Para que a sua empresa tenha um bom controle de notas fiscais, são necessários alguns passos fundamentais, e que podem fazer muita diferença para o processo de pagamentos.

Dessa forma, se você quer um processo mais fácil e assertivo para controlar as notas fiscais das suas vendas, continue lendo este artigo!

6 segredos para um bom controle de notas fiscais

Em primeiro lugar, organização e planejamento são indispensáveis para quem sabe que pode ter um melhor controle de notas fiscais.

Além disso, eliminar burocracias desnecessárias e que só tomam mais tempo e alongam um processo que deve ser automatizado é um trunfo para o empreendedor.

Portanto, se até hoje você fazia todo o gerenciamento e controle de notas fiscais do seu negócio manualmente, guarde essas dicas e coloque em prática o que falaremos a seguir:

1. Armazene suas notas fiscais na nuvem

Os serviços de Cloud Computing vieram para ficar e para trazer mais autonomia e praticidade para o dia a dia de uma empresa.

Com um armazenamento na nuvem, você pode arquivar todas as suas NF’s, categorizá-las e acessar a partir de qualquer dispositivo. Basta ter uma conexão! 

Chega de servidores físicos, lentos e que prometem uma segurança maior. Na prática, existem nuvens privadas tão seguras quanto!

2. Trabalhe com um fluxo de trabalho funcional

Nem sempre quantidade de colaboradores é sinônimo de qualidade no processo, e isso fica mais claro quando mostramos a eficiência do billing da Vindi, por exemplo.

No entanto, o workflow é essencial para que cada parte do controle de uma nota fiscal funcione adequadamente e com um SLA efetivo.

Portanto, revisite cada etapa se for necessário, e não tenha medo das mudanças. Ajustes são importantes para a organização como um todo, e quando o assunto é pagamento, é ainda mais indispensável!

3. Treine seu time com frequência

Treinamento é fundamental, não só para colocar todos na mesma página, como também para atualizar a sua equipe sobre os processos de controle financeiro.

Dessa forma, lembre-se de que conhecimento nunca é demais, e seus colaboradores precisam entender sobre legislação e os softwares utilizados.

4. Otimize os prazos de pagamento

Quando você determina que os prazos de pagamento de notas fiscais sejam em um dia específico, como por exemplo o primeiro dia útil do mês, é muito mais fácil gerenciar as entradas.

Além disso, também é possível ter uma régua de cobrança mais eficiente, já que ela não precisa ser personalizada para cada cliente ou fornecedor.

Por isso, se você tiver essa possibilidade dentro do seu negócio e do seu segmento, aposte na padronização!

5. Verifique a autenticidade das notas

Por melhor que seja o seu relacionamento com fornecedores e clientes, é necessário conferir se as notas fiscais são autênticas e verdadeiras.

Isso vai te dar muito mais segurança e confiança dentro da empresa, além de reduzir os impactos com possíveis fraudes.

6. Tenha uma plataforma de pagamentos + integração NF

Por último, temos o segredo que vai te dar toda a tranquilidade, segurança e transparência para que você nunca mais precise se preocupar com o controle de notas fiscais.

Uma plataforma de gestão de pagamentos!

Aqui na Vindi, nós nos preocupamos com a sua saúde financeira e com a sua praticidade no dia a dia. 

Somos especialistas no mercado de pagamentos, e sabemos como internalizar o billing pode te fazer perder tempo e dinheiro.

Além disso, nossa solução permite que você faça a integração completa e consiga gerenciar as notas fiscais do seu negócio.

Com a solução da Vindi, você tem visibilidade completa de todos os seus recebíveis, das suas entradas e saídas, vendas e muito mais!

Portanto, se você gostou deste artigo sobre controle de notas fiscais, solicite uma demonstração da nossa plataforma agora mesmo.

Você vai se surpreender com todos os benefícios que podemos oferecer para a sua empresa!

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies