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Você sabe dizer o que torna sua academia única? Se foi preciso pensar muito para responder, então é bem provável que você esteja perdendo matrículas. Nesse texto, vamos deixar seis dicas para diferenciar sua academia no mercado.

A importância? O segmento fitness no Brasil tem alta concorrência. Para se ter ideia, são mais de 32 mil academias abertas em todo o país. Por isso, somos considerados o segundo maior mercado de academias do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Diante desse cenário, é importante criar estratégias que vão diferenciar o seu espaço dos outros. Com isso, o número de matrículas canceladas diminuem. Pois, os alunos enxergam vantagens em continuar treinando com você.

Como diferenciar sua academia?

Ao montar um plano de negócios eficiente, é preciso listar o que torna sua marca diferente das que já estão no mercado. Sendo que, para isso, a melhor estratégia é primeiro conhecer quem são os seus potenciais clientes.

Saber o que eles gostam e, principalmente, quais são suas “dores” é o caminho certo para descobrir como você pode diferenciar sua academia. Quando usamos a palavra dor nos referimos ao que impede seus futuros alunos de conquistarem o que eles querem. Por exemplo, pode ser uma vida mais saudável, emagrecimento, músculos definidos entre outros.

Com base nessas informações, você pode desenhar planos que atendem as necessidades deles. Vale lembrar que seu negócio pode ter mais de um público-alvo, mas o importante é pensar em vantagens para cada, de forma separada.

Por exemplo, se você quer atingir o público jovem, é preciso conhecer as principais tendências, oferecer horário diferenciado do comercial e montar aulas dedicadas a eles. Agora, se a terceira idade também é um alvo para sua empresa, é preciso lembrar que eles podem buscar professores atenciosos e pacientes, horários de aulas ou treino durante o dia e por aí vai.

A grande lição para diferenciar sua academia é saber o que alunos e potenciais clientes buscam. Vamos deixar algumas ideias logo abaixo, continue lendo.

1 – Estratégias de Marketing

Na hora de atrair mais alunos, é importante pensar em táticas de marketing que vão diferenciar sua academia.

Sendo que isso pode ser expressado pela forma como você se comunica, a linguagem, os meios que utiliza para propagandas.

Além disso, é importante destacar informações dos treinos ou aulas que podem atrair interessados. Como descontos em planos, horários diferenciados, equipamentos em alta que você tem, entre outros.

Também é possível atrair potenciais clientes pelo Marketing de Conteúdo. Ou seja, você cria conteúdo atrativo para essas pessoas e distribui na internet. Exemplos bem atuais são artigos para blogs, vídeos e e-books. Lembre-se que a forma como você se comunica deve estar alinhada com quem vai ler, a intenção é que ele se identifique com sua marca.

2 – Abordagem de vendas

Diferenciar sua academia das outras começa desde a tentativa de venda. Pois, é importante que o futuro aluno se identifique com a sua comunicação e encontre planos que se encaixam na rotina dele.

Além disso, é preciso cuidado para não se tornar muito insistente e deixar as pessoas com raiva. Mais uma vez, entenda seu público, como ele prefere ser abordado e saiba o que ele busca. Assim, você consegue oferecer uma solução perfeita.

Considere ainda contato por diferentes meios. Sem dúvidas, o público jovem pode preferir o WhatsApp para conversas, pois ele é prático e rápido.  

3 – Ambiente atrativo

Invista em um espaço aconchegante, que oferece os equipamentos que necessários para as aulas ou treinos acontecerem sem problemas.

Atente-se também a manutenção dos aparelhos, pois se eles estiverem sempre quebrados pode gerar uma imagem ruim tanto para quem já é aluno, como para aqueles que visitam seu espaço pela primeira vez.

Sem dúvidas, ampliar as formas de diferenciar sua academia das outras é importante. Mas, não se esqueça do básico, como um bom espaço nos vestiários e também um ambiente limpo e organizado.

4 – Tecnologia

O avanço tecnológico é uma realidade no mundo fitness. Ferramentas e programas podem ser ótimas maneiras de diferenciar sua academia dos concorrentes.

Existem desde aparelhos super modernos até mesmo softwares que permitem aos alunos acompanhar seu desenvolvimento, qual treino está seguindo e até a opção de alterá-lo.

Ferramentas que facilitem a comunicação com professores ou a reserva de aulas também são bons investimentos. Pois, elas vão descomplicar a vida do aluno, fazendo com que ele enxergue uma vantagem em fechar com você.  

5 – Metodologia e atendimento

Se você trabalha com aulas, como pilates e dança, é importante que elas ofereçam estruturas dinâmicas, além de uma boa organização. O aluno precisa enxergar sua evolução e sempre ter a impressão que aprendeu algo novo.

Entenda como os seus concorrentes oferecem essas aulas ou mesmo treinos e descubra como você pode melhorar essa metodologia. Busque por necessidades do seu público que não estão sendo atendidas por eles.

Também precisamos citar a importância de contar com bons profissionais, empenhados na satisfação do aluno e sempre prontos a ajudar.

Ter um ótimo atendimento é a melhor maneira de diferenciar sua academia. E quando falamos em atendimento não é apenas por parte dos professores, mas de qualquer funcionário, desde a recepção até o financeiro.

6 – Formas de pagamento

Por último, precisamos falar em formas de pagamento. Pois, do que adianta seus potenciais clientes amarem seu espaço se na hora de pagar eles não encontram uma forma eficiente?

Por isso, as principais academias já aderiram ao pagamento recorrente. Ele é ideal para negócios que trabalham com mensalidades e planos, sendo um dos principais diferenciais que sua academia pode ter.

Por meio dele, as cobranças passam a ser automatizadas e o melhor é que os principais meios são aceitos. Por exemplo, o aluno pode escolher pagar no débito recorrente, cartão de crédito ou mesmo boleto.

Sendo que, no cartão de crédito, o limite não é bloqueado. Funciona assim: o aluno fecha um plano anual no total de R$ 1.200, mas ele não precisa ter o total, pois a cada mês é cobrado apenas o valor da mensalidade correspondente, no nosso exemplo seria R$ 100.

Como você viu nesse texto, existem diversas maneiras de diferenciar sua academia em relação aos concorrentes. Assim, você não precisa entrar na briga de preços, pois os alunos passam a enxergar vantagens em continuar treinando no seu espaço.

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.