Maior evento online gratuito do e-commerce, o Varejo Turbo Tray 2023 foi realizado entre 10 e 14 de abril, ao vivo pelo YouTube.

Foram mais de 15 horas de transmissão de um conteúdo relevante relacionado ao varejo virtual, com 26 palestrantes representando empresas e entidades que fazem a diferença no setor.

O fundador e CEO da Vindi, Rodrigo Dantas, falou sobre a importância da experiência para os consumidores da geração atual.

O executivo trouxe dados e exemplos concretos de como uma empresa deve atuar para conquistar clientes.

Se você não participou, não se preocupe, pois todo o conteúdo está disponível para acesso gratuito.

Neste artigo, vamos mostrar os principais pontos da palestra de Dantas, quem são os demais palestrantes e como acessar os conteúdos.

Acompanhe!

O que é o evento Varejo Turbo Tray?

O Varejo Turbo Tray é um evento online realizado pela plataforma de e-commerce Tray.

Anualmente, a empresa apresenta um conteúdo aprofundado sobre técnicas e estratégias relacionadas a vendas online durante uma semana.

Para isso, conta com uma série de convidados.

Na primeira edição, realizada em junho de 2022, participaram representantes de grandes empresas como Google e Meta (que controla o Facebook) e importantes marketplaces como Mercado Livre e Magalu.

A segunda edição também contou com representantes de negócios e entidades relevantes no mercado brasileiro e mundial.

Veja abaixo a lista de participantes.

Quais os palestrantes do Varejo Turbo Tray 2023?

A edição de 2023 da Varejo Turbo Tray teve os seguintes convidados:

  • Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza
  • Raffaella Bottini, head de SMB Brasil na TikTok
  • Gustavo Esteves, fundador e CEO da Métricas Boss
  • Vinicius Oliveira, product owner nos Hubs Internacionais da StartSe e especialista em economia digital global
  • Thiago Mazeto, diretor geral da Tray
  • Ana Carolina Diniz Lui, gerente de parcerias estratégicas da Meta
  • Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale e da Confi
  • Raphaella Fischer, gerente de Desenvolvimento de Parcerias da Google
  • Vinicius Guimarães, gerente executivo da Tray
  • IN Hsieh, cofundador da Chinnovation
  • Rafael Hasson, fundador da ConnectPlug, empresa da Locaweb Company
  • Marcelo Roque, presidente da Preço Certo
  • Gabriel Costa (Mineiro), fundador do Merlin e da Growth Leaders Academy
  • Rodrigo Dantas, CEO e fundador da Vindi
  • Diego Santana, especialista em anúncios e growth para e-commerce
  • Samuel Gonsales, diretor de Relacionamento da E-commerce Brasil
  • Bruno Brito, cofundador da Empreender
  • João Machado, fundador da Zappi
  • Mahara Scholz, head de Revenue na Octadesk
  • Fábio Caiel, CEO & founder do SOS E-Commerce
  • Jaqueline Souza, especialista em Growth e Experiência do Cliente na Tray
  • Pedro Sobral, especialista em marketing da Tray e Escola de E-commerce
  • André Mousinho, Gerente Executivo de Marketing da Tray
  • Ricardo Rodrigues, líder de produto da Wake
  • Marilita Huffel, coordenadora de Treinamento e Comunicação na ComSchool-UniMagalu
  • Ricardo Garrido, head de Marketplace Brasil na Amazon.

O evento foi apresentado pela Head de Product Growth e Product Marketing da Tray, Carolina Livolis, e pelo Analista Sênior de Marketing de Produto da Tray, Bruno Leveau.

Como assistir o Varejo Turbo Tray?

Todo o conteúdo transmitido no Varejo Turbo Tray está disponível para acesso gratuito no canal da Tray no YouTube.

Você pode usar a playlist para assistir todo o evento ou conferir as palestras de cada dia nos links abaixo:

  • Dia 1: Magalu, Meta, tendências da China e gerando vendas com conversational commerce
  • Dia 2: Google Analytics 4, TikTok, Vindi e Dropshipping nacional
  • Dia 3: Google Ads, SEO, Amazon, precificação e automação
  • Dia 4: Gabriel Costa (Mineiro), Diego Santana, Samuel Gonsales e cases de sucesso
  • Dia 5: ClearSale, Zoppy ComSchool, SOS E-commerce, Mercado Livre, Shoppe.

Rodrigo Dantas fala sobre como a experiência move o consumo no Varejo Turbo Tray

No segundo dia do Varejo Turbo Tray, o CEO e fundador da Vindi, Rodrigo Dantas, falou sobre o quanto a experiência do cliente faz a diferença no varejo virtual.

O que mais deu certo tanto em empresas digitais quanto empresas em transformação digital é que quando elas cuidam da experiência, o consumo vem”, afirmou.

No começo, Dantas lembrou como funcionava o comércio nas décadas passadas.

Segundo ele, nos anos 1990, foi observada uma tendência de valorização dos serviços prestados pela empresa – sendo que, até então, o foco da força de vendas estava no produto em si.

Já nos anos 2000, a ideia de agradar o cliente ganhou mais força.

O consumidor atual é diferente do que consumia produtos há 20 ou 30 anos atrás, e poucas empresas conseguiram entender essa revolução junto”, destacou.

O que diferencia o perfil do cliente de hoje em relação aos de outras épocas é justamente a maior preocupação com a experiência que a compra proporciona.

“Ter a posse não importa mais”, garantiu ele.

É preciso se atualizar

Dentro desse cenário de mudanças, muitas empresas que eram líderes dos seus segmentos perderam esse posto, como Kodak, Nokia e a rede de locadoras Blockbuster.

Para ilustrar essa tendência, Dantas apresentou um dado da Revista Fortune: nos últimos 15 anos, 52% das empresas da Fortune 500 desapareceram.

Além disso, a expectativa de vida desses negócios caiu de 75 para 15 anos.

Para sobreviver a essa “extinção em massa”, é importante conhecer bem as necessidades do seu cliente, indo além de informações básicas como nome, endereço e telefone.

Entendendo dados

A partir da perspectiva da Vindi, Dantas falou sobre a necessidade de enxergar o cliente “em camadas”.

Explorar as camadas é entender que nem sempre um perfil ou uma persona vão dizer aquilo que ele quer consumir. Temos que entender um pouco mais o perfil”, explica.

Para isso, é importante analisar dados: por exemplo, informações sobre os tipos de produto que o cliente prefere, transações negadas e inadimplência.

Por isso, a plataforma da Vindi disponibiliza a emissão de relatórios com diversas informações como essas.

Direto ao ponto

Dantas apresentou diversos cases para ilustrar a ideia de valorizar a experiência do cliente.

Um deles foi a loja Fut Fanatics, que tem o checkout direto ao ponto.

Ele descreve a experiência de compra na plataforma:

“Escolheu o produto no checkout, sem firula, já vai para a conversão. Se o cliente não fizer o checkout, a Fut Fanatics depois vai pegar o cara por mensagem, vai colocar o carrinho abandonado para funcionar”.

Aproximação com o cliente

A geração atual de consumidores é apresentada como difícil de conquistar a atenção.

Porém, se a empresa fizer um bom trabalho de aproximação, ela consegue ser referência e tornar os consumidores seus fãs.

Algumas das gigantes do mundo corporativo, como Disney e Coca-Cola, conseguem fazer isso com bastante sucesso.

Alguns clientes da Vindi mostram que é possível fazer essa aproximação também no Brasil, como a fabricantes de eletrodomésticos Whirlpool, a escola de tecnologia Alura e a rede de academias SmartFit.

A Smart Fit é um sucesso absurdo com a geração Z, é uma empresa que nasceu como modelo tradicional de academia e fez transformação fazendo academia por assinatura”, relata o CEO da Vindi.

São negócios que têm uma preocupação com os seguintes aspectos:

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Assine a Newsletter da VindiAs pessoas também perguntam:

O que é o evento Varejo Turbo Tray?

O Varejo Turbo Tray é um evento virtual promovido pela plataforma de e-commerce Tray e transmitido pelo YouTube. Mais de 20 especialistas em growth, marketing e e-commerce falam sobre vários aspectos relacionados à venda pela internet. O objetivo é ajudar empreendedores a fazerem seus negócios crescerem, mas com estratégias que podem ser aplicadas por diversos públicos. O evento dura uma semana, com apresentação de especialistas da Tray.

Quantas edições já aconteceram do Varejo Turbo?

O Varejo Turbo Tray 2023 foi a segunda edição do evento. Vários nomes relacionados a marketing e vendas online participaram. Entre eles, a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Luiza Trajano, além de executivos das multinacionais TikTok, Meta e Amazon e empresas nacionais como ClearSale, Vindi e Locaweb. A primeira edição foi em junho de 2022 e também teve representantes de empresas relevantes no Brasil e no mundo.

Como acompanhar o evento Varejo Turbo?

Toda a programação do Varejo Turbo Tray de 2023 está disponível no YouTube da Tray. É possível assistir a todos os vídeos em uma playlist ou acessar as programações de cada dia de forma separada: A Tray disponibiliza os vídeos da edição de 2022 do evento em outra playlist. Portanto, as palestras das duas edições podem ser acessadas de forma gratuita.

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