Desde que os boletos passaram pela regulação da Febraban sobre registro, o setor financeiro das empresas que cobram por boletos lida com uma trabalhosa rotina de trocas de arquivos com o banco. Hoje, queremos te ajudar a entender como a Vindi pode tornar esse processo mais ágil e descomplicado para seu time financeiro.

Te adianto que, trazendo a sua carteira de boletos para a Vindi, você não terá mais que esperar o registro dos boletos e nem se preocupar com a troca de arquivos CNAB com os bancos. Além disso, a conciliação de pagamentos por boleto ficará muito mais eficiente.

Continue a leitura e entenda!

Boletos nos bancos x Boletos na Vindi

Vamos traçar aqui um comparativo entre como geralmente são a emissão e conciliação de boletos diretamente com um banco e como elas podem ser mais fáceis na Vindi.

Remessa

Primeiro, na emissão comum de boletos, é preciso enviar fisicamente arquivos CNAB de remessa aos bancos, e aguardar até cerca de uma hora para que o processo de registro seja confirmado. Portanto, para quem deseja enviar rapidamente um boleto válido para o cliente, a falta de agilidade inerente a esse processo torna tudo mais difícil.

A Vindi elimina a necessidade de arquivos de remessa, porque faz o registro online de boletos, a partir de uma integração com o sistema bancário das principais instituições brasileiras: Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil. 

O nosso sistema realiza o registro do boleto via webservice, não sendo preciso inserir o boleto num arquivo de remessa. Para usar essa funcionalidade, basta integrar a plataforma da Vindi ao seu convênio com o banco. Você terá seu registro de boleto efetuado em minutos.

Retorno

Posteriormente à emissão, registro e envio do boleto ao cliente, seria preciso buscar no banco os arquivos de retorno. A função é confirmar os pagamentos após a espera da liquidação (D+1, D+2 etc, a depender das regras do convênio com o banco). Ou, no caso de não pagamento, notificar a inadimplência.

Os arquivos de retorno dependem do transporte por VANs (empresas que fazem o tráfego de documentos do banco para a empresa). Pelo sistema bancário, não existe uma integração online dos arquivos de retorno com plataformas ou sistemas.

Mas, para facilitar o recebimento dos arquivos de retorno, a Vindi possui conexão com as VANs, que imputam diretamente no nosso sistema os arquivos de retorno, e então, repassamos automaticamente esses dados para o sistema financeiro da sua empresa.

Dessa forma, você não precisará receber os arquivos de retorno, eles estarão computados no sistema. E a conciliação dos boletos ficará muito mais organizada; veja no próximo tópico.

Conciliação de boletos

Na maioria dos casos, a baixa dos boletos pagos no sistema de gestão financeira da empresa é feita manualmente, o que pode gerar mais demanda de mão-de-obra e tempo.

Com o input automático de dados das VANs na plataforma Vindi, a baixa dos boletos pagos é automática. Ou seja, a Vindi dispara a informação diretamente para o sistema da sua empresa, seja ele ERP ou outro. 

Com essa informação automatizada e no formato CNAB, fica muito mais fácil fazer a conciliação dos boletos e, além disso, prever o provisionamento da sua empresa pelos próximos dias. 

No caso dos boletos não pagos, a Vindi também dispara essa informação para que a régua de cobrança seja acionada. Ela é uma ferramenta de cobrança que funciona pelo envio de mensagens automáticas, por e-mail ou SMS, aos clientes inadimplentes, lembrando-os do pagamento devido. Pode-se também enviar segunda via do boleto com data de vencimento atualizada, para que o cliente possa liquidar o valor em aberto.

Além disso, a régua de cobrança pode ser configurada para disparos antes do vencimento do boleto, por exemplo, 5 dias antes e no dia exato do vencimento. A proposta é que o cliente receba notificações como lembretes de pagamento. Essa é uma eficiente técnica de redução do tipo de inadimplência que ocorre por esquecimento do prazo.

Webservice próprio x Vindi

Agora, se sua empresa já está integrada com o banco por um webservice próprio e já tem agilidade no registro online de boletos, a Vindi tem mais um diferencial para você!

O seu webservice está atrelado a um banco específico, correto? Se, no futuro, você decidir mudar a sua carteira de boletos para outro banco, devido a uma condição comercial melhor – como taxas mais atrativas ou menores prazos de liquidação -, você precisará refazer essa integração do zero com o novo banco! 

A depender do time de desenvolvimento, isso pode demorar meses, deixando toda a sua operação de boletos parada enquanto isso se desenrola. Com esse processo, perde-se oportunidades de vendas por boletos.

O resultado é que qualquer perspectiva de migração, por mais atrativa que possa ser, se torna, muitas vezes, inviável do ponto de vista técnico e comercial. Isso deixa a empresa “presa” a certos bancos e suas taxas. Concorda?

Solução

Por ter convênio com diversos bancos, a plataforma Vindi permite flexibilidade e liberdade aos usuários. É possível negociar a melhor carteira de boletos com os bancos. A Vindi também cuida da homologação da sua carteira com os bancos, permitindo uma migração muito ágil para nossos clientes.

Assim, por exemplo, se você tem uma carteira em um banco na nossa plataforma, você pode migrar facilmente para outro, só tendo que nos passar a solicitação e aguardar a homologação com a instituição. É algo bem mais rápido que fazer uma nova integração na unha.

Outra situação que exige esse tipo de flexibilidade é quanto ao layout CNAB, pois é comum que os bancos mudem o layout CNAB anualmente. Isso faz com que seja necessário readaptar o webservice da empresa ao novo layout estipulado. Mesmo que sejam mudanças pequenas, no webservice próprio isso pode significar a suspensão do serviço de emissão de boletos por algumas horas. E sabemos que tempo é dinheiro!

Se a sua empresa precisa emitir boletos constantemente, essas interrupções no sistema podem ser prejudiciais para suas operações financeiras. Assim, para evitar esses problemas, a Vindi realiza uma comunicação constante com os bancos, para atualizar com antecedência qualquer alteração nos layouts e regras de arquivos CNAB.

Você pode, literalmente, só se preocupar em vender, e deixar a parte burocrática dos boletos por nossa conta!

Vale a pena pensar nessa solução para sua empresa e poupar processos e recursos para ter boletos sempre à mão.

E então, se interessou? Fale com nossos consultores e migre sua carteira de boletos para a Vindi com toda a praticidade!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies