Os modelos de negócio recorrentes têm uma grande vantagem em relação aos outros: a receita previsível. Sendo que por meio desse fator fica mais fácil crescer com rapidez. Além disso, esse elemento também ajuda a atrair mais investidores.
Esses aspectos são muito interessantes e devem ser considerados na hora de criar o planejamento para abrir uma empresa do zero. Porém, quem já possui um negócio e gostaria de transformá-lo no modelo recorrente, a boa notícia é que isso também é possível. E diversos segmentos podem se aproveitar da recorrência.
Não há dúvidas que grandes empresas da era digital, como Amazon Prime, Netflix ou mesmo Spotify, são fortes exemplos de sucesso da economia da recorrência. Porém, vale lembrar que não são apenas modelos de negócio online que podem se beneficiar da recorrência.
Nesse texto, vamos listar 11 segmentos físicos e virtuais que podem começar baseados na recorrência ou mesmo mudarem seu modelo para se tornarem recorrentes.
Como funciona o modelo recorrente e os produtos e serviços de recorrência?
Depois do “boom” da internet e as diversas empresas que escalaram numa velocidade impressionante, como as que citamos no começo do texto, é comum que se pense na recorrência apenas no mundo online.
Porém, esse modelo de negócio já existe há muito tempo. Pense, por exemplo, nas contas do dia a dia, como telefone ou internet. Elas são pagas todo mês e, normalmente, funcionam pela adesão a um plano.
Além disso, os cursos de idiomas, a universidade privada ou a academia também é paga continuamente por meio de um plano ou mensalidade. Outro exemplo bem comum é a assinatura de conteúdo, como revistas e jornais que eram entregues direto em sua casa.
Todos esses serviços que mencionamos acima funcionam pelo modelo recorrente. E, com a chegada da internet, ainda mais opções de negócios surgiram.
Então, recorrência é…
Todo serviço ou produto que é oferecido e consumido de forma contínua. Podendo ser por meio de planos, mensalidades ou mesmo assinaturas.
Já o termo Economia da Recorrência passou a ser utilizado em 2007, por uma empresa com sede na Califórnia, a Zuora. E ele se refere exatamente a todas as companhias que nascem ou adotam um modelo de negócio recorrente.
Recorrência x Vendas Transacionais
Ao contrário da recorrência, a venda transacional, ou pontual, é aquela em que você vende apenas uma vez um serviço ou produto para um cliente. É, claro, que ele pode voltar a comprar com você. Porém, isso é incerto.
É possível criar modelos de negócio baseados na venda pontual que sejam lucrativos. Aliás, algumas empresas conseguem levar esse conceito ao extremo, oferecendo até produtos que prometem durar toda uma vida.
Antigamente, eletrodomésticos e móveis seguiam bastante esse conceito e mesmo assim existiam empresas com um faturamento impressionante. No entanto, é preciso perceber que modelos de negócio baseados na venda pontual podem enfrentar maior dificuldade para crescer a longo prazo.
Por quê? O motivo é que além de uma enorme concorrência em praticamente todos os segmentos, a venda pontual, como já dissemos, é incerta. Talvez em um mês você consiga atrair mais clientes, porém, nos meses seguintes será necessário esforços para sempre atrair novos consumidores.
E, sabemos que conquistar novos clientes pode ter um custo de aquisição até cinco vezes maior do que reter um atual.
Por outro lado, em modelos de negócio recorrentes, você precisa atrair o cliente uma única vez. Depois, passará a vender seu serviço ou produto para a mesma pessoa enquanto o contrato estiver valendo. Assim, sua receita se torna muito mais previsível.
Mas, é claro que o sucesso de uma empresa não depende apenas de adotar a recorrência. Porém, certamente, com esse modelo você será capaz de crescer mais rápido e atrair mais investidores.
Lista de produtos recorrentes: confira 14 modelos de negócio que podem usar a recorrência
Bom, agora que você já entendeu como funciona a recorrência e sua vantagem em relação às vendas pontuais, chegou a hora de falarmos sobre os tipos de negócios que podem ser recorrentes. Veja só:
1 – Clubes de assinatura
Nos últimos anos, os clubes de assinatura se tornaram uma ótima oportunidade de investimento. Para se ter ideia, até 2023 essa modalidade deve alcançar 75% das empresas.
As opções de negócios são as mais variadas. Um exemplo é o Leiturinha, um dos clubes de assinatura mais bem sucedidos em livros infantis. Além disso, também encontramos clubes de vinhos, cerveja, produtos especiais para quem tem alergia, cosméticos e por aí vai.
