A OKR ou Objectives and Key Results, é uma metodologia de gestão de metas muito usada pelo Google e outras empresas de sucesso do Vale do Silício. Funciona mais ou menos assim:

Objetivos (O) – É o conjunto de resultados, o que você quer alcançar em determinado período de tempo. Ele deve ser curto, motivador e envolvente.

Exemplo: Aumentar as receitas recorrentes

Key Results (KR) – Os resultados-chave são as métricas que, em conjunto, farão você alcançar o objetivo. Devemos ter um conjunto de 2 a 5 resultados principais.

Exemplos:
Alcançar o MRR de R$ 200.000;
Aumentar o LTV para R$ 1.200.000;
Reduzir o Churn para 3% ao mês.

Ao alcançar esses resultados-chave, você vai atingir o objetivo. Uma maneira legal é pensar assim:

Eu vou (Objetivo – aumentar as receitas recorrentes) medido por (esse conjunto de Key Results – MRR, Churn e LTV).

Como colocar a OKR em prática?

Definidos os objetivos e as metas de como você vai alcançar esses objetivos, é hora de partir para a ação. A Vindi, construiu essa planilha para te ajudar,

okr - como funciona 1

Assim que você definir seus objetivos e resultados-chave, coloque eles na primeira coluna. Após, defina a data início do projeto e a data final – para estipular o prazo máximo para entregar os objetivos completos (Ah! É importante se lembrar que não existe objetivo sem prazo de entrega). Após isso, coloque a frequência que você vai medir as métricas para saber se está ou não bem encaminhado para a conclusão.

okr - como funciona 2

Agora, a parte mais importante, as métricas. Na coluna Valor Inicial, preencha com os valores que você tem exatamente no dia em que você começou o projeto. No Valor Atual, com base na frequência que definiu, atualize seus números. Em Metas, você vai colocar os resultados-chave definidos como essenciais para alcançar o objetivo.

Não precisa preencher as colunas de Progresso e nem de Progresso Geral, elas são atualizadas baseadas no quão perto você está de alcançar essas metas e objetivos.

Na aba Dashboard, você vai ter um acompanhamento de como estão seus objetivos e metas. Assim, você saberá onde alocar seus esforços e recursos.

ferramenta de okr

Para baixar a planilha é bem simples, clique na imagem abaixo e receba a ferramenta gratuitamente.