Os carros por assinatura são uma das tendências da economia da recorrência que têm bastante espaço para crescer no Brasil.
Isso pode surpreender alguns — afinal, quem imaginaria que os automóveis, bens tão tradicionais dos brasileiros, poderiam ser transformados em serviços disponibilizados em clubes de assinatura?
Mas é o que está acontecendo: várias locadoras e montadoras já oferecem planos de assinatura para carros zero km – e o setor não para de crescer.
Neste texto, vamos mostrar como funciona o carro por assinatura e como empreender esse modelo de gestão de assinatura.
Continue lendo e encontre sua oportunidade para cobrar na recorrência.
O que é o aluguel de carros por assinatura?
Aluguel de carros por assinatura é um serviço que permite a locação de longo prazo de um veículo zero km, com pagamento recorrente pelo seu uso.
Basicamente, o cliente paga um valor fixo mensal para utilizar o carro por um período que varia entre um e quatro anos, enquanto na locação tradicional o cliente usufrui do veículo por alguns dias ou semanas.
A grande vantagem é que a mensalidade inclui todas as despesas tradicionais de um veículo, como documentação, IPVA, licenciamento, seguro, revisões obrigatórias, manutenção e taxas.
Ou seja: o cliente só precisa pagar pelo combustível e estacionamento (e multas de trânsito, se ocorrerem).
No final do contrato, o carro é devolvido à empresa e o cliente pode assinar outro veículo zero, se quiser.
Com o carro por assinatura, a locação de veículos foi inserida na economia da recorrência, que tem como base a comercialização do acesso em vez da propriedade.
Logo, o público-alvo desse mercado não tem interesse em possuir o bem, mas em usufruir dele e conquistar sua mobilidade sem ter as dores de cabeça comuns de um carro.
E a ideia está se tornando cada vez mais popular: o modelo de assinatura de carros cresceu 31,2% de 2022 para 2023, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
E já vamos entender por que esse serviço está crescendo tanto.
Como funciona o modelo de carros por assinatura?
O carro por assinatura funciona como qualquer outro serviço recorrente: o cliente paga uma mensalidade para utilizar o bem por um período determinado em contrato.
No caso, a locadora ou montadora se responsabiliza por toda a burocracia e gastos com documentação, seguro, manutenção e impostos, deixando apenas os custos com combustível e estacionamento para o cliente.
Além disso, o contrato inclui assistência 24 horas para o assinante em todo o território nacional e possui opções adicionais, como carro reserva, serviço de leva e traz e blindagem.
O valor pago mensalmente varia de acordo com três fatores: modelo do carro, prazo de contrato e franquia de quilometragem.
Existem contratos de 12 a 48 meses e franquias que vão de 1.000 km/mês a 3.000 km/mês.
Ao fim do contrato, o cliente deve devolver o carro à empresa, e se tiver ultrapassado a franquia de quilometragem, pagar um valor extra por cada quilômetro adicional rodado.
Para assinar um carro, o cliente deve ter mais de 18 anos e possuir carteira de habilitação.
Algumas empresas fazem análise de crédito e exigem que o valor da assinatura não ultrapasse 30% da renda mensal do cliente.
Vantagens da assinatura de carros para o consumidor
O carro por assinatura está conquistando o mercado porque traz vantagens exclusivas em comparação com a compra do veículo.
Confira as principais.
1. Valor mais acessível na largada
O contrato do carro por assinatura sempre sai mais barato do que a compra do mesmo veículo na concessionária — pelo menos no curto prazo.
Lembrando que a assinatura concede veículos novos, então a comparação é com a compra de carros zero km.
Se por um lado o assinante não fica com o bem no fim do contrato, ele também não despende custos de manutenção e tampouco sofre com a desvalorização do ativo.
2. Comodidade
Nada mais cômodo do que andar de carro zero km sem se preocupar com manutenção, documentação e impostos.
Para completar, as locadoras e montadoras incluem na assinatura o chaveiro, reboque, carga de bateria e outros serviços essenciais que livram o cliente de qualquer dor de cabeça.
Além disso, o assinante evita o momento mais desgastante de ter um carro zero: a revenda.
3. Acesso a modelos zero km
Com a popularização do carro por assinatura, já é possível assinar a maioria dos veículos zero km do mercado.
Assim, mesmo quem não poderia arcar com os custos de um carro novo tem condições de ter um veículo do ano na garagem.
4. Flexibilidade
O cliente que escolhe o carro por assinatura é aquele que gosta de flexibilidade e não se importa com o sentimento de posse.
Afinal, é possível mudar o contrato a qualquer momento e trocar de carro de tempos em tempos com total praticidade.
5. Segurança
Não é preciso se preocupar com a segurança ao assinar um carro, pois o seguro para proteção do veículo e de terceiros já está incluso.
Além disso, o serviço se tornou uma ótima opção para quem quer sair do transporte público.
Desvantagens dos carros por assinatura
Você acabou de ver as vantagens do modelo de carros por assinatura.
E o outro lado? É importante considerar todas as desvantagens antes de decidir se o carro por assinatura é a melhor opção para você.
- Quilometragem limitada: a maioria dos planos possui um limite de quilometragem mensal, o que pode ser um problema para quem usa o carro com frequência.
- Personalização: as opções de personalização são limitadas, pois você precisa escolher entre os modelos e configurações predefinidas pela empresa e não pode fazer alterações.
- Compromisso a longo prazo: os contratos geralmente são de longo prazo (12 a 48 meses), o que pode ser um problema se você precisar trocar de carro antes do término do contrato.
- Risco de inadimplência: em caso de inadimplência, você pode ter o carro apreendido e ainda ter que pagar as parcelas restantes.
- Falta de posse: você não é o dono do carro, apenas o usuário, o que significa que não pode vendê-lo ou transferi-lo para outra pessoa.
- Custo no longo prazo: se ter o carro do ano não é uma prioridade e você pensa no longo prazo, comprar um automóvel e mantê-lo em boas condições ao longo do tempo é mais vantajoso.
Quais os principais serviços de carros por assinatura do Brasil?
É possível assinar o serviço em locadoras de veículos ou com as próprias montadoras.
É importante comparar os diferentes serviços antes de escolher um, levando em consideração seus critérios como preço, quilometragem, serviços inclusos e modelos.
Veja as principais opções
Localiza Meoo
A principal locadora de veículos do Brasil oferece vários modelos no serviço de assinatura e tem uma ampla rede de lojas.
Movida Carro por Assinatura
Assim como a Localiza, a Movida é um player bem estabelecido no mercado brasileiro, tem uma ampla frota e a opção de serviços premium como concierge exclusivo.
Unidas Livre
O serviço de carros por assinatura da Unidas tem vantagens como automóvel reserva por tempo ilimitado sem custo adicional.
Porto Seguro Carro Fácil
Além das principais locadoras, a Porto Seguro, uma das maiores seguradoras do país, também tem um serviço de carros por assinatura.
Flua!
Serviço de assinatura com modelos das marcas Jeep, Fiat e Peugeot.
Montadoras
Algumas das montadoras que têm seus próprios serviços de carros por assinatura:
- Audi Signature
- Ford Go
- MIT Assinatura (Mitsubishi)
- Nissan Move
- Renault On Demand
- VW Sign & Drive (Volkswagen)
Quanto custa um carro por assinatura?
O custo de um carro por assinatura depende de diversos fatores, como o modelo, prazo do contrato, quilometragem, localização e serviços opcionais.
As mensalidades costumam ser a partir de cerca de R$ 1,6 mil para carros populares, podendo chegar a quase R$ 20 mil para a assinatura de carros de luxo e/ou elétricos.
Veja alguns exemplos:
- O Renault Kwid é o veículo mais barato na Movida: a mensalidade custa a partir de R$ 1.569,80
- O mesmo serviço oferece a assinatura do elétrico BYD Tan EV por R$ 17.599,50
- A mensalidade do SUV Volkswagen Taos parte de R$ 3.992,99 na Unidas Livre
- A assinatura do furgão Renault Master custa a partir de R$ 5.749,00 por mês pelo Renault On Demand
- Na Ford Go, você pode assinar a mensalidade de uma picape Ranger por a partir de R$ 5.641
- A mensalidade dos veículos disponíveis na Audi Signature variam entre R$ 6.499 e R$ 16.099.
Seguros e coberturas para carros por assinatura
Os seguros para carros por assinatura funcionam de maneira similar aos seguros tradicionais, mas com algumas particularidades importantes.
A empresa de assinatura já oferece um seguro incluso no pacote, o que facilita o processo para o cliente e evita burocracias.
No entanto, o cliente também tem a opção de contratar um seguro adicional, caso deseje uma cobertura mais ampla e personalizada.
As coberturas básicas, como danos a terceiros, roubo e furto, geralmente estão incluídas no seguro oferecido pela empresa de assinatura.
Já as coberturas opcionais, como cobertura contra colisões, incêndio, explosão, alagamento, danos a vidros, carro reserva e assistência 24 horas, podem ser contratadas à parte, de acordo com as necessidades do cliente.
Entre as diferenças, o seguro para carro por assinatura pode ter limitação de quilometragem — se o cliente ultrapassar o limite, terá de pagar um valor adicional.
Comparativo: carros por assinatura vs. compra vs. leasing
Para facilitar o entendimento sobre o melhor modelo, preparamos uma tabela comparando a compra do veículo com o serviço de assinatura e o leasing (aluguel do carro com a opção de compra no fim do contrato).
Critério | Carro por Assinatura | Compra | Leasing |
Investimento inicial | Baixo (mensalidade) | Alto (valor total do veículo) | Médio (entrada + parcelas) |
Pagamento | Mensalidade fixa + adicionais se exceder a quilometragem | À vista ou financiamento | Parcelas mensais |
Duração do contrato | Curto prazo (12 a 48 meses) | Longo prazo (indefinido) | Médio prazo (24 a 60 meses) |
Quilometragem | Limite mensal | Livre | Limite mensal |
Manutenção | Incluída na mensalidade | Responsabilidade do proprietário | Opcional (pacote de serviços) |
Seguro | Incluído na mensalidade | Responsabilidade do proprietário | Opcional (pacote de serviços) |
Flexibilidade | Média (troca de veículo no final do contrato) | Baixa (venda do veículo) | Média (troca de veículo no final do contrato) |
Personalização | Média (opções limitadas) | Alta (escolha do modelo e opcionais) | Média (opções limitadas) |
Custos totais | Variáveis (dependem da quilometragem e uso) | Previsíveis (valor total do veículo) | Variáveis (dependem do valor residual) |
Riscos | Baixos (menor investimento inicial) | Altos (depreciação do veículo) | Médios (risco de inadimplência) |
Vantagens | Comodidade, previsibilidade, flexibilidade | Controle total, valor residual | Menor investimento inicial, flexibilidade |
Desvantagens | Custos variáveis, quilometragem limitada, personalização limitada | Alto investimento inicial, responsabilidades, depreciação | Limite de quilometragem, custos adicionais, valor residual |
Carro por assinatura vale a pena?
Depende. Com tudo o que explicamos aqui, você tem elementos suficientes para decidir por conta própria.
A resposta vai depender de alguns fatores:
- Orçamento: compare o custo com outras opções, como financiamento ou compra à vista
- Perfil de uso: quantas vezes você usa o carro? Quantos quilômetros você roda por mês?
- Necessidades: você precisa de um carro novo ou usado? Você precisa de um carro grande ou pequeno?
- Preferências: você prefere a comodidade ou a economia?
Se você quer ter sempre um carro novo, não costuma rodar mais que 1 mil quilômetros em um mês e não quer se preocupar com seguro e manutenções, o carro por assinatura pode ser um ótimo negócio.
Como montar uma empresa de carros por assinatura
Se você pretende montar uma empresa de carros por assinatura e aproveitar a tendência, vai precisar de um bom planejamento.
Confira quais são as etapas neste passo a passo:
1. Estude o mercado
Atualmente, o mercado de carros por assinatura inclui grandes locadoras, como Movida, Unidas e Localiza e montadoras, como Fiat, Caoa, Renault e Volkswagen.
Logo, é importante estudar a fundo esse segmento e entender como você pode se posicionar com um serviço diferenciado.
Por ser um negócio novo, muitas empresas estão em fase de experimentação do serviço, e essa pode ser uma oportunidade de disputar a preferência do público.
Inclusive, estão surgindo startups na área, provando que há muito espaço para a inovação.
2. Mire em um público-alvo específico
As empresas de carros por assinatura relatam que o público jovem tem se interessado mais pelo serviço.
Afinal, estamos falando de uma geração mais “desapegada”, que prefere contratar um serviço completo de mobilidade do que ter um carro próprio.
Mas também existem pessoas que buscam a assinatura para testar novidades do mercado, por exemplo.
Por isso, é importante que você estude o público-alvo e tente compreender melhor esses novos hábitos de consumo para mirar nos perfis certos.
3. Tenha um diferencial
Algumas locadoras se diferenciam pelo custo-benefício da assinatura, outras apostam em um serviço personalizado e tem aquelas que querem ganhar o cliente pela inovação (como no caso da assinatura de carros elétricos).
Então, se você quer concorrer com essas empresas, precisa definir qual será o diferencial do seu serviço e ter um bom apelo junto ao público.
4. Pense na viabilidade financeira
Para que um negócio de carros por assinatura dê certo, é preciso ter um bom planejamento financeiro, pois são muitos custos envolvidos.
Para começar, você precisa negociar a compra da frota com a concessionária e conseguir o melhor preço possível.
Além disso, é preciso ter vários pontos espalhados pela região definida para garantir a comodidade do cliente — o que envolve custos altos de locação.
Para que a empresa seja sustentável financeiramente, é preciso que o preço do contrato de assinatura somado ao preço da revenda após a devolução dê um lucro considerável em relação ao custo do veículo.
5. Invista em marketing
O marketing é fundamental no ramo de carros por assinatura, pois estamos falando de um serviço inovador, que tem tudo a ver com a era digital e economia da recorrência.
Logo, você deve ter uma forte presença na internet e apostar em um conteúdo diferenciado para mostrar o valor da assinatura ao seu público.
6. Planeje as soluções de pagamento e cobrança
Por ser um serviço de assinatura, você vai precisar de uma solução que automatize as cobranças recorrentes.
Assim, você terá uma proteção contra a inadimplência, reduzirá as chances de erro e economizará tempo da equipe de atendimento.
Pontos de atenção no aluguel de carro mensal
Se você quer empreender na área de carros por assinatura, precisa ter em mente que o serviço vai muito além de uma simples locação.
O cliente que busca essa solução quer comodidade e uma experiência diferenciada, com todas as suas necessidades atendidas por um valor fixo mensal.
Por isso, é importante que você invista em um atendimento excepcional e suporte 24 horas, por exemplo, e não apenas em modelos de veículos atrativos.
A transparência no negócio é outro ponto essencial, já que qualquer omissão no contrato pode gerar uma grande insatisfação no assinante e disparar seu churn rate.
E claro, é preciso ter atenção redobrada à gestão e ferramentas digitais que deem conta de várias assinaturas.
Além disso, a cobrança precisa ser facilitada, pois esse cliente também quer conveniência na hora de pagar sua assinatura online.
Cobrança recorrente na assinatura de veículo
A cobrança recorrente é um dos pontos-chave para o sucesso do negócio de carros por assinatura.
Para facilitar o pagamento digital dos seus clientes, você pode contar com a plataforma completa da Vindi.
E com o diferencial de contar com um dos melhores gateways de pagamento do mercado.
Além de oferecer formas de pagamento como boleto bancário e débito automático no cartão de crédito (sem comprometer o limite), você ainda pode personalizar sua régua de cobrança e automatizar todo o processo.
O sistema também oferece recursos para gestão das assinaturas, criação de grades e planos, controle financeiro e recuperação de inadimplência.
Tudo em uma única solução que resolve sua parte financeira e proporciona uma experiência única para seus clientes.
Viu como os carros por assinatura podem ser um bom negócio?
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