O Vindi Insights de novembro de 2021 traz novidades sobre o panorama da inadimplência neste final de ano e os dados que você já conhece sobre o mercado da recorrência.

O endividamento subiu e preocupa os empreendedores.

Por outro lado, temos os resultados da Black Friday que trazem fôlego para os negócios em 2022.

Você vai conferir essas notícias e os números do segmento da recorrência em detalhes a seguir.

Continue lendo e fique bem informado para 2022.

Notícias do mercado da recorrência

Neste fim de ano, as principais notícias do mercado da recorrência giram em torno da inadimplência, esse fantasma que assombra as empresas.

Por outro lado, também há os resultados animadores da Black Friday 2021.

Confira o panorama a seguir.

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar no ano

A inadimplência no Brasil atingiu o maior patamar do ano em novembro de 2021: 26,1% das famílias afirmam ter dívidas ou contas em atraso, contra 25,6% em outubro.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, conforme publicado na Agência Brasil.

No caso das famílias com renda acima de 10 salários mínimos, a proporção de endividados foi a maior já observada na série histórica, com aumento mensal de 69,5% para 70,3%.

Já na faixa de renda de até 10 salários mínimos, o salto foi de 75,9% para 77% – um aumento de quase 10% em comparação com novembro de 2020.

Além disso, o prazo médio de atraso para quitar dívidas também voltou a aumentar, chegando a 61 dias.

Os dados preocupam as empresas, pois a inadimplência é a maior inimiga dos negócios recorrentes.

Quando um cliente deixa de pagar, a lógica da receita previsível é prejudicada, e a empresa pode ficar no vermelho, já que a saúde financeira depende do fluxo contínuo de faturamento.

Como a Vindi pode ajudar nesse cenário

É importante reforçar que a Vindi possui inúmeras soluções para ajudar os empreendedores a combater a inadimplência.

Para começar, nosso sistema oferece três recursos de retentativas de pagamento automáticas:

  • A Retentativa Simples, que faz uma nova tentativa de cobrança no cartão de crédito automaticamente em caso de recusa
  • A Retentativa Inteligente de Saldo, que faz uso de dados históricos e de comportamentos observados em milhões de transações para prever informações e promover cobranças mais assertivas, quando recusadas por falta de saldo.
  • A Retentativa com troca de adquirente, que faz uma nova tentativa de cobrança automática trocando o adquirente para aumentar as chances de sucesso.

Além disso, a plataforma da Vindi permite a criação de uma régua de cobrança personalizada com notificações automáticas que são enviadas para lembrar o cliente sobre o pagamento.

Tudo para garantir que as cobranças sejam bem-sucedidas e que sua gestão financeira fique sempre em dia.

Saiba mais sobre redução de inadimplência no vídeo abaixo:

Black Friday 2021: vendas crescem 5,8% e TPV da Vindi cresce 25%

O Relatório Black Friday 2021, divulgado pela Social Miner | All iN, em parceria com Vindi, Bornlogic, Delivery Direto, Neotrust, Octadesk, Opinion Box e Lett, mostra que a Black Friday 2021 superou as vendas do ano passado em 5,8% (considerando quinta e sexta).

Além disso, a data registrou 13,3% mais pedidos, com as seguintes categorias em evidência:

Vindi Insights Novembro - infográfico categorias em evidência black friday 2021

Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Em relação aos meios de pagamento, os dados da Black Friday 2021 mostram que o cartão de crédito segue no topo da preferência do consumidor, com 68,1% de participação.

Em seguida, vem o boleto bancário (31,6%), enquanto os meios débito em conta, Pix e carteira digital ainda representam menos de 0,5% das transações.

Vindi Insights Novembro - infográfico métodos de pagamento black friday 2021

Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

Já o TPV da Vindi cresceu 17,3% se comparado com o mesmo período em 2020, em ticket médio, crescemos 7%

Se considerarmos o período entre 25 e 29 de novembro (Black Friday + Cyber Monday), o crescimento da Vindi em TPV foi de 25% em relação a 2020.

Ouça também o Dentro do Ringue #3, um episódio sobre a Black Friday conduzido pelo Rodrigo Dantas, nosso CEO, pelo Pedro Eugenio, fundador do Black Friday no Brasil, e pelo Felipe Held, Head Marketing na Konduto.

Indicadores econômicos

Na economia, o Índice de Confiança do Consumidor despencou 1,4 pontos, atingindo o menor valor desde abril.

Esse resultado é explicado pela alta taxa de desemprego e queda no rendimento dos brasileiros, que caiu pelo 4º trimestre seguido, devido à geração de vagas precárias.

 

TPV da Vindi em Novembro

No TPV da Vindi, o crescimento foi de 8,7%, após uma alta de 1,9% em outubro de 2021.

Além disso, mais de 54% dos clientes tiveram uma variação positiva no seu TPV.

Em relação aos segmentos, 83% tiveram resultados positivos no comparativo mensal e anual de TPV.

Os destaques foram Turismo e Hotelaria, com crescimento de 37,1% M/M e 189,2% Y/Y, e Educação, com crescimento de 13,6% M/M e 21,4% Y/Y.

Vindi Insights Nov 21 - TPV por Segmento: gráfico

Transações aprovadas por segmento

As transações aprovadas mostram a quantidade de transações realizadas com sucesso pelos clientes Vindi.

Em novembro de 2021, o segmento de Serviços Financeiros teve um aumento significativo de 43% nos pagamentos aprovados.

Vindi Insights Nov 21 - Gráfico de transações com Sucesso

Já a taxa de aprovação de cartão chegou a 44,9% de transações aprovadas, com destaque para o segmento de Educação, que teve um aumento de 2,3% em relação a outubro.

Ticket médio por cobrança

O setor de Saúde continua representando o maior ticket médio da base, enquanto Turismo e Hotelaria se destacou pelo crescimento de 28,8%.

O destaque negativo foi para o E-commerce, com queda de 5,6%. 

Vindi Insights Nov 21 - ticket médio

TPV por segmento

Por fim, vamos aos destaques positivos e negativos do TPV de novembro de 2021:

  • Serviços Financeiros: o segmento teve uma alta surpreendente de 43,1%, graças a um player que apresentou crescimento de 222%.
  • Turismo e Hotelaria: a alta foi de 37,1%, após um crescimento de 25,5% no mês anterior. Três dos grandes players do segmento tiveram aumentos de 139%, 125% e 263%.
  • Estética e Beleza: o segmento cresceu 16,3%, com um dos players atingindo a marca de 240%.
  • Associações e Doações: a queda foi de 2,8%, esta queda está concentrada em um player. 
  • A curiosidade deste mês no Vindi Insights foi uma empresa de viagens especializada em pacotes Disney, que vinha transacionando na casa dos milhares. Com a pandemia teve uma queda significativa, mas teve um salto de recuperação de 156% em novembro, chegando a transacionar na casa dos milhões.

Agora sim, você está por dentro do panorama da recorrência de novembro de 2021.

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