O Dia dos Namorados 2023 representa uma oportunidade importante de incrementar as vendas para todos os segmentos.
Não há limites para a criatividade na hora de presentear a pessoa amada.
Muitas pessoas aproveitam para dar aquilo que o seu amado ou amada precisam, seja o que for, e por isso, todos os setores do comércio costumam ter boas vendas nesta data.
Mas atenção: para conseguir se dar bem em uma época em que todo mundo está de olho em uma fatia desse bolo, é preciso chamar a atenção do público com boas práticas.
Preparamos este artigo para mostrar o que você precisa fazer para lucrar em uma das datas mais esperadas do calendário comercial.
Primeiro, vamos observar dados sobre o potencial desse período, e como foram os resultados no ano passado.
Depois, vamos dar as melhores dicas para atrair os seus consumidores e vender bem.
Ao final, você vai conferir uma ideia que pode ajudar a aproveitar o Dia dos Namorados 2023 para garantir receitas futuras.
O que esperar do Dia dos Namorados em 2023?
O Dia dos Namorados de 2023 será uma boa oportunidade de aumentar suas vendas no embalo da recuperação econômica.
O Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 2,9% no ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse dado é importante porque representa a soma de todas as riquezas do país.
Por isso, quando ele cresce, aponta que as atividades econômicas também ficam mais intensas.
Ou seja, mais pessoas produzem, compram e vendem.
Para este ano, a projeção também é positiva.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o PIB nacional deve crescer 1,4% em 2023.
Além disso, os principais índices que medem a inflação têm se mantido estáveis.
A variação mensal medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está na mesma faixa desde setembro de 2022.
Em março de 2023, a variação foi de 0,71%.
Já o INPC apontou variação de 0,64% no mesmo mês, uma queda em relação aos 0,77% verificados em fevereiro.
Esses dados apontam para um Dia dos Namorados de 2023 com aumento na atividade econômica e pouca alta nos preços.
É claro que na economia muita coisa pode acontecer, mas esses dados mostram que as vendas deverão ser boas.
Dia dos Namorados 2022: uma data especial também no faturamento
De acordo com o Relatório Dia dos Namorados 2022 da All In, o faturamento do Dia dos Namorados alcançou a cifra de R$ 6,5 bilhões no e-commerce.
As mulheres foram responsáveis por 51,3% deste montante.
Já o ticket médio foi de R$ 423.
Na comparação com 2021, o faturamento aumentou cerca de 8%.
O varejo físico também teve um resultado de crescimento.
Segundo dados da empresa VarejOnline, o volume de vendas presenciais subiu 47% em relação ao registrado em 2021.
Ao todo, foram registradas cerca de 1 milhão de vendas em lojas presenciais.
Visitas
A pesquisa da All In teve como objetivo avaliar o comportamento dos consumidores em relação à antecedência de suas compras.
Por isso, resultados foram divididos em dois conjuntos:
- Antes do evento: dados apurados entre os dias 16 e 29 de maio de 2022
- Durante o evento: informações referentes ao período de 30 de maio a 12 de junho.
Em relação ao número de visitas, a pesquisa destacou que as lojas virtuais tiveram bons acessos quatro semanas antes.
O dado mostra que os consumidores já planejaram suas compras e começaram a pesquisar preços com antecedência.
Os setores que tiveram maior aumento nas pesquisas no período antes do evento foram Beleza, com 50,24% dos acessos até 29 de maio, e Moda e Acessórios, com 50,16%.
Já os que tiveram mais acessos durante o evento foram Alimentos e Supermercado (56,51%) e Casa e Construção (53,49%).
A pesquisa também confirmou a tendência de aumento no uso de dispositivos móveis, usados em 55,82% das visitas antes e 54,74% durante o evento.
Vendas
As categorias que mais venderam no período antes do evento foram:
- Alimentos e Supermercados (54,47%)
- Moda e Acessórios (54,01%)
- Bebidas (53,52%)
- Eletrodomésticos e Eletroportáteis (51,99%).
O Sudeste foi a região com mais vendas, 66,6% antes do evento e 67,23% depois, seguida pelo Sul, com 20,03% antes e 20,14% depois.
A taxa de recompra foi de 2,4%.
Cadastros
A realização de cadastros é importante para a obtenção de dados e a ampliação do relacionamento com os consumidores.
Nesse sentido, os setores com mais cadastros antes do evento foram Moda e Acessórios, com 54%, e Eletrodomésticos e Eletroportáteis, com 52%.
As demais tiveram maior volume de cadastros depois de 30 de maio.
Pagamentos
A forma de pagamento mais usada nas compras pelo Dia dos Namorados foi o cartão de crédito, com 66% da preferência.
