O controle de inadimplência na educação é um dos pontos mais sensíveis da administração de um negócio do setor.
Afinal, toda instituição de ensino vive do pagamento de mensalidades, e neste ramo pode ser bem complicado tratar desses assuntos.
Porém, a tecnologia dos meios de pagamento vem evoluindo e ajudando a garantir a saúde financeira das instituições educacionais que investem em boas plataformas.
Confira na sequência deste texto a importância de investir no controle de inadimplência na educação.
Taxa média de inadimplência em instituições de ensino
No último ano, a taxa média de inadimplência em instituições de ensino no Brasil foi de aproximadamente 8,7%.
O número é bem menor do que os 22% registrados em 2020.
Porém, ainda está longe dos 2% a 3% considerados saudáveis dentro do setor de educação.
Quais as consequências da inadimplência em instituições de ensino?
A inadimplência pode provocar várias consequências negativas para o funcionamento de uma instituição de ensino.
Veja algumas:
- Perda de controle do fluxo de caixa, dificultando o gerenciamento financeiro na educação por falta de previsibilidade de receitas
- Imagem negativa da instituição, principalmente se a cobrança não for automatizada, gerando uma piora no relacionamento com os alunos e seus responsáveis
- Redução no número de matrículas renovadas, impactando no número de estudantes
- Menor poder de investimentos para inovação no ensino e melhoria da infraestrutura
- Queda na qualidade do ensino, em função da perda de receitas
- Em casos mais graves, o fechamento da instituição.
Estratégias de controle de inadimplência na educação
A boa notícia para escolas, cursos e faculdades é que a tecnologia vem possibilitando várias estratégias para reduzir a inadimplência ao máximo possível.
Veja algumas:
- Cartão de crédito na recorrência: os dados são cadastrados apenas uma vez e a cobrança é mensal em lançamentos isolados, sem comprometer o limite do titular
- Retentativa inteligente de pagamento: em caso de falha no pagamento por cartão, o sistema identifica a melhor data para repetir a cobrança com maior chance de aprovação
- Renovação automática: quando o cartão vence e precisa ser trocado, o sistema automaticamente identifica os novos dados de cobrança a partir da tecnologia de tokenização
- Cobrança automática: para alunos, pais e responsáveis que preferem pagar por outros meios, o sistema pode enviar automaticamente o boleto bancário ou o QR Code para Pix
- Régua de cobrança: você pode definir uma série de envios de lembretes e notificações apenas para os pais inadimplentes, em datas pré-definidas.
Quanto a Vindi já recuperou de inadimplência?
Com funcionalidades como as que mostramos acima, a Vindi tem ajudado vários negócios a solucionar situações relacionadas a cobranças.
No total, a Vindi já recuperou mais de R$500 milhões em inadimplência.
Somente em 2022, o valor superou os R$150 milhões.
Tudo isso sem exigir nenhum esforço, já que todas as soluções são automatizadas, o que aumenta a produtividade da tesouraria da sua instituição.
Saiba mais sobre as soluções da Vindi na palestra do Luis Veloso, Head de Produto na Vindi, durante o Congresso Bett Brasil 2023:
As funcionalidades da Vindi são desenvolvidas para otimizar as chances da escola receber em dia, permitindo uma maior fidelização.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, confira o nosso kit completo e gratuito para turbinar a gestão de instituições de ensino.