do Brasil é o Nubank. Conhecida pelo queridinho cartão roxo, a startup cresceu muito pelos seus serviços inovadores e sem taxas de anuidade.

Bidu

A Bidu é uma corretora de seguros e crédito. Assim, é possível que o cliente realize cotação online com as principais seguradoras do país simultaneamente. É uma fintech pensada para você encontrar o melhor seguro para o seu carro, casa, celular e muito mais de forma simples e agilizada.  

GuiaBolso

O GuiaBolso é um aplicativo feito para facilitar a vida financeira dos usuários. Quem nunca se perdeu no meio do mês por gastar mais do que deveria? (Escrevi e saí correndo!) Por isso, no aplicativo, é possível controlar todo o orçamento através de uma interface simples e intuitiva para facilitar a navegação e ter uma boa experiência de uso. 

PicPay

O PicPay é um aplicativo que realiza pagamentos de modo simples, rápido e seguro. Por isso, facilita a vida dos usuários, pois não há a necessidade de usar dinheiro em espécie e nem de maquininha para pagar contas, enviar e receber dinheiro. Ou seja, tudo é feito pelo celular. 

QuintoAndar

Procurando imóvel para alugar? No QuintoAndar, você encontra o seu imóvel ideal sem a necessidade de fiador. Além disso, é possível agendar visitas online, fechar negócio diretamente com o proprietário e assinar um contrato digital. Tudo muito simples e seguro! 

Neon

A Neon é uma conta 100% digital. Ou seja, diferente dos tradicionais bancos, não é preciso ir até o espaço físico para contratar ou realizar transações. A conta tem cartão de crédito sem anuidade e não paga nada por transferências, boletos de depósito e outros serviços no aplicativo. 

Vindi 

A Vindi é uma fintech fundada em 2013, que oferece uma plataforma completa para receber e gerenciar pagamentos. Com isso, na ferramenta, é possível fazer a gestão de todos os seus clientes, vender, cobrar e enviar faturas. Ou seja, você escolhe o modo como quer receber e quando, de forma automatizada. 

Bônus 

Fique aqui com a gente! Aliás, confira muitos outros conteúdos incríveis como este. Conheça as fintechs que substituem o serviço bancário e muito mais.