A ampla vantagem confirma o sucesso do método nas compras online, pela sua praticidade, principalmente entre os clientes que preferem parcelar suas compras.
Em segundo, ficou o boleto bancário, com 17%.
Apesar de sua popularidade, o Pix ficou apenas na terceira colocação, com 16% da preferência.
Um dos motivos para o método de transferência instantânea ter ficado para trás pode ser a preferência dos consumidores por comprar em parcelas.
Afinal, quase 70% dos clientes optaram pelo parcelamento tanto antes quanto durante a data.
A pesquisa aponta que essa proporção é superior ao que havia sido registrado no Dia dos Namorados de 2021.
Como seu negócio pode vender mais no Dia dos Namorados?
Tendo em mente o potencial do Dia dos Namorados para o seu negócio, confira as sugestões que temos para incrementar suas vendas.
Conteúdo digital
Se você tem um e-commerce, nem precisamos dizer o quanto a internet é útil em seu dia a dia, certo?
Até donos de lojas físicas precisam estar ligados nas facilidades do mundo virtual.
Entre elas, está a possibilidade de oferecer um conteúdo digital atrelado ao seu presente.
Por exemplo: um buquê de flores acompanhado de uma playlist com músicas românticas no Spotify (ou em qualquer plataforma), acessada via QR Code.
Basta apontar a câmera do celular para o presente para dar um significado diferente ao ato de presentear.
Você pode avançar ainda mais nessa ideia: no lugar da playlist, pode aparecer um vídeo com uma mensagem, gravado pela própria pessoa que comprou o presente.
Ou, quem sabe, um conteúdo da preferência da pessoa presenteada.
Enfim, são muitas as possibilidades, a um custo relativamente baixo.
Vale lembrar que há ferramentas gratuitas para gerar QR Code.
Caixas personalizadas
Falamos acima que a tendência para este ano é que os consumidores procurem produtos com bons preços.
Por isso, aqui vai mais uma dica para melhorar a experiência, tanto de quem compra quanto de quem recebe a lembrança.
Muitos compradores podem não se animar com a ideia de pensar em presentear alguém com itens simples e baratos, como sabonetes, chocolates e souvenires em geral.
Porém, se estiverem embalados em uma caixinha bem produzida e acompanhados de um belo cartão, por exemplo, a experiência muda completamente.
Você pode também colocar um QR code no cartão, juntando essa dica à anterior, e personalizar, de acordo com as características do público de sua loja.
A caixa pode ser temática de algum time esportivo, artista, personagem de ficção, etc.
Ah, e claro que vale se inspirar nos clubes de assinatura.
Cross-sell e upsell
Em resumo, cross-sell e upsell são estratégias para crescimento de vendas.
Cross-sell significa venda cruzada.
Em outras palavras, o lojista oferece ao cliente um produto complementar ao que foi comprado.
Por exemplo, você compra um celular e surge uma oferta de películas protetoras para o modelo do seu novo aparelho.
Já o upsell significa aumentar a venda.
Como quando você compra um lanche e o vendedor oferece trocar a porção tradicional de batatas fritas por uma grande.
Com criatividade, é possível usar essas estratégias não apenas para aumentar seus ganhos uma vez, mas também para gerar maior previsibilidade de receitas.
É o que vamos mostrar em seguida.
Economia de recorrência no Dia dos Namorados
É claro que todo tipo de negócio deve aproveitar uma data como o Dia dos Namorados para alavancar as vendas.
Mas você pode ir além, garantindo ganhos nos meses seguintes.
Em síntese, essa é a ideia da economia de recorrência.
Pense no upsell, que mencionamos logo acima: se você administra um estabelecimento como um restaurante ou um cinema, pode ofertar planos promocionais com um número limitado de entradas, ou um valor a ser consumido até determinada data.
Por exemplo: quatro pares de ingressos no cinema para o casal por mês, com um desconto significativo.
Assim, você disponibiliza seu serviço a um preço mais atrativo que o normal, mas com pagamento mensal.
Com uma boa plataforma de pagamentos, você pode cobrar esse valor de forma recorrente, evitando inadimplência.
Para lojas online, vale oferecer uma assinatura de produtos a um preço atrativo.
Afinal, presentear a pessoa amada com uma assinatura seria uma alternativa interessante e sem alto impacto no orçamento.
Por sua vez, o vendedor pode prever suas receitas e, assim, organizar o fluxo de caixa.
Quer saber mais como aproveitar a onda das assinaturas e aumentar o faturamento do seu negócio?
Confira o guia completo que preparamos para você!