Oferecer desconto no Pix pode ser uma forma de atrair mais clientes e melhorar os resultados do seu negócio.

Afinal, o Pix chegou há pouco tempo e já é a forma de pagamento mais usada no Brasil.

Em 2022, o método de transferências instantâneas movimentou R$ 10,9 trilhões em mais de 24 bilhões de transações, segundo uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Além disso, as estatísticas do Banco Central apontam que há mais de 150 milhões de usuários do Pix, entre pessoas físicas e jurídicas.

A cada mês, mais de R$ 1 trilhão é movimentado pelo sistema.

Por isso, dar desconto no Pix é uma forma importante de chamar a atenção dos consumidores, já que a maioria usa esse tipo de pagamento.

Porém, esses descontos precisam ser bem planejados, para evitar que sua margem de lucro seja prejudicada.

Essa parte pode ser desafiadora, principalmente na hora de comparar os preços com os cobrados por outros métodos.

Além disso, se você não observar o que a legislação diz sobre o assunto, pode se complicar.

Com um bom planejamento das suas ações, é possível impulsionar suas vendas a partir dessas ofertas.

Para isso, leia o nosso artigo até o final e entenda tudo o que você precisa para começar a dar desconto no Pix!

É possível oferecer desconto no Pix?

Oferecer desconto no Pix pode ser uma forma atrativa de estimular os consumidores a utilizarem o método.

Sim, um comerciante pode oferecer um desconto para os consumidores que decidirem pagar por Pix.

A garantia é dada pela Lei 13.455/2017, que autoriza a cobrança de preços diferenciados em estabelecimentos comerciais de acordo com o prazo e a forma de pagamento escolhidos.

Porém, a lei acrescenta que só é possível essa diferenciação nas cobranças se o consumidor for bem informado sobre isso antes da cobrança.

Lojas físicas podem fixar cartazes com esse aviso, enquanto no e-commerce é preciso deixar evidente a informação sobre os preços no anúncio do produto.

Lembre-se que é sempre melhor oferecer desconto no Pix – ou na forma que o lojista preferir – do que cobrar uma taxa pelo uso de outra forma de pagamento, como o cartão de crédito.

Se você ainda tem dúvidas se essa diferenciação nos valores cobrados vale a pena, siga a leitura.

Por que dar desconto no Pix?

Dar desconto no Pix pode ajudar uma empresa focada em vendas de várias formas.

Veja agora alguns benefícios dessa prática.

Redução de custos

Ainda que não seja gratuito para pessoas jurídicas, o Pix tem taxas bem vantajosas em relação a outras formas de pagamento.

Para você ter uma ideia, o cartão de débito representa um custo três vezes maior que o método de transferências instantâneas para estabelecimentos comerciais, segundo dados do Banco Central citados pelo Valor Econômico.

Repasse das taxas de outros meios

Como os outros meios de pagamento têm taxas mais caras, pode parecer uma boa ideia cobrar um valor maior quando eles forem usados.

Porém, aumentar o preço conforme a forma de pagamento pode causar resistência e rejeição no consumidor.

Por isso, o melhor a se fazer é precificar seus produtos já com o repasse dessas taxas ao consumidor.

Assim, você pode pode dar desconto no Pix, cobrando o valor mais adequado para cada método sem que o consumidor torça o nariz.

Fluxo de caixa

O uso do Pix representa mais pagamentos à vista, em um sistema dinâmico em que o comerciante é remunerado com rapidez.

Assim é mais fácil acompanhar o fluxo de caixa do negócio, pois a visão da entrada das receitas é mais imediata.

Popularidade

Como vimos na abertura deste artigo, os números deixam clara a massiva aceitação do Pix no país.

Portanto, a oferta é uma forma de pegar carona na popularidade, oferecendo um estímulo a mais para a compra por esse meio que conta com a preferência de boa parte da população.

Agilidade nas cobranças

Essa vantagem vale principalmente para estabelecimentos físicos com fila no caixa.

Esperar o cliente tirar o cartão da carteira, aproximar ou inserir na maquininha e digitar a senha, se for necessário, leva tempo.

Por outro lado, apontar o celular para o equipamento e confirmar o pagamento é mais rápido, o que dá mais agilidade ao estabelecimento.

Como dar desconto no Pix?

Para oferecer desconto no Pix sem causar prejuízos ao seu caixa, é preciso tomar alguns cuidados.

Para contar com todas essas vantagens, é preciso tomar alguns cuidados antes de dar desconto no Pix.

Veja algumas dicas que podem ajudar.

Conheça seus custos

Antes de pensar em dar os descontos, é preciso fazer uma precificação correta.

Leve em conta o preço de custo de cada item, seja para produção ou compra em atacado, e todos os demais gastos para o funcionamento do seu negócio.

Calcule o impacto de cada meio de pagamento

Tenha clara a diferença entre o custo de uma transação por Pix, cartão de crédito, cartão de débito e boleto (caso você use).

Isso é importante para que você defina um preço para repassar os custos dos meios convencionais e determinar qual desconto poderá dar para o cliente que pagar por Pix.

Divulgue bem o desconto

Destaque a oferta de desconto por Pix no site do seu negócio e em todo o material publicitário, como envios de e-mail, anúncios pagos e redes sociais.

Em lojas físicas, faça um cartaz bem grande e deixe visível para todos os visitantes.

Use uma plataforma de cobranças

Ao oferecer descontos apenas em um meio de pagamento, é importante usar uma plataforma que garanta uma cobrança eficiente e tranquila para o cliente.

Conheça as vantagens do Pix Vindi

A cobrança pelo Pix é uma necessidade para qualquer tipo de comércio, mas deve ser feita com profissionalismo.

Por isso, nada de ficar repassando chaves para que o consumidor pague manualmente como se estivesse transferindo dinheiro a um conhecido.

O ideal é fazer a cobrança pelo QR Code dinâmico, para que o consumidor só tenha o trabalho de capturar o código e confirmar o pagamento.

O Pix da Vindi permite a configuração com a possibilidade de escolher quando o código vai expirar.

E se você vende na recorrência, pode usar nossa plataforma para automatizar o envio do QR Code ao cliente todo mês para o pagamento da assinatura.

Assim, você não precisa se preocupar em fazer a cobrança, poupando tempo e ganhando produtividade.

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