Um dos grandes diferenciais desse modelo de negócio recorrente é a curadoria. Ou seja, é feita uma seleção de produtos que é do interesse do público. Para funcionar bem, é importante manter a qualidade e incluir o fator surpresa.
A questão da logística e custo de produção também são importantes para os clubes de assinatura. Já que, por mais que a assinatura seja, normalmente, feita pela internet, a produção e a entrega acontecem no mundo físico.
2 – Software as a Service (SaaS)
Outro segmento que tem a recorrência como um dos seus principais elementos é o SaaS, em português chamado de Software como Serviço.
Sendo que um de seus principais objetivos é facilitar o trabalho do cliente por meio da automatização de alguma tarefa.
Como exemplo podemos citar uma das empresas pioneiras do segmento, a Salesforce. Ela oferece uma plataforma completa de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente).
Uma das principais inovações desse modelo aconteceu pelo fato do cliente não mais comprar uma versão de um software que precisa ser instalado ou mesmo uma licença. Pelo SaaS, o consumidor passa a utilizar um serviço na nuvem que costuma ser comercializado no modelo de planos e mensalidade.
A Vindi também se encaixa nessa categoria. Já que nossos clientes têm acesso a uma plataforma de pagamento completa, podendo fazer a gestão financeira de seus negócios recorrentes com muito mais facilidade.
3 – Educação
O segmento da educação pode usar a recorrência tanto para escolas e universidades físicas, como também para o ensino a distância.
É cada vez mais comum que as pessoas busquem cursos, atualização profissional e aprendizado em geral pela internet. Por isso, esse é um segmento com grande potencial para quem quer investir em um dos modelos de negócio recorrentes.
Já as instituições de ensino que atuam fisicamente, também operam na recorrência. Pois precisam cobrar o mesmo aluno continuamente. Além do tradicional boleto bancário, uma opção de pagamento que tem ajudado a reduzir a inadimplência no segmento é o pagamento recorrente, feito pelo cartão de crédito.
4 – Seguros e planos
O nicho de seguros é uma ótima oportunidade de modelo de negócio recorrente. Já que os clientes fecham um plano e passam a pagar mensalmente.
Um dos seus principais objetivos é gerar tranquilidade e dar segurança às pessoas. E as opções podem ser de seguro de vida, de residência ou mesmo de aparelhos eletrônicos (como celulares).
Além disso, outros serviços que possuem a função de gerar tranquilidade ao cliente são os planos de saúde, dentários e até mesmo funerários. Todos eles se enquadram no modelo da recorrência, pois precisam cobrar o mesmo cliente diversas vezes.
5 – Estacionamentos
Oferecer a opção de mensalistas é uma ótima maneira de gerar receita previsível para seu estacionamento e entrar para a economia da recorrência.
Para facilitar a cobrança, evitar a inadimplência e reter clientes, o pagamento recorrente de estacionamento é uma opção que automatiza o processo e facilita a gestão financeira do estabelecimento.
6 – Academias e Fitness
Cada vez mais as pessoas buscam uma vida saudável e equilibrada. Com isso, investir em um modelo de negócio fitness se torna uma oportunidade lucrativa. O Brasil é considerado a maior receita da América Latina e a terceira da América quando o assunto é atividade física.
O faturamento do segmento fitness é de 2,1 bilhões de dólares. As academias, como SmartFit, e centros esportivos já são negócios recorrentes. Pois oferecem opções de planos mensais ou anuais.
Saiba mais sobre a Gestão da SmartFit no episódio abaixo:
Porém, também é possível lucrar com a recorrência nesse segmento por meio da oferta de suplementos, roupas esportivas ou mesmo tratamentos estéticos.
7 – Acesso total
Nessa categoria você pode pensar em diversos modelos de negócio que serão oferecidos com o princípio de “acesso total”. Ou seja, o cliente paga uma mensalidade ou escolhe um plano e pode utilizar o quanto ele quiser, sem limites.
É como funciona empresas bem conhecidas por nós, como a Netflix para streaming de filmes e o Spotify para músicas.
Nesse modelo é possível oferecer uma versão gratuita e uma VIP que conta com funcionalidades completas. É o chamado freemium. Essa é uma maneira eficiente de deixar as pessoas testarem seus serviços e, ao mesmo tempo, atrair assinantes.
8 – Conteúdo
Com a chegada da internet, muitos produtores de conteúdo, como jornais e revistas, acabaram precisando ajustar seu modelo de negócio para conseguir lucrar.
