O TPV é um dos principais indicadores para vários tipos de negócios financeiros, pois fornece uma visão concreta do valor que uma empresa movimentou em determinado período.
Plataforma de pagamentos, fintechs e instituições financeiras têm no TPV um dos principais meios de analisar seu desempenho. Porém, empresas de vários outros segmentos também usam a informação em seus relatórios, comparando com outras métricas para apontar falhas e ajudar a definir meios de solucioná-las.
Neste artigo, você vai conferir o que é TPV, sua importância para compreender a saúde financeira da empresa e suas formas de utilização, além de aprender a calcular o indicador.
O que é TPV?
TPV é uma sigla em inglês para “Total Payment Volume” ou Volume Total de Pagamentos. O índice é usado globalmente para medir o volume de dinheiro transacionado através dos meios de pagamento (adquirentes, gateways, facilitadores, cartões, fintechs e etc).
Além disso, no mercado de cartões, esse número pode ser ilustrado sem as transações de boleto, débito em conta e outras formas de recebimento.
Como forma de exemplificar melhor o índice, empresas brasileiras divulgam resultados financeiros e incluem o Volume Total de Pagamentos como forma de analisar sua presença na economia do país.
Isso demonstra, de forma simples, o impacto que meios de pagamento promovem no setor.
Outros nomes usados no Brasil para ilustrar esse índice são:
- Volume financeiro de pagamentos processados
- Volume de pagamentos processados
- Total de pagamentos processados
- Total de volume de pagamentos.
O que é TPV mensal?
O TPV diz respeito ao total de pagamentos processados em um determinado período.
Você viu acima o exemplo do TPV em um ano inteiro, que podemos chamar de TPV anual. Porém, o ideal é que uma empresa tenha controle do seu volume de pagamentos processados a cada mês – ou seja, seu TPV mensal.
Essa métrica é muito comum em relatórios de empresas, para comparação de seu desempenho com o registrado em meses anteriores. O importante em uma apresentação de resultados é especificar sempre o período que o TPV abrange seja especificado.
Caso contrário, o valor acaba sendo uma informação isolada que não contribui com a análise do desempenho de uma empresa.
Qual a diferença entre TPV e TPN?
TPN é uma métrica que indica o volume total transacional de uma empresa. Em outras palavras, ela abrange todas as transações realizadas, e não apenas o que passou pelos meios de pagamento, como é o caso do TPV.
O TPN se difere do TPV por levar em consideração as entradas e saídas de um negócio. Portanto, esta métrica é usada por empresas de diversos segmentos, como uma espécie de balanço geral da empresa dentro do período analisado.
Com ele, um negócio pode analisar a efetividade de seus custos, despesas e investimentos em relação aos seus ganhos.
Qual a importância do Total Payment Volume?
Em primeiro lugar, é preciso considerar o tamanho do seu mercado, ou seja, o seu TAM, SAM e SOM. Isso porque o valor do TPV tem um papel diferente para cada segmento, mas, em nenhum mercado, esse indicador deixa de ser importante.
Vamos ilustrar com o mercado de pagamentos:
As adquirentes do Brasil medem sua participação no mercado em relação ao TPV que processam. Em um mercado de R$ 1,4 trilhões, crescer em TPV é sinal de aumento da participação.
É por isso que, para calcular market share, no mercado de cartões, o volume é o principal índice.
Como calcular o TPV?
O cálculo do TPV é realizado a partir da reunião de todos os dados de pagamento da empresa no período selecionado. Pode ser o mês, o ano ou qualquer outro período.
A partir daí, a conta é simples: basta somar todos os valores para chegar ao TPV geral. Além disso, dependendo do tipo de empresa, a soma dos valores obtidos por cada método também pode ajudar na análise de desempenho.
Para ilustrar, vamos imaginar uma empresa fictícia com os seguintes resultados:
- TPV de cartão de crédito: R$ 20 mil
- TPV de cartão de débito: R$ 17 mil
- TPV de carteiras digitais: R$ 2,5 mil
- TPV de Pix: R$ 22 mil.
Não havendo registro por outros meios, o TPV geral dessa empresa é a soma dos quatro números: R$ 61,5 mil.
Separados, esses dados podem mostrar insights sobre o comportamento dos consumidores. É possível compreender qual é o método de pagamento favorito e o menos usado, por exemplo.
Além disso, uma análise mensal desses dados pode mostrar qual meio tem crescido e qual tem tido menos espaço, o que pode ajudar bastante no direcionamento das inovações de um negócio.
Como utilizar o TPV na empresa?
Se você quer utilizar o TPV dentro do seu negócio, seja como estrela-guia ou nas estratégias gerais, é preciso considerar alguns fatores:
Coloque-o como OKR global na empresa
O primeiro deles é a visibilidade: o Volume Total de Pagamentos precisa estar visível dentro dos OKRs e o time como um todo deve saber que o TPV faz parte da estratégia.
Por isso, não adianta buscar aumento de Total Payment Volume e não comunicar com frequência nas agendas dos colaboradores.
Invista em retenção
Investir em retenção significa aumentar o LTV (Lifetime Value) e, a longo prazo, aumentar o TPV também. Dessa forma, o relacionamento do seu cliente com a sua solução e o investimento em mantê-lo dentro da empresa são uma das formas mais eficazes de crescer com escalabilidade.
Analise junto com outros indicadores
O TPV sozinho pode ser visto como um indicador de vaidade para a sua empresa. Por isso, é muito importante que ele seja usado com cuidado e analisado com outras métricas, como o próprio LTV.
Com isso, você terá muito mais visibilidade e assertividade da sua estratégia de aumento de Total Payment Volume. Afinal, o TPV pode funcionar como um ponto de referência para aumentar a exatidão das informações que os dados revelam.
Confira abaixo algumas métricas que podem funcionar dessa forma:
LTV
LTV mostra o valor que cada cliente rendeu durante o relacionamento com uma empresa. Relacionando com o TPV, pode indicar a necessidade de intensificar as medidas para retenção de clientes.
Churn
A taxa de cancelamentos também pode ser agregada ao TPV para mostrar o impacto das saídas de clientes. Em situações extremas, essa associação pode até apontar se houve algum dano à imagem da empresa.
Ticket médio
Uma das principais métricas de venda, o ticket médio, em conjunto com o TPV em uma análise mensal, pode mostrar o desempenho de ações como cross-sell e upsell. Além disso, se o crescimento do ticket médio não seguir o ritmo do TPV, pode ser necessário aumentar o mix de produtos.
CAC
A relação entre o custo de aquisição de clientes e o TPV, também em uma análise contínua, pode mostrar se uma empresa precisa reduzir ou intensificar suas ações de publicidade.
TPN
A própria TPN, que mostramos acima, pode ser relacionada com o TPV para analisar o controle de despesas da empresa. Neste artigo, você viu o que é TPV, qual a sua importância e como usá-lo de forma mais eficaz.
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