Caixas saudáveis representam uma das modalidades mais lucrativas de clubes de assinatura

Investindo nesse mercado, é possível aproveitar uma das principais tendências do comércio de alimentos para fidelizar clientes. Nos últimos anos, tem crescido o número de consumidores ávidos por produtos naturais ou com baixa concentração de ingredientes nocivos à saúde. 

Se você pretende saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este conteúdo. Aqui explicamos o que é e como funciona esse mercado e mostramos dados que comprovam seu potencial. Também apresentamos exemplos de clubes de caixas saudáveis de sucesso para você se inspirar. E, por fim, explicamos como dar os primeiros passos neste mercado.

Então, não deixe de conferir até o final (ou navegue por tópicos, se preferir):
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Caixas saudáveis: que negócio é esse?

Caixas saudáveis são conjuntos de alimentos que se encaixam no conceito da saudabilidade comercializados de forma recorrenteOu seja: são itens que fazem bem para a saúde, pois não contêm certos tipos de gorduras, açúcares ou de outras substâncias prejudiciais. 

Basicamente, as caixas saudáveis podem conter dois tipos de produtos:

  • Orgânicos: hortifrutis colhidos diretamente de propriedades rurais, e enviados diretamente aos assinantes. Nesses casos, a recorrência pode ser semanal ou quinzenal
  • Industrializados: produtos low carb (baixa concentração de carboidratos), low sugar (baixo nível de açúcar) ou voltados a pessoas com restrição alimentar. Costumam ser entregues mensalmente, como na maioria dos clubes de assinatura.

Será que vale a pena investir nesse negócio? É o que vamos mostrar agora.

Como está o mercado de produtos saudáveis?

O mercado de produtos saudáveis está em alta no Brasil, e essa tendência veio para ficarEssa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey para projetar o consumo alimentar no Brasil em 2022 e nos anos seguintes, de acordo com reportagem da Revista Exame.

Segundo o levantamento, 56% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos saudáveis e orgânicos.  E, por isso, a entidade projeta um crescimento desse mercado de 9% ao ano até 2030 no país, reforçando a tendência de preferência por produtos que fazem bem à saúde.

O estudo também afirma que, apesar da queda nas vendas de alimentos durante a pandemia, há meios de se destacar nessa área. Só que, para isso, é preciso que o varejo reinvente seu modelo, principalmente com a digitalização das ofertas.

A tecnologia gera muitas possibilidades, e entre elas, está a assinatura de produtos saudáveis. Então vamos ver agora quais vantagens esse ramo pode garantir.

 

Por que oferecer a assinatura de produtos saudáveis?

A oferta de produtos saudáveis tem algumas características que tornam altamente viável o investimento em clubes de assinatura:

Conexão entre produtores e consumidores

Muitas empresas têm investido na produção própria de comida orgânica, aproveitando a tendência do público em preferir alimentos sem agrotóxicos. Mas não é preciso possuir uma fazenda para ganhar dinheiro nessa área.

Ainda neste artigo, vamos mostrar exemplos de startups que usam a tecnologia para conectar produtores e consumidores.

Baixa concorrência entre orgânicos

Quando falamos em produtos orgânicos, isso envolve a logística de levar o alimento direto da colheita para a casa do consumidor. Como não têm conservantes, esses itens não podem ser transportados para muito longe.

Portanto, ainda que haja muita gente investindo nesse nicho, na maior parte das regiões do país, a concorrência é limitada.

Alta oferta entre industrializados

Por outro lado, produtos saudáveis industrializados podem ser armazenados por mais tempo. E, logo, podem ser levados a mais consumidores.

Há um alto número de fabricantes desse tipo de item dispostos a firmar parcerias com distribuidores, sendo assim um bom caminho para quem conta com uma boa estrutura de logística interestadual.

Clubes que são referência em caixas saudáveis

Se você quiser entender melhor como funciona o mercado das caixas saudáveis, veja alguns exemplos de empresas que se tornaram referência nesse ramo e que podem te inspirar:

Horta à Porta

O Horta à Porta é um e-commerce de produtos orgânicos que funciona em Belo Horizonte (MG). O plano de assinatura garante quatro caixas por mês ao preço de R$ 270, e o consumidor pode escolher o dia da semana das entregas.