Hoje uma das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro por meio de conteúdo é oferecendo opções de assinaturas. Assim, seus clientes passam a ter acesso a um material exclusivo e rico em informações.
Mesmo os principais produtores de conteúdo, como a Folha de São Paulo, passaram a limitar o número de artigos gratuitos. Deixando os artigos mais completos acessíveis apenas para assinantes.
Esse tópico pode ser uma ótima oportunidade caso você queira oferecer assuntos e temas para um nicho e, ao mesmo tempo, usar a recorrência.
9 – Lava rápidos
Um setor de serviços que talvez ainda não aproveite a recorrência é o de lava rápido. Porém, é um segmento que costuma atender o mesmo cliente diversas vezes.
Sendo assim, tornar essa receita previsível é uma forma eficiente de contar com caixa e poder investir em equipamentos.
Você pode pensar em planos trimestrais, anuais e ainda diferenciar a precificação de acordo com os serviços oferecidos, como: limpeza por dentro, enceramento entre outros.
10 – Serviços de Comodidade
Nesse tópico queremos citar serviços que oferecem comodidade ao cliente, seja por evitar filas ou mesmo garantir um acesso antecipado.
Um grande exemplo de modelo de negócio recorrente nessa linha é o Sem Parar, que oferece a facilidade de evitar longas filas para pagar pedágios ou mesmo em estacionamentos, por exemplo, de shoppings.
Além do benefício da facilidade, quem adere ao Sem Parar também não precisa se preocupar em ter dinheiro na carteira para fazer o pagamento. Já que todas as despesas são cobradas por meio de uma fatura mensal.
11 – Produtos de alto consumo
Por último, uma opção de modelo de negócio recorrente são os produtos. Mas, não é qualquer um e sim aqueles que precisam ser comprados com frequência.
Um exemplo são as cápsulas de café da Nespresso. A empresa oferece duas opções: a assinatura apenas das cápsulas para receber direto em sua casa, sendo possível escolher quais tipos de café você deseja. E, também, uma opção de assinatura que inclui a máquina de café para quem ainda não a possui.
Além do café, produtos como fraldas, shampoos, produtos de limpeza e outros também precisam ser repostos com frequência. E, por isso, podem se aproveitar da recorrência.
Essa é uma boa ideia para e-commerces que querem continuar com a venda pontual e também oferecer uma opção recorrente.
12 – Serviços Pet
Comprar e colocar ração, dar banho, tosar, vacinar, passear… Quem tem um pet sabe a delícia que é ter um animalzinho de estimação, mas também sabe do trabalho que dá. É aquela história de que “ter um pet é quase como ter um filho”.
E para oferecer o melhor para seus animais, muitas pessoas buscam uma alternativa de serviços que de banho, tosa, acessórios e cuidados que, muitas vezes, pela correria diária não é possível fazer. Então, oferecer um serviço completo para cães, gatos e outros animais é um bom modo de faturar com recorrência.
Os pet shops já são um serviço recorrente, afinal os clientes pagam pelo serviço mensalmente. Então esse é um mercado em potencial, sem dúvidas.
13 – Clínicas de estética
A vaidade resiste até mesmo a uma crise financeira no país. Esta é uma área que tem está cada vez maior no Brasil. Um sinal é que é um bom ramo a se investir e o outro é um alerta: é preciso inovar para superar a alta concorrência.
Tanto mulheres quanto homens começaram a investir pesado na estética e beleza. Logo, a frequência nas clínicas também aumentou. Então, porque não incentivar ainda mais o aumento dessa frequência oferecendo pacotes que os clientes vão pagar de maneira recorrente, sem tomar o limite do cartão e com mais facilidade?
Oferecer a uma mulher não a possibilidade de ficar bonita, mas de se manter bonita já é um grande diferencial. Para garantir isso, o modelo de cobrança tem que mudar. É isso o que grandes clínicas como a Espaço Laser e Pro Corpo têm feito.
Esse é um segmento em potencial e pode ser muito explorado pelas clínicas que estão no mercado há um tempo.
14 – Produtos digitais
Por fim, podemos falar dos produtos digitais ou infoprodutos. Ebooks, podcasts, cursos, videoaulas… tudo que pode ser consumido diretamente em dispositivos eletrônicos pode ser chamado assim.
Um bom exemplo de recorrência é a Alura, escola online de tecnologia. Ela oferece mais de 480 cursos. Mas, como faz para que um curso seja produzido e fique sem vender? Não faz! O aluno simplesmente fecha uma assinatura anual e tem acesso a esses cursos livremente.
