O burn rate é uma das principais métricas em negócios que ainda não geram lucro, ou seja, nos quais as receitas não superam as despesas.

Esse indicador mostra se é possível manter o funcionamento da operação até garantir o ponto de equilíbrio financeiro, considerando o valor em caixa e os gastos mensais.

Empresas que desconsideram essa informação podem facilmente operar no vermelho por longos períodos, o que acontece se os valores das vendas não forem suficientes para suprir as despesas, por exemplo.

Outro problema está na possibilidade de afastar investidores, que podem desistir de realizar aportes caso não encontrem uma taxa aceitável.

Portanto, acompanhar a métrica burn rate é importante tanto para se antecipar a eventuais problemas financeiros quanto para captar recursos. 

Continue lendo para entender como calcular o burn rate, encontrar a taxa ideal e ajustar a gestão em direção ao equilíbrio financeiro.

O burn rate é essencial para negócios que ainda não geram lucro, pois indica a sustentabilidade da operação com base nos gastos mensais e no caixa disponível, além de ser um fator decisivo para atrair ou afastar investidores.

O que é burn rate?

O burn rate é uma métrica que mostra como uma empresa consome o capital disponível para cobrir despesas operacionais antes de gerar fluxo de caixa positivo. 

Assim, indica quanto tempo ela pode operar antes de esgotar seus recursos financeiros.

Em português, o termo significa “taxa de queima”, o que sugere a velocidade com que uma empresa “queima” dinheiro para poder operar. 

Por suas características, é muito comum vermos essa métrica sendo usada por empresas que estão começando suas operações, especialmente no setor de tecnologia e inovação, como as startups.

Como um negócio pode demorar a gerar lucro, o burn rate deve ser acompanhado constantemente.

Com ele, é possível analisar se — e por quanto tempo — a empresa consegue se manter.

Nesses casos, o burn rate dá uma noção de prazo até a empresa atingir o break even point.

Esse é o ponto de equilíbrio, a partir do qual o negócio “empata” receitas e despesas, deixando de operar no vermelho.

É, portanto, um indicador de sustentabilidade financeira. Ao ignorá-lo, uma empresa pode ter grandes dificuldades, inclusive correndo o risco de ir à falência.

Qual é a importância do burn rate?

Acompanhar o burn rate é necessário para que os gestores de uma empresa avaliem sua viabilidade, ou seja, se ela tem potencial para gerar lucro.

Essa etapa é necessária porque uma empresa em formação precisa ter suas despesas monitoradas.

Afinal, ainda é incerto se ela terá bons resultados ou não.

É normal que os gastos de uma empresa sejam altos no início do seu funcionamento, pois é preciso estruturar primeiro o negócio para que depois ele comece a gerar resultados.

Isso tudo é previsto no plano de negócios, mas nem sempre a prática confirma a teoria.

Sem o devido acompanhamento, as despesas podem sair do controle e comprometer a lucratividade.

Como lembramos antes, investidores também costumam observar o burn rate antes de decidir se vão adquirir uma participação da empresa.

Eles buscam saber como o fluxo de caixa é controlado, como o dinheiro é aplicado e gerenciado e se há necessidade de financiamento entre os aportes.

Por isso, é importante fornecer uma visão clara da situação para captar verba.

Quais os dois tipos de burn rate? Gross burn rate vs Net burn rate

A taxa burn rate pode ser classificada em dois tipos, considerando os gastos de forma isolada ou em relação aos ganhos.

Conheça melhor cada um deles.

Gross burn rate

É o burn rate bruto — ou seja, a soma de todas as despesas da empresa em um determinado período.

Portanto, essa taxa não considera a comparação com a receita obtida.

Essa métrica é usada para analisar por quanto tempo a empresa tem capacidade de operar mesmo se não houver fontes de receita.

Mesmo empresas já estabelecidas no mercado utilizam a métrica para analisar se podem ficar abertas caso tenham seu faturamento comprometido. 

Net burn rate

É o burn rate líquido — ou seja, o total de despesas em comparação com o de receitas no período.

Portanto, ele mostra o quanto a empresa efetivamente perde no intervalo analisado.

Embora forneça essa visão realista da relação entre receitas e despesas, a métrica deve ser analisada com cautela.

Imagine, por exemplo, se sua empresa teve um resultado positivo acima do esperado que elevou o burn rate líquido.

Nesse caso, o bom resultado pode mascarar um volume de despesas alto.

Por isso, o ideal é analisar sempre tanto o gross burn rate quanto o net burn rate.

O que é considerado um bom burn rate?

O burn rate ideal é aquele que se mantém dentro da projeção esperada pela própria empresa, de acordo com seus objetivos.

Por isso, é preciso estipular uma data e um valor máximo de gastos que ela pode ter nesse período.

Assim, a gestão vai controlando até quanto pode ser seu burn rate, mantendo a métrica dentro do limite.

Essa data pode ser o momento em que a empresa espera atingir o break even point ou levantar mais capital por meio de crédito, ou investimentos.

A partir dessa estimativa, é possível traçar um panorama de redução gradativa para buscar o equilíbrio até o período projetado.

Como cada empresa tem suas necessidades e despesas variando conforme sua atividade, não existe um dado fixo. 

Ainda assim, vale obter referências de burn rate, procurando associações de empresas de seu segmento e relatórios de pesquisa e consultoria.

Como calcular o burn rate? Dois exemplos práticos

O cálculo do burn rate pode ser realizado de duas maneiras, conforme os tipos que apresentamos antes.

Confira a partir de agora uma explicação de cada um desses formatos, com um exemplo prático.

Como calcular o gross burn rate?

O gross burn rate é calculado a partir da soma de todos os gastos da empresa, como aluguel de espaços físicos, salários de colaboradores e outras despesas operacionais.

O valor, então, é dividido pelo total que a empresa tem em caixa.

A fórmula é a seguinte:

  • Gross burn rate = valor em caixa / despesas operacionais mensais

O objetivo da métrica é estimar por quanto tempo a empresa consegue operar com o valor que tem em caixa, considerando suas despesas e sem levar em conta eventuais receitas.

Exemplo de cálculo do gross burn rate na prática

Para ilustrar a aplicação dessa fórmula, vamos imaginar uma startup ainda em fase de captação de verba e criação de um produto mínimo viável.

A soma das despesas mensais para manter essa empresa é de R$ 120 mil.

Porém, a empresa conta com R$ 840 mil em caixa.

Aplicando a fórmula, temos:

  • Gross burn rate = 840.000 / 120.000
  • Gross burn rate = 7.

O resultado dessa conta indica que a empresa pode operar por sete meses com o valor em caixa.

Como calcular o net burn rate?

Para calcular o net burn rate, é preciso levar em conta o prejuízo que a empresa tem em cada mês, e não apenas os gastos mensais.

Essa métrica se aplica quando as empresas já operam e têm receitas, mas elas ainda não superam as despesas.

A fórmula é a seguinte:

  • Net burn rate = valor em caixa / (despesas operacionais mensais — receitas mensais)

O objetivo é indicar por quantos meses a empresa consegue funcionar em um cenário de prejuízo, ou seja, com mais despesas que receitas.

Exemplo de cálculo do net burn rate na prática

Vamos considerar agora que a mesma startup do exemplo anterior já desenvolveu seu primeiro produto e atraiu seus primeiros clientes.

A soma das despesas mensais é a mesma: R$ 120 mil.

O valor em caixa já diminuiu, chegando a R$ 700 mil.

Porém, a cada mês, entra uma receita de R$ 20 mil.

Ao aplicarmos a fórmula, temos:

  • Net burn rate = 700.000 / (120.000 — 20.000)
  • Net burn rate = 700.000 / 100.000
  • Net burn rate = 7.

Podemos concluir que a empresa consegue se manter por sete meses com os resultados apresentados no exemplo.

O cálculo dos dois tipos de burn rate pode ser bastante útil para a tomada de decisão em seu negócio, como vamos explicar na sequência.

Como usar o burn rate na tomada de decisões?

Por ser um parâmetro para o desempenho financeiro do negócio, o burn rate deve ser levado em consideração durante diversas tomadas de decisão.

Caso a taxa seja insuficiente conforme os objetivos da empresa, pode ser preciso reduzir os gastos consideravelmente ou buscar capital de terceiros.

Além disso, o burn rate pode ser contrastado com os volumes de despesas de diferentes setores.

Assim, os gestores podem identificar em quais departamentos os gastos estão muito altos e podem ser cortados sem que haja prejuízos para a operação.

Dependendo do resultado, pode ser necessário redefinir a prioridade dos gastos.

Além disso, a empresa deve comunicar o burn rate a investidores e parceiros estratégicos. 

Se a taxa estiver abaixo do esperado, também será necessário explicar quais as medidas adotadas para buscar a saúde financeira.

Por isso, é importante seguir sempre as dicas que vamos mostrar no próximo tópico.

10 dicas para reduzir o burn rate

A melhor forma de reduzir o burn rate é gastar menos do que se fatura.

Nem sempre isso vai ser possível, mas existem várias práticas que podem ajudar.

Veja algumas na sequência.

1. Busque por eficiência e otimização de processos

Com tantas novidades tecnológicas surgindo, existe sempre alguma maneira de otimizar algum processo.

Por isso, é importante buscar atualização no mercado e contar com profissionais capacitados para levar as melhores tendências de modernização ao negócio.

2. Reduza gastos

Existem várias formas de reduzir os custos e despesas do negócio sem perder qualidade e agilidade no desenvolvimento.

A pesquisa de preços e a negociação podem levar ao melhor custo-benefício na relação da empresa com parceiros, fornecedores e prestadores de serviço.

3. Identifique oportunidades de aumentar seu faturamento

Embora a principal fonte de faturamento da empresa seja o resultado da venda de seus produtos ou serviços, pode haver alguns meios de elevar esse valor.

Um deles pode ser o investimento em melhorias na própria solução, para agregar mais valor e atrair a clientela.

Além disso, apostar em meios eficientes de divulgação também pode fazer a diferença.

Procure fidelizar cada cliente que tenha adquirido sua solução com um bom atendimento, um suporte eficiente e um produto que atenda às suas expectativas.

Estratégias de venda como upselling (oferecer um produto superior a um preço mais alto) e cross-selling (oferecer um item complementar) também podem ser úteis.

Leve em conta o seu modelo de negócios para analisar quais são as melhores formas de elevar os ganhos da empresa.

4. Precifique os seus produtos e serviços corretamente

Ao entrar de forma efetiva no mercado, a empresa começa a ter receita.

Inicialmente, esse valor ainda não será suficiente para cobrir as despesas, mas com um bom burn rate, fica mais fácil manter o negócio até que comece a render lucro.

Por isso, implementar estratégias de precificação é essencial.

Elas ajudam a garantir que o preço cobrado é suficiente para cobrir os gastos e render uma margem de lucro a longo prazo — mesmo que isso ainda não esteja acontecendo nesse cenário.

Ao mesmo tempo, o valor precisa ser atraente para os consumidores.

Leve em consideração todos os custos fixos e variáveis de sua operação para estabelecer um preço justo tanto para quem compra quanto para quem vende.

5. Tenha controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa — ou seja, o controle das entradas e saídas — é essencial para garantir um burn rate dentro do esperado.

Por isso, é importante controlar todas as despesas, incluindo as mais baixas.

Mesmo os gastos aparentemente insignificantes geram um grande impacto ao serem somados.

6. Automatize as cobranças

A inadimplência é um dos maiores inimigos da saúde financeira de qualquer empresa.

Sem o devido cuidado, esse problema pode ser crônico — principalmente se o negócio adotar o modelo da recorrência, sendo remunerado de forma periódica pela sua solução, o que é comum em SaaS (Software as a Service).

Além de prejudicar as receitas diretamente, a inadimplência demanda um esforço grande da equipe financeira caso seja necessário lidar com cada caso.

Para evitar esse tipo de situação, é preciso contar com uma ferramenta de automatização das cobranças.

Sistemas como a Vindi contam com recursos que podem solucionar vários casos de atraso no pagamento, recuperando valores sem nenhum esforço humano.

Podemos ajudar você na automatização das cobranças e gerenciamento dos recebíveis.

Assim, você consegue se dedicar mais ao seu core business, reduzir a inadimplência e melhorar as receitas.

7. Terceirize processos

Para manter a equipe focada na atividade-fim da empresa, é preciso delegar as tarefas a outras pessoas.

Somente terceirizando os processos é possível buscar a maior eficiência possível em cada setor.

Dessa forma, o valor gasto em contratações é destinado apenas a pessoas com a expertise necessária para gerar valor para a empresa.

8. Envolva sua equipe no corte de gastos

Em vez de ficar restrita aos gestores, a busca pela eficiência financeira precisa fazer parte da cultura da empresa.

Por isso, procure incentivar ações voltadas a ajudar no corte de despesas.

Funcionários de uma startup precisam entender o quanto o sucesso da iniciativa pode fazer diferença em suas próprias carreiras.

Assim, farão o possível para direcionar as despesas às iniciativas mais importantes e que farão mais diferença para o caixa do negócio.

Você também pode ampliar esse incentivo oferecendo uma participação nos lucros ou stock options — ou seja, o direito a adquirir ações da empresa a determinado preso.

Assim, o interesse dos colaboradores pela saúde financeira pode ser maior.

9. Tenha uma boa gestão fiscal

Para ter uma boa gestão fiscal, é preciso manter em dia todas as obrigações tributárias.

Isso inclui o recolhimento e o pagamento de impostos, a apresentação de relatórios contábeis e a emissão de notas fiscais.

A empresa que deixa de cumprir esses requisitos pode acabar sendo multada, o que impacta o burn rate.

Além disso, uma gestão eficiente pode contribuir com a redução de tributos de uma maneira legal, a partir da obtenção de incentivos fiscais.

Por isso, é importante ter o apoio de um contador para realizar essas tarefas.

10. Planeje reservas financeiras

Ao longo do processo de estruturação de uma empresa, é importante pensar em formas de lidar com situações adversas, como um burn rate abaixo do esperado que possa comprometer a operação.

Uma das principais maneiras de proteger a empresa é criando uma reserva financeira, ou seja, destinando um valor para suprir alguma despesa futura, que possa aparecer em um cenário desfavorável.

Ao fazer isso, uma empresa pode seguir investindo em sua operação sem medo de precisar fechar as portas caso o planejamento não saia como o esperado.

Com as 10 dicas que demos, fica mais fácil manter o burn rate em um nível aceitável.

É importante destacarmos a importância de automatizar os sistemas de cobrança para ter bons resultados financeiros.

A Vindi é um ecossistema completo, com soluções para vendas avulsas e recorrentes de uma forma segura e com vários recursos de combate à inadimplência.

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