A gestão de crédito compreende os procedimentos necessários para empresas que trabalham com operações financeiras como empréstimos, financiamentos e até parcelamentos.
Somente a partir desses processos, é possível garantir que a oferta de crédito vai render resultados positivos para o seu negócio.
Afinal, emprestar dinheiro exige bastante cuidado em razão da possibilidade de inadimplência e pelos impactos desse problema no caixa do negócio.
Sem uma análise detalhada dos riscos de cada operação, a empresa corre o risco de sofrer prejuízos devido a más decisões.
Por outro lado, quando esse processo é bem feito, as chances de lucrar com ofertas de crédito crescem.
Para entender melhor essa relação, confira neste texto o que é gestão de crédito, a finalidade e o funcionamento dessa atividade, além de dicas para realizar da melhor maneira possível.
O que é gestão de crédito?
Gestão de crédito é um conjunto de práticas implementadas por organizações como empresas e instituições financeiras para analisar o risco de não receberem pagamentos devidos pelos seus clientes.
Essas tarefas devem ser implementadas antes da oferta de qualquer tipo de operação de crédito.
Dependendo do seu modelo de negócio, é importante conhecer bem essa definição para poder trabalhar com vendas parceladas, empréstimos e financiamentos, entre outras operações financeiras.
Como eles geram o risco de inadimplência, a ausência de processos pode causar prejuízo caso muitos clientes não paguem em dia.
Entre outras ações, se faz necessário avaliar o perfil do cliente, o tempo necessário para que o crédito seja concedido e a própria capacidade da empresa em suportar atrasos de pagamentos.
Enfim, todas as atividades necessárias para trabalhar com operações financeiras fazem parte da gestão de crédito.
Para que serve a gestão de crédito?
A gestão de crédito serve para preparar uma organização para realizar operações financeiras e ter resultados positivos, evitando prejuízos com transações de alto risco.
Portanto, é uma maneira de preservar a saúde e a eficiência financeira do negócio.
Esse processo é realizado em diferentes etapas, sendo que cada uma tem sua própria finalidade.
O primeiro fator é verificar a capacidade de pagamento do cliente, a partir de uma análise detalhada de seu comportamento e poder aquisitivo.
Essas estratégias também servem para avaliar se a própria empresa pode lidar com casos de inadimplência sem comprometer o seu fluxo de caixa.
A gestão de crédito também tem a finalidade de definir quais serão as medidas tomadas em casos de atrasos nos pagamentos.
Assim, é possível padronizar as cobranças.
Continue a leitura para entender por que essas técnicas são indispensáveis para quem oferece crédito.
Qual a importância da gestão de crédito nas empresas?
A gestão de crédito é importante para tornar a atividade de emprestar valores mais eficiente para a organização, seja ela uma empresa, um banco ou qualquer outro tipo de instituição.
Sem esses processos, a inadimplência pode pesar no fluxo de caixa.
É preciso implementar processos para mitigar os riscos de cada concessão e o impacto de eventuais problemas nas finanças do negócio.
Além disso, o próprio consumidor também precisa de uma alternativa rápida e segura para liquidar seus débitos.
Uma boa gestão de crédito também é importante para a experiência do cliente, que passa por processos bem definidos para conseguir a aprovação.
Nesses casos, há uma tendência maior de que o cliente volte a fazer negócios com a instituição, o que contribui com sua fidelização.
Também a gestão de crédito contribui com a competitividade do negócio, que consegue apresentar melhores condições de pagamento aos consumidores.
Por fim, as práticas de análise e monitoramento também ajudam na prevenção de fraudes, a partir da detecção de comportamentos suspeitos.
Conheça no próximo tópico o funcionamento desses procedimentos.
Como funciona a gestão de crédito?
A gestão de crédito se divide entre várias práticas adotadas antes de cada concessão e também durante as operações financeiras.
As empresas mais preparadas contam com processos automatizados de coleta e análise de dados.
Desde o momento em que o cliente faz a solicitação do crédito, esses processos já começam a avaliar o risco financeiro que a operação representa para a empresa.
O ideal nesses casos é contar com um sistema capaz de comparar um grande volume de dados para calcular a probabilidade de inadimplência.
Para testar a capacidade da empresa em lidar com esse tipo de problema, é realizada também uma análise de liquidez.
Esse processo serve para medir a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, as possibilidades de que ela consiga cumprir com as obrigações financeiras em um curto prazo.
Além disso, a partir do momento em que o empréstimo é contratado, o monitoramento constante também faz parte da gestão de crédito.
Assim, é possível se preparar para situações mais delicadas que podem acontecer ao longo do relacionamento com os clientes.
Como fazer uma gestão de crédito eficaz?
