O avanço da tecnologia traz mudanças em setores tradicionais, como o mercado das seguradoras, proporcionando inovações que descomplicam a vida de empresas e consumidores. Com tecnologia de ponta e serviços cada vez mais qualificados, empresas denominadas insurtech e fintech estão na liderança e revolucionando o mercado por meio de agilidade na contratação e pagamentos recorrentes que, facilitam a vida do consumidor e das empresas.

A junção desses dois modelos, trazem facilidades tanto para ambos, alguns desses benefícios são:

  • Praticidade
  • Economia
  • Transparência

Para um bom entendimento, vamos explicar melhor como cada um desses modelos atuam em seus setores.

Insurtech: Adeus às burocracias na contratação de seguros

O termo insurtech surgiu da junção de duas palavras: Seguro + tecnologia = Insurance + Technology no inglês, na prática essas empresas utilizam os meios tecnológicos em suas aplicações, tendo como objetivo, automatizar operações para facilitar os processos, uma vez que a demanda de associados cada vez mais tem migrado para o lado digital.

Anteriormente, para realizar a contratação de um seguro pela seguradora, era necessário passar por uma série de processos burocráticos como:

  • Cotação,
  • Preenchimento de formulário,
  • Análise e aprovação das corretoras de seguros, etc.

Todo esse processo gerava burocracias que dificultavam o entendimento por parte de quem queria contratar.

As insurtechs, no entanto, mudou este contexto, pois a contratação e aprovação de qualquer tipo de seguro pode ser realizada de forma simples, prática e acessível.

Como exemplo, temos a Amar Assist, empresa 100% digital, especializada em serviços funerários que, trouxe inovações para o setor que, outrora era visto como tabu.

Por meios tecnológicos, a insurtech vem facilitando a vida de milhares de pessoas através do Plano Funerário Familiar.

Todo o processo desde a contratação até o acionamento é feito de forma online com procedimentos simples, trazendo para às famílias uma honrosa despedida quando ocorre a perda de um ente querido.

Por meio de uma plataforma tecnológica, cada associado consegue acompanhar em tempo real o status do seu contrato, bem como sinistros, irregularidades e informações pessoais, podendo alterar dados ou contatar a empresa por meio do site a qualquer momento que for preciso.

A Amar Assist utiliza o modelo de recorrência para cobranças automatizadas, tanto para cartão de crédito, como para boleto digital. Por meio da plataforma Vindi, a empresa facilita a vida de milhares de clientes em todo Brasil.

Fintech: As vantagens da recorrência de pagamento

O termo Fintech surgiu da junção de duas palavras: Financeiro + Technology (Tecnologia), e tem por objetivo reconstruir a área de serviços financeiros por meio de processos que fazem uso da tecnologia para facilidades, como:

  • Cobranças automatizadas
  • Otimização do tempo
  • Redução de gastos

As fintechs proporcionam aos usuários uma forma de captação automatizada, um deles é o pagamento recorrente, após a contratação de um plano ou seguro, o cliente preenche o checkout e está pronto para utilizar os serviços.

Além de facilitar para o consumidor que não precisará se deslocar até o fornecedor para emissão de boleto, as fintechs facilitam a vida das empresas que, não precisam perder tempo fazendo emissão de boletos manuais.

Por meio do pagamento recorrente, as cobranças são automatizadas permitindo pagamento por meio de cartão de crédito ou boleto digital.

Outra vantagem é que o pagamento recorrente via cartão de crédito, não compromete o limite do usuário.

Crescimento rentável para consumidor e empresa

Especialistas veem nos termos, a possibilidade de uma intensificação em matéria de atendimento e ofertas aos clientes, fazendo uma entrega de produtos cada vez mais únicos e especializados.

Empresas do ramo de seguros e empresas financeiras, estão cada vez mais abertas para parcerias que, são vistas como uma garantia no crescimento de ambos os negócios, tornando o processo cada vez mais rápido e eficiente.

A evolução das Insurtechs

Ao decorrer de anos, a indústria de seguros permaneceu intacta, o fato de oferecerem produtos que são de extrema necessidade das pessoas, fez com que as seguradoras não dessem tanta atenção aos fatos tecnológicos, entretanto, esse cenário mudou com a chegada da tecnologia.

Desde o seu surgimento, as insurtechs e fintechs, despertaram a curiosidade por parte dos consumidores afinal, elas vêm trazendo:

  • Possibilidade de contratação e benefícios imediatos
  • Pagamento recorrente sem comprometer o limite
  • Contratação 100% online, não havendo necessidade de sair de casa
  • Não é necessário a leitura de contratos gigantescos e de difícil compreensão

Esses são apenas alguns dos fatores de evolução.

Beneficiados pelas insurtechs e Fintechs

Com todas essas vantagens e a descomplicação para contratar um seguro e realizar pagamentos, não se torna difícil responder à pergunta: afinal, quem tem sido os maiores beneficiados com a chegada desta tecnologia?

Consumidores

São os principais a serem beneficiados por não terem mais que passar horas ou dias em uma negociação com as seguradoras tradicionais para a contratação de uma apólice, nem precisam se preocupar em ter que se deslocar ao banco para realizar pagamentos.

Seguradoras

As empresas do ramo de seguros têm visto nas insurtechs e fintechs, uma oportunidade para reduzir custos e melhorar seus processos de atendimento e pagamento no que diz respeito ao consumidor, com isso, tem sido frequente a procura de parceria por parte dessas empresas.

Investidores

A evolução tem despertado o interesse de investidores que enxergam nesses métodos ótimas oportunidade para ganhos a curto e longo prazo.

Mercado e economia

Com o crescimento no número de consumo, é frequente a entrada de novas startups, tornando o mercado cada vez mais inovador e tecnológico, o que acaba gerando um crescimento na economia do país.

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