Cada caixa contém:

  • Três frutas da estação
  • Cinco legumes
  • Duas folhosas
  • Pelo menos uma erva ou outro tempero.

Além da capital mineira, a empresa atende Brumadinho, Contagem e Nova Lima.

Pedidos avulsos são entregues no dia seguinte. Porém, dependendo do local, uma taxa extra de frete pode ser cobrada.

Orgânicos da Fátima

Referência em entrega de produtos saudáveis do Rio de Janeiro, o Orgânicos da Fátima tem um funcionamento semelhante ao Horta à Porta. Por isso, é uma opção para quem mora nas proximidades de Petrópolis, onde os hortifrutis são plantados.

Os planos de assinatura também garantem quatro entregas por mês, e o consumidor pode personalizar sua cesta direto no siteO preço varia entre R$ 220 e R$ 552, conforme a quantidade de itens (de seis a 16).

As caixas contêm:

  • Verduras
  • Raízes
  • Temperos
  • Frutas
  • Legumes.

Também há um plano com cinco caixas (por entrega) de brotos sortidos a R$ 401.

Best for You

Por meio de parceria com vários fabricantes, a Best for You distribui produtos industrializados de vários tipos, de pudim e brownie lowsugar a biscoitos e bolos integraisPor isso, antes de assinar é preciso preencher um cadastro para informar suas preferências.

Para garantir que os produtos são saudáveis mesmo, a empresa conta com uma nutricionista e um educador físico. Eles ficam à disposição para responder às dúvidas dos assinantes, enviadas por um formulário no site.

O clube atua em várias regiões brasileiras, as caixas têm de 12 a 15 produtos e custam de R$ 69,90 a R$ 87,90 conforme a localidade. Já o box avulso é vendido por R$ 99,90.

Box Viva

Os produtos entregues na caixa do Box Viva são selecionados pela própria empresa, que mantém parceria com várias marcas.

Os planos são vendidos por valores entre R$ 59,90 e R$ 99,90, cada um com uma vantagem. Para ajudar na divulgação, a Box Viva aposta no marketing de influência e em cupons de desconto.

A proposta é comercializar produtos saudáveis e saborosos.

Granilover Box

Essa alternativa é importante para pessoas com restrição alimentarO clube de assinaturas Granilover Box pertence à Grani Amici, fabricantes de panificados sem glúten, leite e lactose. O plano único custa R$ 94,20 e cada caixa contém um exemplar de:

  • Pão de batata doce
  • Minibolo de banana sem açúcar
  • Minibolo de chocolate
  • Bolo de churros
  • Torrada com grãos
  • Mistura para pão de queijo
  • Brinde do mês.

Ao contrário da maioria dos clubes, a assinatura pode ser cancelada a qualquer momento.

Clubes que estão inovando no mercado de produtos naturais

Algumas empresas conseguiram resultados ainda melhores trazendo novidades para o setorVeja alguns exemplos:

Raizs

A Raizs é uma foodtech, ou seja, uma empresa que usa a tecnologia para entregar soluções no setor de alimentaçãoA startup conecta hortifrutis orgânicos a consumidores para comercializar frutas, verduras, legumes e temperos.

As caixas sortidas contém de sete a 17 alimentos, com preços entre R$ 49 e R$ 117, e o consumidor pode customizar o número de itens, com o preço definido automaticamente, além de escolher entre entregas semanais ou quinzenais.

Também é possível incluir outros tipos de produtos, como ovos e pães, ou assinar uma caixa com cinco frutas por R$ 45. Mas, quem preferir, pode fazer compras avulsas.

Barraca de Orgânicos

Outro exemplo de foodtech, a Barraca de Orgânicos também realiza entregas semanais com um plano de assinatura mensal, além das vendas avulsas. Os preços variam entre R$ 88,80 e R$ 159,80, conforme a quantidade de frutas, verduras e legumes na cesta.

Tudo é produzido por produtores rurais certificados, o que garante um cultivo sem agrotóxicos. As entregas são feitas às terças-feiras para moradores de São Paulo, Campinas, Valinhos e Vinhedo.

Fruta Imperfeita

Os assinantes do Fruta Imperfeita compram produtos pela metade do preçoIsso ocorre porque elas são “imperfeitas”, isto é, não seguem um padrão necessário para serem encaminhadas aos revendedores.

São frutas e legumes com um tamanho ou formato diferente do que estamos habituados a ver, mas o sabor é o mesmo. E o principal: o valor nutricional também.

Os assinantes podem escolher entre frutas, legumes ou ambos, além de informar os itens que não querem receber. Os planos são semanais ou quinzenais, e a empresa entrega em São Paulo e cidades do ABC Paulista, mas tem planos de expansãoPara saber a possibilidade de entrega e os preços, é preciso informar o CEP residencial.

Laranja Deli

Para mostrar que não há limites para a criatividade no mercado recorrente, os produtores de uma fazenda no interior de São Paulo criaram um clube que só vende laranjas, a Laranja Deli.

Além da produção orgânica, a vantagem é que as frutas são entregues até 48 horas após a colheita. A qualidade do sumo é avaliada conforme a Escala Brix, e as entregas são feitas apenas em São Paulo, em um dia da semana determinado conforme o bairro.

Os valores vão de R$ 59 a R$ 264, por caixas de três a 20 kg.

5 dicas de ouro para criar um clube de assinatura de produtos saudáveis

Se você recebeu o importante toque de inspiração pelos exemplos acima e pensa em investir nesse mercado, não perca essas dicas valiosas:

1. Procure pequenos produtores

Como vimos, atuar como uma ponte entre pequenos produtores e o público em geral pode ser bem lucrativo. 

Desta forma, você elimina intermediários e oferece produtos mais baratos sem deixar de lucrar e mantendo a qualidade desejada pelo consumidor.

2. Comece pela sua região

Outra vantagem dos orgânicos é a limitação geográfica, já que os itens precisam ser entregues em pouco tempo. Por isso, é bem provável que o seu clube de assinaturas seja o primeiro a atender moradores da sua área.

3. Personalize suas caixas

Procure saber as preferências dos consumidores que você puder atender. Uma boa maneira de fazer isso é com o cadastro de novos assinantes, assim o consumidor já escolhe como quer receber sua caixa saudável no ato da assinatura.

4. Faça parcerias com indústrias

Além de produtos orgânicos, outra possibilidade para caixas saudáveis é investir em itens industrializados. Para isso, é preciso firmar parcerias com fabricantes. Mas há muitas opções, e quanto mais fornecedores você tiver, melhor.

5. Invista em pagamento recorrente

Para um clube de assinaturas dar certo, é preciso investir na economia de recorrência. Isso vale para qualquer nicho, mas especialmente o das caixas saudáveis. Afinal, ter uma data específica para as entregas é essencial para garantir a logística de levar das pequenas propriedades até a casa do consumidor.

Além disso, com uma boa plataforma de pagamentos, é possível facilitar as cobranças, como vamos mostrar no próximo tópico.

Por onde começo um negócio de caixas saudáveis?

Para montar seu clube de caixas saudáveis, antes de mais nada, é preciso mudar a forma como você avalia seus resultados. Em vez de simplesmente gerar a conversão do cliente, é preciso pensar na retenção desse consumidorAlém de garantir produtos de qualidade, procure tornar o processo de cobrança mais fácil.

Esse mercado pode trazer alguns desafios, como gerenciar diferentes planos e oferecer várias formas de pagamento para atrair consumidores com vários perfis. Além disso, é preciso ter uma cobrança eficiente e saber lidar com a inadimplência – que muitas vezes acontece sem a vontade do assinante.

A boa notícia é que a Vindi pode ajudar você com tudo isso. Somos referência nacional em pagamentos recorrentes e temos todas as ferramentas que você vai precisar para aproveitar essa tendência sem maiores preocupações.

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