7 casos de sucesso no Brasil e no mundo de empresas com modelo de negócio recorrente
1- WeWork
A WeWork não é brasileira, é americana, mas tem grande atuação aqui no Brasil.
Diferentemente das outras listadas aqui, a empresa oferece soluções físicas (escritórios compartilhados), o que aumentam o custo de operação. Ainda assim, o negócio vem dando muito certo.
A empresa começou com um espaço em Nova York em 2010 e já tem 163 espalhados por 52 cidades – no Brasil, são cinco em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Atualmente 150 mil membros que desde US$ 220 ao mês pelo uso de uma área comum até US$ 22 mil por um escritório para 50 pessoas.
2- ContaAzul
A ContaAzul é um sistema de gerenciamento, permite que micro e pequenas empresas controlem suas finanças, vendas e estoque, além de enviar faturas eletrônicas.
Em 2016, a Forbes citou uma previsão de que ela seria a primeira startup brasileira a se tornar um unicórnio – que vale US$ 1 bilhão. Independentemente de ter chegado ou não a esse faturamento, o fato é que ela vai muito bem das contas.
3- Contabilizei
Eleita a melhor startup B2B da América Latina em 2016, na 3ª edição do Latam Founders Awards Gala, premiação realizada pela Latam Founders, rede de executivos e investidores do mercado de tecnologia, a Contabilizei tem o lema de democratizar a contabilidade para micro e pequenas empresas no Brasil. Seus planos são de R$ 89 para serviços e R$ 189 para comércios.
4- Resultados Digitais
De 2011 a 2016, a Resultados Digitais conseguiu faturar R$ 83 milhões. Também em 2016, a RD recebeu investimento de US$ 19,2 milhões.
Ela é a desenvolvedora do RD Station, software que integra várias ferramentas de automação de marketing digital: e-mail marketing, gestão de contatos, mídias sociais, otimização de sites (SEO) e Business Intelligence. É a Resultados Digitais quem promove o famoso RD Summit, em Florianópolis, sede da empresa.
5- Rock Content
Em quatro anos de história, a Rock Content saiu do zero e chegou a R$ 20 milhões de receita recorrente anual. Também, já foram recebidos mais de R$ 6 milhões em investimentos. Como isso?
Essencialmente, a Rock Content é responsável por assumir a produção de conteúdo e captação de leads de blogs corporativos. Já são mais de 1 mil clientes. Para garantir isso, ela treina redatores. Hoje, são aproximadamente 3 mil freelancers produzindo uns 8 mil posts por mês.
6- Samba Tech
Uma pesquisa divulgada pela Alchemist.io colocou a Samba Tech entre as 250 empresas mais promissoras do mundo. Em 2014, já havia figurado no top 10 entre as companhias mais inovadoras da América Latina.
A plataforma cuida de ponta a ponta da hospedagem, gestão e distribuição dos vídeos dos clientes. Hoje, ela oferece dois produtos:
Sambaplay: para qualquer produtor de conteúdo ou empresa que queria ganhar dinheiro com a venda dos seus vídeos na internet através de um canal personalizado, sem precisar de um desenvolvedor.
Sambavideos: para gestão e distribuição de vídeos com inteligência, segurança, escalabilidade e qualidade de streaming. Use o Sambavídeos para transmissão de videoaulas, comunicação corporativa, WebTV e vídeos personalizados, por exemplo.
7- EadBox
Plataforma para educação online com cursos oferecidos por pessoas e empresas, a EadBox recebeu em dezembro de 2017 um aporte de R$ 4 milhões da Bzplan, uma gestora de fundos de Santa Catarina.
Colhendo bons resultados no Brasil e de olho no mercado da América Latina, os investimentos devem ser feitos em tecnologia, como a possibilidade de oferecer aulas off-line.
Conclusão
Como você viu nesse texto, diversos segmentos podem adotar o modelo de negócio recorrente.
E, para ajudar no sucesso da sua empresa, é necessário investir na qualidade do seu Atendimento ao Cliente. Já que ele pode influenciar diretamente nas renovações de assinaturas. Além disso, negócios recorrentes também precisam implantar métricas e acompanhá-las de perto. Algumas são CAC, Churn, LTV e MRR.
E, por último, a gestão de cobranças recorrentes também é um fator importante a se considerar. Pois ele não funciona da mesma maneira que em modelos de vendas pontuais e pode afetar diretamente na experiência do cliente. Uma boa solução é buscar parceiros especializados no assunto.
Veja como uma plataforma especializada em pagamentos recorrentes pode fazer toda a diferença para o seu negócio!