O TPV é um dos principais indicadores para vários tipos de negócios financeiros, pois fornece uma visão concreta do valor que uma empresa movimentou em determinado período.

Plataforma de pagamentos, fintechs e instituições financeiras têm no TPV um dos principais meios de analisar seu desempenho. Porém, empresas de vários outros segmentos também usam a informação em seus relatórios, comparando com outras métricas para apontar falhas e ajudar a definir meios de solucioná-las.

Neste artigo, você vai conferir o que é TPV, sua importância para compreender a saúde financeira da empresa e suas formas de utilização, além de aprender a calcular o indicador.

O que é TPV?

TPV é uma sigla em inglês para Total Payment Volume” ou Volume Total de Pagamentos. O índice é usado globalmente para medir o volume de dinheiro transacionado através dos meios de pagamento (adquirentes, gateways, facilitadores, cartões, fintechs e etc). 

Além disso, no mercado de cartões, esse número pode ser ilustrado sem as transações de boleto, débito em conta e outras formas de recebimento.

Como forma de exemplificar melhor o índice, empresas brasileiras divulgam resultados financeiros e incluem o Volume Total de Pagamentos como forma de analisar sua presença na economia do país.

Isso demonstra, de forma simples, o impacto que meios de pagamento promovem no setor.

Outros nomes usados no Brasil para ilustrar esse índice são:

  • Volume financeiro de pagamentos processados
  • Volume de pagamentos processados
  • Total de pagamentos processados
  • Total de volume de pagamentos.

O que é TPV mensal?

O TPV diz respeito ao total de pagamentos processados em um determinado período. 

Você viu acima o exemplo do TPV em um ano inteiro, que podemos chamar de TPV anual. Porém, o ideal é que uma empresa tenha controle do seu volume de pagamentos processados a cada mês – ou seja, seu TPV mensal.

Essa métrica é muito comum em relatórios de empresas, para comparação de seu desempenho com o registrado em meses anteriores. O importante em uma apresentação de resultados é especificar sempre o período que o TPV abrange seja especificado.

Caso contrário, o valor acaba sendo uma informação isolada que não contribui com a análise do desempenho de uma empresa.

Qual a diferença entre TPV e TPN?

TPN é uma métrica que indica o volume total transacional de uma empresa. Em outras palavras, ela abrange todas as transações realizadas, e não apenas o que passou pelos meios de pagamento, como é o caso do TPV.

O TPN se difere do TPV por levar em consideração as entradas e saídas de um negócio. Portanto, esta métrica é usada por empresas de diversos segmentos, como uma espécie de balanço geral da empresa dentro do período analisado.

Com ele, um negócio pode analisar a efetividade de seus custos, despesas e investimentos em relação aos seus ganhos.

Qual a importância do Total Payment Volume?

Em primeiro lugar, é preciso considerar o tamanho do seu mercado, ou seja, o seu TAM, SAM e SOM. Isso porque o valor do TPV tem um papel diferente para cada segmento, mas, em nenhum mercado, esse indicador deixa de ser importante.

Vamos ilustrar com o mercado de pagamentos:

As adquirentes do Brasil medem sua participação no mercado em relação ao TPV que processam. Em um mercado de R$ 1,4 trilhões, crescer em TPV é sinal de aumento da participação.

É por isso que, para calcular market share, no mercado de cartões, o volume é o principal índice.

Como calcular o TPV?

O cálculo do TPV é realizado a partir da reunião de todos os dados de pagamento da empresa no período selecionado. Pode ser o mês, o ano ou qualquer outro período.

A partir daí, a conta é simples: basta somar todos os valores para chegar ao TPV geral. Além disso, dependendo do tipo de empresa, a soma dos valores obtidos por cada método também pode ajudar na análise de desempenho.

Para ilustrar, vamos imaginar uma empresa fictícia com os seguintes resultados:

Não havendo registro por outros meios, o TPV geral dessa empresa é a soma dos quatro números: R$ 61,5 mil.

Separados, esses dados podem mostrar insights sobre o comportamento dos consumidores. É possível compreender qual é o método de pagamento favorito e o menos usado, por exemplo.

Além disso, uma análise mensal desses dados pode mostrar qual meio tem crescido e qual tem tido menos espaço, o que pode ajudar bastante no direcionamento das inovações de um negócio.

Como utilizar o TPV na empresa?

Se você quer utilizar o TPV dentro do seu negócio, seja como estrela-guia ou nas estratégias gerais, é preciso considerar alguns fatores:

Coloque-o como OKR global na empresa

O primeiro deles é a visibilidade: o Volume Total de Pagamentos precisa estar visível dentro dos OKRs e o time como um todo deve saber que o TPV faz parte da estratégia.

Por isso, não adianta buscar aumento de Total Payment Volume e não comunicar com frequência nas agendas dos colaboradores.

Invista em retenção

Investir em retenção significa aumentar o LTV (Lifetime Value) e, a longo prazo, aumentar o TPV também. Dessa forma, o relacionamento do seu cliente com a sua solução e o investimento em mantê-lo dentro da empresa são uma das formas mais eficazes de crescer com escalabilidade.

Analise junto com outros indicadores

O TPV sozinho pode ser visto como um indicador de vaidade para a sua empresa. Por isso, é muito importante que ele seja usado com cuidado e analisado com outras métricas, como o próprio LTV.

Com isso, você terá muito mais visibilidade e assertividade da sua estratégia de aumento de Total Payment Volume. Afinal, o TPV pode funcionar como um ponto de referência para aumentar a exatidão das informações que os dados revelam.

Confira abaixo algumas métricas que podem funcionar dessa forma:

LTV

LTV mostra o valor que cada cliente rendeu durante o relacionamento com uma empresa. Relacionando com o TPV, pode indicar a necessidade de intensificar as medidas para retenção de clientes.

Churn

A taxa de cancelamentos também pode ser agregada ao TPV para mostrar o impacto das saídas de clientes. Em situações extremas, essa associação pode até apontar se houve algum dano à imagem da empresa.

Ticket médio

Uma das principais métricas de venda, o ticket médio, em conjunto com o TPV em uma análise mensal, pode mostrar o desempenho de ações como cross-sell e upsell. Além disso, se o crescimento do ticket médio não seguir o ritmo do TPV, pode ser necessário aumentar o mix de produtos.

CAC

A relação entre o custo de aquisição de clientes e o TPV, também em uma análise contínua, pode mostrar se uma empresa precisa reduzir ou intensificar suas ações de publicidade.

TPN

A própria TPN, que mostramos acima, pode ser relacionada com o TPV para analisar o controle de despesas da empresa. Neste artigo, você viu o que é TPV, qual a sua importância e como usá-lo de forma mais eficaz.

Se gostou deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso e-book sobre métricas: clique no banner abaixo e faça o download gratuito agora mesmo!

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies