O Dia dos Namorados 2022 é uma grande oportunidade para negócios de vários tipos. Enquanto casais apaixonados procuram opções de presentes, programas a dois e lugares para jantar, empresários dos mais diversos nichos aproveitam para melhorar seus resultados.

Para isso, é preciso conhecer bem as particularidades dessa data e saber as tendências de consumo para este ano. Por isso, preparamos este artigo.

Além de conferir tudo o que precisa para ter um grande desempenho, você vai ver algumas dicas que poderão ajudar o seu negócio a garantir receitas futuras.

Leia até o final e conheça um conceito que pode cair como uma luva para sua empresa.

Dia dos Namorados 2022: uma data especial também no faturamento

O Dia dos Namorados é celebrado pelos brasileiros em 12 de junho.

A data foi idealizada com uma finalidade comercial. A ideia era aproveitar a véspera do Dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, para aquecer as vendas incentivando trocas de presentes entre casais apaixonados.

E deu mais do que certo.

Atualmente, a data é considerada a terceira mais importante do comércio nacional, como mostra reportagem da BBC Brasil.

Afinal, são muitos os tipos de negócios que podem lucrar com casais apaixonados.

Veja quais foram os segmentos com mais vendas antes e durante o Dia dos Namorados de 2021, segundo relatório de All In e Opinion Box:

  • Moda e acessórios: 39% antes do evento e 45% durante o evento
  • Farmácia e Saúde: 14% e 16%
  • Beleza: 17% e 16%
  • Bebidas: 11% e 8%
  • Eletrônicos e Informática: 3% e 3%.

Segundo pesquisa do Serasa Experian, citada pelo Globo, o ticket médio para o e-commerce foi de R$ 464, um valor bem interessante.

Além disso, o Dia dos Namorados mobiliza diversos setores da economia, e não apenas o varejo. Afinal, os restaurantes costumam encher na noite de 12 de junho.

Por isso, não importa qual seja o seu segmento, continue lendo este artigo e confira dicas para aproveitar ao máximo essa oportunidade.

O que esperar para o Dia dos Namorados em 2022?

A situação econômica do país não permite um Dia dos Namorados de muita ostentação para a maioria dos consumidores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a inflação acumulada nos quatro primeiros meses do ano superou os 4%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Porém, a redução no poder de compra da população não vai impedir que seu negócio tenha bons resultados. Pelo contrário: a busca por preços atrativos pode representar uma oportunidade para chamar a atenção do consumidor com promoções.

Mas não se limite a simplesmente reduzir preços. Essa demanda pode ajudar a fidelizar clientes com programas de recompensas e outras iniciativas relacionadas à recorrência.

Se isso soa complicado, continue lendo e você entenderá melhor. Com criatividade, é possível oferecer ao cliente uma experiência inesquecível a um custo baixo.

Para isso, siga as dicas que vamos ver agora.

Como seu negócio pode vender mais no Dia dos Namorados

Tendo em mente o potencial do Dia dos Namorados para o seu negócio, confira as sugestões que temos para incrementar suas vendas.

Conteúdo digital

Se você tem um e-commerce, nem precisamos dizer o quanto a internet é útil em seu dia a dia, certo?

Até donos de lojas físicas precisam estar ligados nas facilidades do mundo virtualEntre elas, está a possibilidade de oferecer um conteúdo digital atrelado ao seu presente.

Por exemplo: um buquê de flores acompanhado de uma playlist com músicas românticas no Spotify (ou em qualquer plataforma), acessada via QR CodeBasta apontar a câmera do celular para o presente para dar um significado diferente ao ato de presentear.

E você pode avançar ainda mais nessa ideia: no lugar da playlist, pode aparecer um vídeo com uma mensagem, gravado pela própria pessoa que comprou o presenteOu, quem sabe, um conteúdo da preferência da pessoa presenteada.

Enfim, são muitas as possibilidades, a um custo relativamente baixo.

Vale lembrar que há ferramentas gratuitas para gerar QR Code.

Caixas personalizadas

Falamos acima que a tendência para este ano é que os consumidores procurem produtos com bons preços. Por isso, aqui vai mais uma dica para melhorar a experiência, tanto de quem compra quando de quem recebe a lembrança.

Muitos compradores podem não se animar com a ideia de pensar em presentear alguém com itens simples e baratos, como sabonetes, chocolates e souvenires em geral. Porém, se estiverem embalados em uma caixinha bem produzida e acompanhados de um belo cartão, por exemplo, a experiência muda completamente.

Você pode também colocar um QR code no cartão, juntando essa dica à anterior, e personalizar, de acordo com as características do público de sua loja.

A caixa pode ser temática de algum time esportivo, artista, personagem de ficção, etc.

Ah, e claro que vale se inspirar nos clubes de assinatura.

Cross-sell e upsell

Em resumo, cross-sell e upsell são estratégias para crescimento de vendas.

Cross-sell significa venda cruzadaEm outras palavras, o lojista oferece ao cliente um produto complementar ao que foi comprado. Por exemplo, você compra um celular e surge uma oferta de películas protetoras para o modelo do seu novo aparelho.

Já o upsell significa aumentar as vendasComo quando você compra um lanche e o vendedor oferece trocar a porção tradicional de batatas fritas por uma grande.

Com criatividade, é possível usar essas estratégias não apenas para aumentar seus ganhos uma vez, mas também para gerar previsibilidade de receitas.

É o que vamos mostrar em seguida.

Economia de recorrência no Dia dos Namorados

É claro que todo tipo de negócio deve aproveitar uma data como o Dia dos Namorados para alavancar as vendas. Mas você pode ir além, garantindo ganhos nos meses seguintesEm síntese, essa é a ideia da economia de recorrência.

Pense no exemplo do upsell, que mencionamos logo acima: se você administra um estabelecimento como um restaurante ou um cinema, pode ofertar planos promocionais com um número limitado de entradas, ou um valor a ser consumido até determinada data. Por exemplo: quatro pares de ingressos no cinema para o casal por mês, com um desconto significativo.

Assim, você disponibiliza seu serviço a um preço mais atrativo que o normal, com pagamento mensal. Com uma boa plataforma de pagamentos, você pode cobrar esse valor de forma recorrente, evitando inadimplência.

Para lojas online, vale oferecer uma assinatura de produtos a um preço atrativo.

Afinal, presentear a pessoa amada com uma assinatura seria uma alternativa interessante, e sem alto impacto no orçamento. Por sua vez, o vendedor pode prever suas receitas e, assim, organizar o fluxo de caixa.

Quer saber mais como aproveitar a onda das assinaturas e aumentar o faturamento do seu negócio?

Confira o guia completo que preparamos para você!

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