Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

Atualmente, a Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória para contribuintes do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) em substituição às Notas Fiscais pertencentes aos modelos 1 e 1-A . Em breve, a NF-e será obrigatória em todas as empresas, além disso, os interessados poderão aderir facultativamente ao programa.

Se você quer aderir ao uso da NF-e mas não sabe ao certo por onde começar, elaboramos um passo a passo que vai esclarecer em detalhes como emitir Notas Fiscais através de um sistema online.

Passo a passo para emitir Nota Fiscal por um sistema on-line

1. Adquirindo um certificado digital

Assim como todo documento fiscal deve ter validade jurídica, a nota fiscal eletrônica não fica atrás. Mas como é dada a autenticidade para um documento cuja existência é eletrônica? O que ocorre é a utilização de uma “Assinatura Digital”, que vai gerar um código através de uma chave privada, de modo que quem receber a mensagem poderá confirmar se realmente o remetente se trata do emissor da nota fiscal.

Veja a diferença entre Certificados A1 e A3 – leia mais.

Mas a Assinatura Digital só será possível se a empresa tiver um documento especial que vai gerá-la, no caso o “Certificado Digital”, que é obtido por uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira  (ICP). Os mais comuns são o e-CNPJ e o e-CPF. No caso de Certificado Digital para emitir notas fiscais por meio de um sistema online, você tem as opções de adquirir o certificado e-CNPJ e o certificado NF-e. As duas opções diferem no utilizador. No primeiro caso, apenas o dono ou representante legal poderá utilizar. Já no segundo caso, funcionários estarão autorizados, assim como o representante legal.

2. Credenciamento na Secretaria de Estado da Fazenda

Após obter o Certificado Digital, o próximo passo é se credenciar na Secretaria de Estado da Fazenda onde a empresa está localizada. O credenciamento poderá ser feito via internet, mas é preciso ficar atento, já que cada estado possui regras específicas no que diz respeito à homologação do aplicativo emissor de nota fiscal eletrônica. A princípio, você poderá trabalhar com a opção “Em homologação”, que funciona como um ambiente de teste, onde será possível conhecer as funcionalidades, processo de emitir, cancelar e inutilizar as notas fiscais eletrônicas. Após receber o devido treinamento, basta mudar a opção de credenciamento para “Em produção”.  Vale destacar que, apesar de ser um procedimento simples, é recomendado que haja o acompanhamento de um profissional da área, nesse caso, um contador, que poderá auxiliar na legislação local.

3. Instalando um software emissor da NF-e?

Agora que você já tem em mãos o Certificado Digital e credenciamento na Secretaria e Estado de Estado da Fazenda, é preciso providenciar o software que será utilizado para emitir as notas fiscais. Alguns Estados disponibilizam o programa gratuitamente para download no site da secretaria de fazenda, mas, em muitos casos, eles tornam-se ineficazes para um volume expressivo de notas fiscais que precisam ser emitidas, o que muitas vezes gera retrabalho, por terem que ser digitadas novamente no sistema de faturamento. E é pensando em você que a Vindi leva ao mercado o melhor da tecnologia com a Integração Nota Fiscal Eletrônica NFE.io. O sonho de ter tudo num só lugar passa a se tornar realidade: vender, emitir boleto, conciliar a cobrança bancária e ainda enviar automaticamente a nota fiscal. Achou que era uma brincadeira? Não, tudo pode ser realizado na plataforma da Vindi que possui integrações com softwares de notas fiscais, ERP’s, módulos de pagamento como Magento e WordPress e CRM’s de gestão.

Analise o infográfico abaixo e veja como um software de Notas Fiscais otimizou o processo de emissão e o ganho de tempo e produtividade em relação ao processo manual.

vindi nfe

Melhor sistema de emissão de notas fiscais.

Diversos softwares possuem a emissão de notas online. Porém sempre recomendamos ter a certeza que seu sistema faz a gestão de fato, dessa parte tão delicada.

A integração que Vindi possui com diversos sistemas, permite o melhor funcionamento do negócio fiscal. O sistema de funcionamento é simples:  empresas de serviços podem emitir automaticamente as notas fiscais através de um simples e transparente fluxo de cobrança recorrente (tudo através da plataforma Vindi). Todo o processo é revertido na economia de tempo e no ganho de produtividade de equipes de TI e finanças.

Você pode inclusive configurar a emissão da nota fiscal, da melhor maneira possível:

  1. Na emissão da fatura;
  2. Após a confirmação de pagamento da fatura ou;
  3. Manualmente.

Essas três opções podem ser feitas de forma simples.

A Vindi possui a integração com dois sistemas de notas fiscais, que facilitam o dia a dia de milhares de empresários:

  1. FastNotas– sistema de emissão de notas fiscais de serviço;
  2. Nfe.ioSaaS de notas fiscais de serviço e;
  3. Bling – ERP que atende e-commerce e empresas de serviço.

Você escolhe como quer fazer!

economia da recorrencia

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de emissão de notas fiscais por um sistema on-line? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário nos campos abaixo!

Você vai gostar também

Quais problemas um emissor de nota fiscal pode res... As notas fiscais são importantes para garantir a transparência da coleta de impostos e dos registros de movimentações e trocas de bens e serviços das ...
Como emitir nota fiscal de serviço? Muitas pessoas acabam "achando" que a nota fiscal deve ser emitida apenas quando há a venda de um produto físico e não se dão conta de que a obrigação...
Emissão de notas fiscais de serviço para 1.000 mun... Agora a Vindi, através da integração com o Fast Notas, permite a emissão de notas fiscais de serviço com todas prefeituras que permitem integração via...
Integração – Fast Notas Um dos maiores desafios dos empreendedores e empresas é automatizar trabalhos manuais. Por isso, plataformas de emissão fiscal estão despontando para ...
Author

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.