O boleto bancário continua sendo um dos principais meios de pagamento utilizados no Brasil. Por isso, se você quer atrair mais consumidores e garantir mais vendas, é impossível ignorá-lo. Porém, hoje em dia, com a ajuda da tecnologia, se tornou possível emitir boleto online. Uma opção mais atrativa tanto para o seu negócio como para o consumidor.

Para se ter uma ideia, anualmente, são emitidos mais de 3,7 bilhões de boletos, segundo a Federação Brasileira de Bancos – mais conhecida pela sigla Febraban.

Sendo que é possível gerar o documento por dois meios: diretamente com um banco ou, então, por meio de uma plataforma.

Além disso, vale lembrar que o boleto sem registro foi descontinuado. Isso significa que, agora, todo documento precisa indicar os seguintes dados: CPF ou CNPJ do beneficiário e do pagador, valor e data de vencimento.

Se você quer entender como o boleto online pode ajudar você a economizar tempo, dinheiro, além de facilitar o processo de cobrança, continue lendo.

Como funciona o boleto online  

Para fazer a emissão do chamado boleto online, o melhor é contar com uma plataforma especializada na geração desses títulos. Assim, todo o processo passa a ser automatizado e os documentos são enviados diretamente para o e-mail do cliente.

Esse sistema funciona como um intermediador entre o seu negócio e os bancos. Assim, você não precisa lidar com a parte burocrática, como: acordo com o banco para liberação da emissão de boletos, tokens ou cartões de segurança.

Além disso, esse método é eficiente tanto para quem precisa gerar boletos avulsos, normalmente na venda de produtos. Como também para empresas que trabalham com a cobrança recorrente. 

Agora que você entendeu como esse sistema funciona, chegou a hora de falarmos sobre as principais vantagens.

1 – Maior economia  

Além de ser possível negociar taxas atrativas na emissão de boleto online, você também evita gastos com recursos. 

Pois muitos negócios, principalmente aqueles que atuam no modelo recorrente, costumam enviar o documento pelos correios. Isso quer dizer que você precisa gastar mensalmente com tinta de impressão, energia, envelopes e taxas de envio. 

Economia

Agora, quando você opta pelo boleto online, esses gastos deixam de existir. Já que todo processo é feito pela internet e o envio do documento por e-mail. Essa é também uma ótima maneira de economizar com a emissão de segunda via. 

2 – Gestão eficiente

Se você sempre se confunde com planilhas, contar com uma plataforma de emissão de boleto online vai tornar sua gestão mais simples e efetiva.

Pois, você consegue acessar qualquer informação apenas com um clique. Além disso, todos os dados do cliente estão concentrados em um único lugar.

Gestão

Por exemplo, é possível saber quantos boletos foram emitidos durante um certo período, quais clientes visualizaram seu e-mail, quais ainda não pagaram, entre outras informações.

Assim, essa visibilidade permite que você pense em soluções estratégicas com muito mais agilidade.

3 – Rápida compensação 

Uma das principais vantagens do boleto online é sua rápida compensação. Enquanto o repasse das vendas no cartão de crédito podem demorar até 30 dias, no boleto os valores costumam ser repassados logo após o pagamento ser feito pelo cliente. 

Com isso, você consegue ter dinheiro em caixa e investir em serviços que vão ajudar no crescimento da sua empresa.

4 – Processos automatizados

Você já imaginou como poderia aproveitar seu tempo de maneira mais eficiente se os processos repetitivos deixassem de ser uma tarefa? Pois, com a emissão do boleto online isso se torna uma realidade.

Já que por meio de uma plataforma de pagamento, você só precisa inserir os dados do cliente uma única vez. Depois, tudo é feito de forma automática: desde a emissão até a comunicação. 

Sobre esse último tópico, vamos falar melhor logo a seguir. 

5 – Fácil comunicação 

Gerir a comunicação com todos seus clientes de forma manual pode ser desgastante. Além da possibilidade de esquecer algum consumidor ou enviar a mensagem errada. 

Fácil comunicação

Já com a emissão de boleto online por meio de uma plataforma, é possível enviar lembretes de vencimento por e-mail ou por SMS de forma automática. Seja após uma compra ou caso ele se esqueça de fazer o pagamento.

Isso economiza tempo, além de reduzir a margem de erros.

6 – Redução da inadimplência

Muitas vezes, com a agitação do dia a dia, seu cliente pode simplesmente se distrair com outro assunto e esquecer de fazer o pagamento do título emitido. Ou, então, ele recebeu o documento por correio e acabou perdendo.

Essas situações facilitam o crescimento da inadimplência. Mas, quando você conta com os recursos que já citamos como: envio automático do boleto online por e-mail, comunicação automatizada, entre outras.

Eles trabalham ativamente para reduzir o número de inadimplentes e garantir um fluxo de caixa saudável.

7 – Agilidade na emissão

Por último, não podemos deixar de citar que o tempo gasto para emitir boleto online por meio de uma plataforma é muito menor do que o que você gastaria com os bancos. 

Essa agilidade permite que o seu negócio esteja preparado para atender um número maior de clientes sem afetar a produtividade.

Rápida gestão

Como você percebeu ao longo desse texto, aderir ao boleto online é uma ótima maneira de otimizar essa forma de pagamento tão conhecida pelos clientes.

Além disso, ao otimizar o processo de cobrança por meio de uma plataforma, sua empresa pode voltar a focar seus esforços no que importa: melhor qualidade de serviços, estratégias de marketing e vendas, além de atendimento ao cliente.

Por último, vale citar que na hora de escolher uma plataforma que emita boleto online , além de procurar a que mais atende suas necessidades. Você deve preferir empresas que se preocupam com a segurança dos dados do cliente e, também, com suas informações sensíveis. 

Boa sorte!