Investir na recuperação de vendas é um dos principais fatores para elevar a taxa de conversão de um e-commerce.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, aproximadamente 78% dos consumidores brasileiros têm o hábito de abandonar o carrinho em compras online.
Ou seja, não importa quanto o seu negócio seja eficiente no marketing e nas vendas, sempre haverá aqueles casos em que o cliente clicou nas compras, mas acabou desistindo.
Por isso, vamos mostrar nesse artigo como a recuperação de vendas pode melhorar seus resultados.
Acompanhe até o final!
O que é recuperação de vendas?
Recuperação de vendas é uma estratégia implementada por e-commerces para tentar reverter uma situação de abandono de carrinho.
A ideia é fazer com que o cliente faça a mesma compra que cogitou fazer, mesmo depois de desistir e sair da página da loja virtual.
Para isso, existem técnicas que buscam levar até o cliente a mesma informação da compra, para explorar o desejo ou a necessidade pelo item oferecido.
Qual a diferença entre recuperação de vendas e abandono de carrinho?
O abandono de carrinho é uma situação em que o cliente escolheu fazer uma compra em um site de vendas, mas não concluiu o processo.
Já a recuperação de vendas é a estratégia criada para contornar esse problema, buscando uma forma de apresentar novamente o produto ao cliente.
Portanto, a diferença entre os dois conceitos é que o abandono de carrinho é uma situação reversível, e a recuperação de vendas é justamente o meio de fazer essa reversão.
Qual é a diferença entre recuperação de vendas e retentativas de cobrança?
Estas são funcionalidades similares mas que atendem dores relacionadas a modelos de negócios diferentes.
A recuperação de vendas está baseada em modelos de vendas e-commerce que ocorrem de forma unitária, enquanto as retentativas de cobranças estão ligadas à recuperação de inadimplência em modelos de vendas por assinaturas.
5 dicas para recuperação de vendas online
Há algumas ferramentas de recuperação de vendas muito práticas que podem ajudar no seu negócio.
Veja essas dicas que separamos para você:
1. Use uma plataforma de pagamentos
Em teoria, é muito difícil reunir as informações sobre todos os clientes que abandonam seus carrinhos em um e-commerce para buscar reverter cada uma dessas vendas.
Uma forma “manual” de fazer isso seria incluir todos os dados sobre os clientes, as vendas perdidas e os motivos, para depois tentar novamente o contato.
Porém, esse processo é trabalhoso, sujeito a erros e com pouco retorno.
Por isso, o ideal é contar com uma plataforma de pagamentos com funcionalidades específicas para isso.
Desta forma, é possível automatizar ações como o envio de e-mails com os dados da venda perdida para atrair os clientes.
Saiba como a régua de cobrança pode te ajudar a garantir os pagamentos:
Além disso, um bom sistema permite diversificar as formas de pagamento para que o cliente tenha mais alternativas na hora de pagar.
2. Link de pagamento
Imagine se você pudesse simplesmente enviar de novo a tela de checkout para o cliente que abandonou o carrinho.
O link de pagamento é mais ou menos isso: você manda para o usuário um link personalizado que já tem os produtos que ele mesmo escolheu discriminados.
Conheça o Link de Pagamento da Vindi:
Assim, ele só precisa confirmar a compra.
3. Retargeting
Essa estratégia é voltada para quem usa plataformas de anúncios pagos como Google Ads.
Ela funciona por meio de cookies, ou seja, arquivos que permitem que o próprio site armazene dados sobre a navegação.
Assim, a plataforma pode “se lembrar” da compra que o usuário fez e apresentar novamente o produto em um anúncio para ele.
4. Pop-up de intenção de saída
Pop-ups são pequenas janelas que aparecem para os usuários quando eles fazem uma compra.
Nessa estratégia, os pop-ups aparecem sempre que o usuário realiza uma ação para sair do site, como fechar a aba do navegador.
É importante nesses casos deixar uma mensagem que chame sua atenção, como um aviso de estoque limitado para acionar o gatilho mental da escassez.
5. Vantagens exclusivas
Se o cliente colocou o produto no carrinho e desistiu, talvez um empurrãozinho possa ajudar a concretizar essa compra.
Para isso, você pode oferecer alguma vantagem exclusiva caso ele faça a compra.
Um detalhe importante é que essa oferta deve ter tempo limitado, para acionar o gatilho da urgência.
E se você souber o motivo do abandono, melhor ainda, pois você pode oferecer um benefício relacionado a ele, quebrando sua objeção.
Por exemplo, oferecendo um cupom de frete grátis caso o valor da entrega tenha levado a pessoa a desistir da compra.
Como funciona a recuperação de vendas por e-mail?
A recuperação de vendas por e-mail pode ser uma ferramenta poderosa e eficiente, principalmente se for automatizada.
Afinal, com ela você pode recuperar vendas perdidas sem nenhum esforço.
Clientes da Vindi podem contar com essa funcionalidade para dois casos:
- Quando a compra é pré-autorizada no cartão, mas não é concretizada
- Quando o cliente chega a emitir o boleto bancário, mas acaba não pagando.
Nesses casos, o sistema envia uma mensagem sobre a falta de pagamento incluindo um novo boleto ou a possibilidade de usar outra forma de pagamento.
Portanto, é uma ferramenta com potencial de elevar sua taxa de conversão sem exigir esforço adicional.
Importância dos meios de pagamento na recuperação de vendas
A oferta de diversas formas de pagamento tem sido cada vez mais decisiva para e-commerces em geral.
E quando falamos em recuperação de vendas, esse fator é ainda mais crucial, pois a falta de determinada alternativa para pagar pode ser a razão da desistência.
Além disso, também é importante usar soluções automatizadas para elevar sua taxa de conversão.
Para isso, você pode contar com as ferramentas da Vindi.
Com nossa plataforma, você pode programar o envio de um e-mail para todos os clientes que abandonaram o carrinho no seu site, nos moldes que apresentamos acima.
Contamos também com funcionalidades que ajudam seu negócio a reverter vendas reprovadas automaticamente.
Somos um ecossistema completo de pagamentos, com diversas soluções para vendas avulsas e negócios recorrentes.