Cada vez mais as pessoas buscam viajar; seja para relaxar ou conhecer novas culturas. E se você quer diferenciar sua agência dos concorrentes, uma boa estratégia é facilitar o pagamento por meio da recorrência.
Você provavelmente já ouviu falar da economia da recorrência (ou subscription economy em inglês). O termo se popularizou principalmente depois de grandes marcas como a Netflix e o Spotify. Mas, a facilidade desse modelo pode ser aplicado para quase todo tipo de negócio.
Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre o conceito da recorrência e como ela pode ajudar sua agência.
Como funciona a recorrência
Qualquer serviço que seja prestado de forma contínua caracteriza a recorrência. É, por isso, que as principais formas de contrato desse modelo são assinaturas, planos ou mensalidades.
Além disso, pela recorrência, é possível criar uma relação mais próxima com seu cliente e entender suas principais necessidades. Assim, nas próximas vezes que ele resolver viajar, certamente vai lembrar da sua agência, além de indicá-la para os conhecidos.
Na recorrência, a ideia é facilitar a cobrança. E, para isso, o pagamento recorrente é uma ótima forma de aumentar as vendas.
O que é pagamento recorrente
Você sabe que cobrar clientes manualmente é trabalhoso. Além de tomar tempo, também requer mais recursos humanos. E aí aparece uma das grandes vantagens do pagamento recorrente: as cobranças se tornam automatizadas.
Outra facilidade é que você pode passar a receber pelas viagens no cartão de crédito, com o grande diferencial de não tomar o limite do cliente. Pois, pelo pagamento recorrente, acontece o débito automático do valor todo mês e não o parcelamento.
Parcelamento x pagamento recorrente
Para não restar dúvidas entre pagamento recorrente e parcelamento, vamos pensar no seguinte exemplo:
O cliente quer fechar com sua agência uma viagem para Natal. O valor total do pacote é de R$ 3.500 e ele gostaria de pagá-lo em 12 vezes. No parcelamento, ele precisaria ter essa quantia disponível em seu limite no momento da compra.
Depois, ele pagaria parcelas de R$ 291,66 a cada mês. Seu limite só voltaria a ser liberado de acordo com os pagamentos. O problema desse modelo é que nem todas as pessoas têm um alto limite. E, muitas vezes, elas não querem deixá-lo comprometido.
Já no pagamento recorrente, o mesmo exemplo acima ficaria da seguinte forma: o cliente não precisaria dispor do valor total em seu limite. Mas, sim, apenas da quantia de cada mensalidade, ou seja, R$ 291,66. Pois a cada mês aconteceria o débito automático.
Essa facilidade pode ser decisiva no fechamento da compra.
5 vantagens da recorrência para sua agência
1 – Otimização do tempo
Quando você utiliza uma plataforma de pagamento para automatizar suas cobranças, sobra mais tempo para outras atividades. Como marketing para atrair mais clientes, atendimento pré e pós compra entre outros.
Além disso, automatizar significa diminuir as chances de erros humanos e o retrabalho que toma tempo.
2 – Redução de gastos
Se na sua agência de viagens você ainda utiliza o boleto bancário impresso para cobrar, a recorrência vai ajudar a reduzir gastos.
Pois, para emitir um boleto você precisa investir em papel, impressão, envio pelos correios. Sem contar as taxas cobradas pelos bancos, ainda maiores agora com a necessidade de emitir boletos registrados.
3 – Cobranças automatizadas
Como comentamos acima, na recorrência e no pagamento recorrente as cobranças passam a ser automatizadas. Isso torna o processo mais eficaz e menos burocrático.
Isso também ajuda a melhorar sua gestão financeira. Pois, por meio de um sistema, é possível emitir relatórios em poucos cliques, além de saber quais clientes estão inadimplentes.
4 – Mais vendas
Clientes buscam facilidade. Se ao tentar fechar com você ele não encontrar uma forma de pagamento compatível com suas expectativas, ele vai procurar o concorrente.
Com o uso da recorrência, você torna o pagamento mais fácil e prático. Mesmo pacotes caros se tornam acessíveis quando o cliente só precisa ter o valor de uma mensalidade disponível em seu limite de cartão de crédito.
Além disso, pelo pagamento recorrente é possível aceitar as mais diversas bandeiras do mercado.
5 – Menos inadimplência
Quem cobra por boleto sabe que esse meio contribui para a inadimplência. Pois é preciso contar que o cliente lembrará de pagar o valor antes do vencimento. Sem contar que, muitas vezes, o documento nem chega a ele, seja por greve ou mesmo envio para um endereço errado.
Já pelo cartão de crédito na recorrência, o débito é feito automaticamente. Sem contar que algumas plataformas de pagamento, como a Vindi, ainda contam com funcionalidades que permitem rententativas de cobrança, de forma automática.
Se você gostou de todos os benefícios da recorrência que citamos acima e quer implementá-la é hora de buscar um parceiro. A Vindi desenvolveu uma das plataformas de pagamento mais robustas do mercado, entre em contato com a gente!