Como lembramos antes, a gestão de crédito se divide em vários processos.
O foco vai para a análise do retorno financeiro e dos riscos relacionados às operações.
Confira agora as principais etapas que fazem parte desse conceito.
1. Defina uma política de crédito
A política de crédito é o conjunto de critérios criados para determinar os requisitos que cada cliente precisa cumprir para que uma transação possa ser realizada.
Por isso, este é o primeiro passo da gestão de crédito.
Essa política precisa ser planejada de acordo com as necessidades da própria organização e as possibilidades do público-alvo das ofertas de crédito.
A partir dela, é possível padronizar os critérios para a aprovação das operações, evitando situações arriscadas, o que ajuda a manter a inadimplência no nível mais baixo possível.
2. Avalie a liquidez da empresa
Ainda que o objetivo seja reduzir a inadimplência, a empresa precisa estar preparada para lidar com um determinado número de atrasos nos pagamentos.
Por isso, é preciso analisar a liquidez da empresa a partir da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.
Entenda melhor esses dois conceitos:
- Ativo circulante: os direitos de curto prazo da empresa, como dinheiro em caixa e itens estocados
- Passivo circulante: todos os valores que a empresa precisa arcar, como contas mensais, pagamentos de fornecedores e salários de colaboradores.
A realização desse cálculo serve para medir a capacidade do negócio de manter seu capital de giro em circulação e cumprir suas obrigações de curto prazo.
Assim, os gestores saberão se é possível manter as operações mesmo se uma boa parte da clientela não pagar suas prestações em dia.
3. Implemente a análise de risco
Análise de risco é um dos principais processos da gestão de crédito.
Esse processo é realizado para identificar se algum imprevisto pode impactar no objetivo do negócio.
No caso da concessão de crédito, é preciso avaliar várias informações do cliente que indiquem se há chance de inadimplência.
Entre elas, estão a renda, a existência de outras dívidas, os históricos de crédito e de emprego.
Um ponto essencial é analisar se o cliente tem seu nome inscrito em algum birô de crédito, o que indica um risco alto de inadimplência.
Conceder crédito a um consumidor negativado é altamente arriscado.
4. Faça uma gestão de carteira
A gestão de carteira é o acompanhamento de todos os ativos financeiros, que pode ser realizada por diversos tipos de investidores.
No contexto da gestão de crédito, significa monitorar constantemente cada empréstimo concedido.
O foco é se antecipar a qualquer sinal de risco, o que inclui:
- Atrasos em pagamentos de parcelas
- Atrasos em outras contas
- Alterações no histórico de crédito
- Envolvimentos em disputas judiciais
- Perda de capacidade financeira.
A empresa pode usar ferramentas como softwares de gestão financeira e ERPs para monitorar esses sinais.
5. Mantenha a comunicação aberta
Se comunicar com os clientes também é uma forma de combater a inadimplência.
Envie lembretes e notificações com regularidade para evitar atrasos nos pagamentos por esquecimento.
Além disso, deixe claro que o canal está aberto para os consumidores que precisam realizar alguma negociação para não deixar de pagar as parcelas.
Todas essas práticas podem ser implementadas por empresas de qualquer ramo que realizem operações de crédito.
Confira no próximo tópico como é possível oferecer crédito para os consumidores do seu negócio, seja qual for sua atividade-fim.
Plataforma de crédito que se adapta ao seu negócio
Vimos neste texto que a gestão de crédito é uma ferramenta necessária para toda empresa ou instituição que ofereça serviços como empréstimos, financiamentos e vendas a prazo ao cliente final.
A boa notícia é que, atualmente, qualquer tipo de negócio pode contar com esse tipo de serviço por meio do conceito de embedded finance.
Em outras palavras, significa a contratação de um sistema próprio para realizar esse tipo de serviço em nome de outra empresa.
A Vindi oferece uma plataforma de crédito sob medida para o seu negócio, assim você pode criar o seu próprio negócio para oferecer crédito e empréstimos aos seus clientes.
Nossa plataforma fim-a-fim realiza todos os processos necessários para começar a ofertar crédito do zero.
Para negócios que já têm uma estrutura própria, temos também módulos que se adaptam a necessidades específicas:
- Módulo 1: para implementar a pré-qualificação de crédito
- Módulo 2: para realizar o atendimento aos clientes ao longo da jornada
- Módulo 3: para realizar o middleware de integração, conectando as ferramentas usadas nos processos.
Com essas soluções, sua empresa pode simplificar sua gestão de crédito e atender a uma demanda maior sem precisar fazer grandes alterações em seu sistema.
Veja como as soluções para crédito da Vindi podem atender às suas necessidades!