A precificação progressiva no SaaS (Software as a Service) é uma estratégia para melhorar os resultados nesse modelo de negócios.

A ideia é cobrar pouco – ou nada – pela adesão à plataforma vendida, atraindo muitos usuários.

No momento em que percebe o valor do produto, o cliente é estimulado a pagar um valor maior por uma versão completa, com mais recursos ou vantagens.

Neste artigo, vamos explicar as vantagens de adotar a precificação progressiva no SaaS e de que formas você pode aplicar essa estratégia no seu negócio.

Como a precificação progressiva ajuda um SaaS a crescer?

A precificação progressiva é uma forma de tornar a adesão ao seu SaaS atrativa por um preço baixo.

Dependendo do caso, a adesão ao produto pode até ser gratuita.

Assim, o negócio reduz a barreira inicial para a compra de seu produto, o que ajuda a aumentar a taxa de conversão.

Além disso, esse modelo melhora a retenção de clientes e reduz o churn – ou seja, a taxa de consumidores que cancelam ou abandonam o serviço.

Afinal, o arrependimento pela compra é menor quando o cliente já conhece a plataforma.

Por fim, a precificação progressiva no SaaS otimiza o valor pago por cada cliente, ajudando a aumentar a receita média por usuário, ou ARPU (Average Revenue Per User).

Qual a relação entre precificação progressiva, upsell e cross-sell?

A precificação progressiva no SaaS tem como base o upsell após a adesão do cliente, mas em alguns casos também pode ser combinada com o cross-sell.

Para deixar essa relação bem clara, vamos explicar o que são essas duas técnicas de vendas:

  • Upsell: é a oferta de um item com valor maior do que aquele escolhido pelo cliente. Por exemplo: você pede um hambúrguer em uma lanchonete e o atendente oferece um molho extra no sanduíche por um valor a mais
  • Cross-sell: nesse caso, o vendedor oferece um item complementar. Voltando ao exemplo da lanchonete, o atendente sugere a compra de uma bebida junto com o lanche.

Portanto, a precificação progressiva no SaaS é basicamente o upsell de um plano mais vantajoso ao usuário da plataforma.

Uma empresa que oferece diferentes plataformas também pode usar o cross-sell para oferecer a utilização de alguma plataforma complementar à que o cliente já utiliza.

Convença seu cliente a progredir: limites de uso e de usuários

Um ponto essencial na definição da estratégia de precificação progressiva no SaaS é a escolha de como convencer o cliente a adquirir um plano mais vantajoso.

Essa definição depende muito do formato do software.

Uma possibilidade é a ativação de recursos, em que o usuário é estimulado a adquirir funcionalidades que vão além do plano básico da ferramenta.

Essa é uma possibilidade interessante para ferramentas versáteis, que possam ser usadas para várias finalidades.

Já o limite de uso é uma forma de precificar de acordo com uma métrica que faça sentido para a ferramenta.

Por exemplo, o Dropbox limita o espaço, por se tratar de um serviço de armazenamento de arquivos.

Já para um SaaS focado em B2B, o limite por número de usuários simultâneos pode ser mais adequado.

Afinal, para uma empresa que adquire uma ferramenta é interessante que vários colaboradores tenham acesso a ela.

O importante é aplicar o melhor modelo conforme o funcionamento da sua plataforma.

Free Trial, Freemium e Pay as You Go: opções para começar uma precificação progressiva

Como já vimos neste artigo, as diferentes estratégias de precificação progressiva para SaaS dependem de uma oferta inicial irresistível para chamar a atenção dos usuários.

Em geral, existem três formas de se fazer isso:

  • Free trial: o cliente tem uma prévia do funcionamento da ferramenta por tempo limitado e é incentivado a adquirir a licença para renovar esse período
  • Freemium: o usuário pode usar um pacote básico da ferramenta pelo tempo que quiser e precisa pagar por mais recursos
  • Pay as You Go: é o modelo pré-pago, em que o cliente paga conforme sua utilização.

Como nas estratégias para convencer seu cliente a progredir, essa escolha também deve levar em conta as características da ferramenta desenvolvida pela sua empresa.

A importância de testar diferentes formas de precificação

Depois de conferir várias formas de aplicar a precificação progressiva no SaaS, você deve estar pensando: como aplicar na minha empresa?

Bom, vale lembrar que este é um modelo de negócios com características que variam bastante, principalmente conforme as características da plataforma vendida e do seu Perfil de Cliente Ideal.

Por isso, é importante testar diferentes formas e ir acompanhando o resultado.

A Vindi é uma plataforma de pagamentos com foco na recorrência que pode ajudar negócios SaaS a encontrar a melhor forma de precificação entre várias alternativas.

Além de fornecer métricas que ajudam a avaliar o desempenho, o sistema permite a criação de planos personalizados que levam em consideração:

  • Preço fixo
  • Preço fixo com quantidade
  • Faixa variável por volume fixo
  • Faixa fixa por volume
  • Faixa acumulada por volume.

Um exemplo de uso dessas vantagens é o sucesso da Arquivei, um SaaS que automatiza e gerencia notas fiscais para mais de 120 mil empresas. Na sua estratégia de precificação, o Arquivei usa 3 dos modelos acima. 

Cliente da Vindi há sete anos, a empresa vem evoluindo seus processos de precificação enquanto aumenta a quantidade de assinaturas ativas.

Até hoje, a Arquivei realiza testes em seus planos para otimizar cada vez mais sua precificação com planos personalizados.

Conheça nossa plataforma em um teste grátis de 30 dias!

Prove e comprove que a Vindi é a melhor solução para o seu negócio. Free Trial da plataforma por 30 dias. Clique e experimente

Como a precificação progressiva ajuda um SaaS a crescer?

A precificação progressiva no SaaS busca oferecer uma oferta irresistível para atrair usuários, portanto, é uma forma de aumentar a taxa de conversão. O modelo também ajuda a reter mais os clientes, pois como o consumidor já conhece o produto antes de comprar a versão mais completa, dificilmente vai desistir e cancelar seu uso. Além disso, o valor que cada cliente paga é otimizado, o que ajuda a aumentar a receita média por usuário (ARPU).

O que é Free Trial, Freemium e Pay as You Go?

Free Trial, Freemium e Pay as You Go são as três principais formas de atrair o usuário na estratégia de precificação progressiva no SaaS. No Free Trial, o usuário pode usar a ferramenta por um tempo, enquanto o Freemium permite a utilização permanente de uma versão básica. Já o Pay as You Go é o pré-pago, em que o cliente paga pelo que usar. É importante adotar o melhor modelo conforme as características da ferramenta.

Por que testar diferentes formas de precificação?

Testar diferentes formas de precificação é essencial porque o modelo SaaS varia muito. Cada ferramenta tem suas características e é voltada para um público diferente. Portanto, somente implementando estratégias diferentes e acompanhando os resultados é possível encontrar o modelo mais adequado para o seu negócio. Para isso, é preciso contar com um sistema de pagamentos recorrentes que ofereça flexibilidade na hora de criar planos e forneça dados sobre as vendas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies