O modelo de assinatura de viagens vem ganhando espaço e conquistando empresas e consumidores no país.

Com base na ideia da recorrência, o turista gasta menos para viajar e o modelo rende ótimos resultados para as agências, conforme um clube de assinatura.

Quer saber como isso é possível?

Então acompanhe o nosso artigo e aprenda o que é e como funciona a assinatura de viagens!

Assinatura de viagens: um novo jeito de parcelar as férias

Assinatura de viagens é um modelo de negócios em que uma agência de turismo e hotelaria cobra um valor fixo – geralmente uma mensalidade – em troca de créditos para hospedagem e outros serviços relacionados ao ramo.

Já é comum os consumidores planejarem viagens e pagarem usando o parcelamento no cartão de crédito em 12 vezes. Se já é algo que entra no orçamento mensal, faz todo sentido adaptar o modelo e aproveitar que a recorrência não ocupa o limite de crédito do pagador.  

Ou seja, é uma forma de adotar o conceito da economia de recorrência no setor turístico. O modelo se tornou uma alternativa para empresas do ramo otimizarem suas receitas. 

Como funciona a assinatura de viagens?

Na assinatura de viagens, o valor cobrado pelas agências se transforma em créditos, que podem ser gastos com hospedagem em hotéis, pousadas e resorts que fazem parte da rede conveniada da empresa.

Em alguns casos, os clientes também podem trocar os créditos por passagens aéreas ou outros serviços relacionados ao turismo, como aluguel de automóveis, transfers e refeições em restaurantes.

A relação entre os preços cobrados e o número de assinantes costuma ser decrescente, como uma forma de incentivar a adesão de famílias inteiras.

Por exemplo: imagine que um plano cobraria R$ 120 mensais por casal – R$ 60 por pessoa.

Com a inclusão de um filho, a mensalidade subiria para R$ 150 – R$ 50 por pessoa.

Por que vender assinatura de viagens no seu negócio de turismo?

Adotar a assinatura de viagens pode ser bastante vantajoso para uma empresa do ramo.

Veja alguns motivos:

  • Potencial de lucro: ao firmar parcerias com hotéis e empresas de turismo, o clube de assinatura de viagens pode reservar quartos e outros serviços em grandes quantidades e com antecedência, pagando preços baixos que possibilitem ganhos relevantes
  • Atração de clientes: esse sistema também permite que o cliente economize com suas viagens, o que ajuda a atrair novos assinantes 
  • Previsibilidade de receitas: a remuneração recorrente permite prever a receita de cada mês, ajudando na gestão financeira do negócio e evitando transtornos com resultados abaixo do esperado
  • Previsibilidade com fornecedores: as parcerias evitam indisponibilidade de quartos de hotel ou outros transtornos relacionados ao esgotamento de algum serviço
  • Fidelização: a assinatura faz com que os clientes usem a mesma agência para viajar de forma contínua.

Exemplo de empresas que trabalham com assinatura de viagens

Planos de assinatura de viagem já são oferecidos por algumas empresas brasileiras.

Confira alguns exemplos:

  • Férias&Co: a empresa criou o primeiro benefício corporativo de plano de viagens para colaboradores. A coparticipação é 100% revertida para a pessoa colaboradora e tem carência zero. 
  • RDC Férias: o primeiro clube de assinatura de viagens nacional, oferece um plano no valor de R$ 268,90 mensais por hospedagem em um dos mais de 20 mil hotéis conveniados, além de passagens aéreas e outros serviços
  • Viajar Faz Bem: oferece planos com mensalidades de R$ 219,80 a R$ 879,20, conforme o número de diárias em mais de 10 mil hospedarias
  • Montreal Viagens: permite a customização de planos conforme tipo, volume de diárias e o número de pessoas por quarto, com preço inicial de R$ 239,75
  • Coob+: tem planos mais populares, com valores partindo de R$ 24,26 mensais, para acomodação em 1,9 mil hospedarias nacionais e 500 mil estrangeiras.

Como implementar assinatura de viagens no seu negócio?

Para implementar o modelo de assinatura de viagem, o primeiro passo é procurar hospedarias, companhias aéreas e outras empresas de turismo para firmar convênios.

A partir desses acertos, é possível ter ideia dos preços a serem cobrados.

Crie planos mensais, trimestrais e anuais, sempre oferecendo o melhor custo-benefício para o mais longo.

Ou seja, o cliente que adquirir um plano anual poderá pagar um valor mais vantajoso do que aquele que optar pelo mensal.

Além disso, ofereça o maior número possível de opções para abranger consumidores de diversas classes sociais.

E não se esqueça de adotar uma plataforma de pagamentos com foco na recorrência, como a Vindi.

Dessa forma, é possível gerenciar assinaturas e planos com facilidade e garantir uma cobrança eficiente, evitando a inadimplência.

Como convencer seu cliente a assinar?

Confira agora algumas dicas que podem ajudar seu negócio na hora de divulgar os planos de assinatura de viagem:

  • Demonstre autoridade: apresente ao cliente a relevância da sua agência, mostrando a extensa rede de hotéis e pousadas conveniados e a experiência da empresa na área
  • Fale sobre o valor economizado: comprove como a assinatura é mais barata em relação à contratação de cada serviço de forma independente
  • Destaque a praticidade: lembre que o planejamento de uma viagem é algo trabalhoso, mas sua agência pode ajudar nisso
  • Crie um senso de urgência: crie promoções e melhores condições por tempo limitado
  • Use depoimentos: aproveite declarações de clientes satisfeitos em texto ou vídeo para promover seus planos.

Se a ideia da assinatura chama sua atenção, confira como otimizar um negócio dentro desse modelo:

As pessoas também perguntam:

Por que implementar uma assinatura de viagens no seu negócio?

O modelo de assinatura de viagens pode ser bastante lucrativo, já que os convênios com hospedarias e demais empresas garantem que o valor a ser pago é bem mais baixo do que a média, e o cliente gasta menos do que se viajasse por conta própria. Essa vantagem facilita na hora de atrair e fidelizar assinantes. O formato também proporciona previsibilidade de receitas e para a gestão de fornecedores, evitando indisponibilidades.

Como convencer o cliente a assinar assinatura de viagens?

Na hora de promover o serviço de assinatura de viagens, é importante mostrar como o formato é econômico. Prove que o turista gasta menos viajando com a sua agência do que planejando a excursão por conta própria. Além disso, destaque a praticidade de não precisar planejar todas as etapas. Por fim, demonstre a autoridade da empresa no ramo e crie um senso de urgência com promoções por tempo limitado.

Quais empresas usam assinatura de viagens?

A RDC Férias é o primeiro clube de assinatura de viagens que surgiu no país. Com ele, o turista pode se hospedar em mais de 20 mil hotéis e pousadas e comprar passagens aéreas. Viajar Faz Bem e Montreal Viagens são outros exemplos de empresas nacionais que oferecem esse serviço com planos variados. Outro exemplo é a Coob+, com uma variedade de planos com opções mais populares e mensalidade mais baixa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies