A ideia era investir em um novo segmento para diversificar. Alessandro era sócio de uma empresa de informática e Alexandra proprietária de uma clínica de estética, quando decidiram apostar no segmento de educação para “mudar” os ares.

No início de 2009, trouxeram para o Brasil a primeira franquia da marca Projeta, uma escola de cursos profissionalizantes com foco em saúde. A unidade fica em Guarulhos. Com o sucesso da primeira, decidiram comprar sua segunda unidade no Tatuapé, em fevereiro de 2011, de um franqueado que não conseguiu colocar o negócio para frente. Compradas as unidades, o negócio agora era continuar uma boa gestão e colocar a escola para frente.

 “A ideia de apostar numa franquia de educação veio pelas infinitas possibilidades do mercado” – Alessandro

Só em 2015, o segmento de educação representou 6,6% do faturamento no setor de franquias que, ao todo, faturou R$ 140 bilhões. Uma oportunidade para quem quer investir no segmento de educação.

Leia aqui sobre uma franqueada à Microlins que apostou na recorrência e obteve sucesso 

Mas, além das oportunidades de mercado, a ideia do casal era apostar em uma área ainda desfalcada no país, que é a educação. Nas unidades Projeta são oferecidos 10 cursos profissionalizantes, entre eles: massoterapia, cuidador de idosos, auxiliar de laboratório e auxiliar de veterinário e Pet Shops. Esses dois últimos são os mais procurados.

A escola atende um público com idade acima de 16 anos que busca por inserção ou recolocação no mercado de trabalho. A maioria jovens e adultos. Para facilitar a forma de pagamento, a Projeta oferece boleto bancário, cartão de crédito e, também, cheques. O boleto ainda é o mais utilizado pelos alunos.

Mesmo tentando facilitar o pagamento para os alunos, a escola ainda sofria com problemas de inadimplência. Foi aí que Alessandro percebeu que uma das necessidades seria contratar uma plataforma de pagamento como a da Vindi.

“Os robôs que atuam para diminuir a inadimplência, associados ao envio de e-mails informando o status de todo o processo de cobrança – inclusive a oportunidade de o cliente informar um novo cartão em caso de falhas ou não aprovação -, são recursos extraordinários”. – Alessandro

Além da facilidade de integração ao ERP da escola, a usabilidade do sistema ajuda a escola a manter um processo de gestão totalmente automatizado, o que permite aos donos manterem o foco em outras questões. E é por isso que eles acreditam no modelo da recorrência.

Para incentivar a migração do boleto para a recorrência, a escola trabalha com campanhas contínuas de marketing. Afinal, quanto mais alunos estiverem nesse modelo de pagamento, menores ficam as preocupações com cobranças e inadimplências.

Ainda pensando na diversificação e em investir em novos negócios, o casal quer apostar em outros segmentos, mas pensam sempre em algo que dê para encaixar a recorrência, que é uma ferramenta que atende qualquer tipo de negócio.

vindi-banner

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies