O pagamento por aproximação, ou contactless, consiste em realizar uma transação sem precisar inserir o cartão na maquininha:
basta encostá-lo sobre o visor. Em muitos casos, nem a senha é pedida.
Este tipo de pagamento não é tão novo assim. Ele já existia inclusive no Brasil, especialmente em cartões de transporte público.
No entanto, há quem não goste de pagar por aproximação. Muita gente tem medo de clonagem de cartão, de uso indevido ou de outros tipos de fraude.
Há quem diga que criminosos podem passar maquininhas perto do bolso das pessoas para fazer transações indevidas. Mas pouca gente sabe que isso é muito improvável de acontecer.
O pagamento por aproximação é bastante seguro, praticamente à prova de clonagem de cartão. Quanto ao golpe da maquininha, seria necessário aproximá-la entre 3 a 5 cm para que a fraude dê certo.
Além disso, há um limite para aprovações automáticas via pagamento contactless - e muitas vezes esse valor pode ser ajustável pela própria pessoa portadora do cartão
Preparamos um guia completo explicando por que pagamento por aproximação é uma boa, tanto para quem compra como para quem vende. Confira!