A OKR ou Objectives and Key Results, é uma metodologia de gestão de metas muito usada pelo Google e outras empresas de sucesso do Vale do Silício. Funciona mais ou menos assim:

Objetivos (O) – É o conjunto de resultados, o que você quer alcançar em determinado período de tempo. Ele deve ser curto, motivador e envolvente.

Exemplo: Aumentar as receitas recorrentes

Key Results (KR) – Os resultados-chave são as métricas que, em conjunto, farão você alcançar o objetivo. Devemos ter um conjunto de 2 a 5 resultados principais.

Exemplos:
Alcançar o MRR de R$ 200.000;
Aumentar o LTV para R$ 1.200.000;
Reduzir o Churn para 3% ao mês.

Ao alcançar esses resultados-chave, você vai atingir o objetivo. Uma maneira legal é pensar assim:

Eu vou (Objetivo – aumentar as receitas recorrentes) medido por (esse conjunto de Key Results – MRR, Churn e LTV).

Como colocar a OKR em prática?

Definidos os objetivos e as metas de como você vai alcançar esses objetivos, é hora de partir para a ação. A Vindi, construiu essa planilha para te ajudar,

okr - como funciona 1

Assim que você definir seus objetivos e resultados-chave, coloque eles na primeira coluna. Após, defina a data início do projeto e a data final – para estipular o prazo máximo para entregar os objetivos completos (Ah! É importante se lembrar que não existe objetivo sem prazo de entrega). Após isso, coloque a frequência que você vai medir as métricas para saber se está ou não bem encaminhado para a conclusão.

okr - como funciona 2

Agora, a parte mais importante, as métricas. Na coluna Valor Inicial, preencha com os valores que você tem exatamente no dia em que você começou o projeto. No Valor Atual, com base na frequência que definiu, atualize seus números. Em Metas, você vai colocar os resultados-chave definidos como essenciais para alcançar o objetivo.

Não precisa preencher as colunas de Progresso e nem de Progresso Geral, elas são atualizadas baseadas no quão perto você está de alcançar essas metas e objetivos.

Na aba Dashboard, você vai ter um acompanhamento de como estão seus objetivos e metas. Assim, você saberá onde alocar seus esforços e recursos.

ferramenta de okr

Para baixar a planilha é bem simples, clique na imagem abaixo e receba a ferramenta gratuitamente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies