Ter um checkout de pagamento eficiente pode representar até 33% do potencial da sua empresa para converter e finalizar ainda mais vendas.
Além disso, garantir que a jornada de compra do seu cliente seja fácil, objetiva e encantadora é o segredo do sucesso para a sua loja virtual.
Dessa forma, você entenderá, neste post, a importância do checkout de pagamento para o seu negócio!
O que é um checkout de pagamento?
O checkout é a última parte da navegação da sua loja virtual. É lá que você recolhe os dados sensíveis do seu cliente, como nome, endereço, dados do cartão de crédito e de cobrança.
Além disso, também é no checkout que o cliente visualiza seu carrinho de compras pela última vez antes de fechar a venda. Sendo assim, se essa página não for eficiente e bem estruturada, as chances de perder a venda “aos 45 do segundo tempo” é muito grande.
Aqui no blog da Vindi, nós já te explicamos como personalizar sua página de checkout, dando dicas para que você consiga aumentar a atratividade do seu e-commerce.
Além disso, a nossa plataforma oferece essa solução de checkout de pagamento. Por isso, convidamos você a fazer uma demonstração gratuita e online. É muito rápido e simples, clique no banner abaixo:
Por exemplo: você tem uma loja virtual e, no checkout, seu cliente é redirecionado para uma outra página, de outra empresa responsável pela transação (subadquirente). Ele ficará seguro em ter que colocar os dados ou é possível que fique desconfiado e inseguro e abandone o carrinho?
Dessa forma, a etapa de finalização com o checkout de pagamento precisa de atenção e cuidados especiais.
Por que sua empresa precisa de um checkout de pagamento eficiente?
Além da experiência encantadora para o cliente, que já mencionamos aqui, alguns pontos são essenciais para que você entenda a importância do checkout de pagamento dentro da sua loja virtual:
Fim da burocracia
Um dos maiores fatores que levam um consumidor a deixar de ir até uma loja física e comprar online é o conforto.
Dessa forma, se ele não quer pegar filas e passar por burocracias e escolhe o e-commerce por isso, sua loja não pode oferecer uma experiência difícil para ele.
Até porque, fechar a aba do navegador e deixar o carrinho virtual é muito mais fácil do que encher um carrinho fisicamente e deixar em qualquer lugar, não é mesmo?
Portanto, certifique-se que a jornada de entrar na loja > escolher os produtos > adicionar ao carrinho > chegar no checkout > finalizar a transação seja o menos burocrática possível.
Segurança do cliente com a loja
Com um checkout de pagamento eficiente, seu cliente pode até abandonar o carrinho de compras por outros motivos, mas não por esse!
Além disso, ter uma página de finalização segura e personalizada é o segredo da conversão, considerando que performance é fundamental para quem trabalha na internet.
Possibilidade de ofertar vários meios de pagamento
Basicamente, seu cliente precisa de opções para decidir como quer pagar. Se a sua loja só aceita boleto e ele quer parcelar ou pagar com cartão de crédito, provavelmente essa compra não será concluída.
Da mesma forma, se você só oferece o pagamento por cartão de crédito e seu cliente não possui essa forma de pagamento, ele não tem como adquirir seu produto ou serviço.
Por isso, ter um checkout de pagamento personalizado e eficiente te dá a possibilidade de ofertar vários meios de pagamento para aumentar suas chances de conversão de vendas!
O que é importante considerar na página de checkout de pagamento?
Peça apenas dados importantes
Nada pode ser mais incômodo para um cliente do que ficar digitando em várias abas seus dados pessoais. Além disso, quanto mais informações você pede, mais desconfiado ele fica.
Por isso, lembre-se que nome, CPF, dados bancários e endereço são dados suficientes para transacionar uma venda.
Prefira o checkout transparente
Nós já dissemos que o redirecionamento é um perigo para a sua conversão de vendas, não é mesmo?
Com um checkout transparente, você aumenta chances de retenção, evita que seu cliente tenha que preencher dados pessoais duplamente e garante uma experiência segura para ele.
Nós já escrevemos sobre esse tema no blog, e você pode ler mais clicando aqui.
Corrija erros de digitação
Muitas vendas não são feitas nos ambientes digitais por erros de digitação dos dados bancários, como o número do cartão, do CVV e da data de validade. Por isso, é fundamental que você consiga prever esses erros com validações da sua plataforma.
Aqui na Vindi, por exemplo, nossa plataforma trata esse preenchimento enviando os dados corretos para o banco emissor/adquirente.
Mostre que essa página é segura e confiável
Como a segurança do cliente é fundamental e já foi citada várias vezes aqui, é importante que você conheça os recursos que deixam o checkout de pagamento da sua empresa visivelmente confiável.
Ter selos de empresas como Norton e Confianet são exemplos do que você pode fazer para mostrar ao seu cliente que os dados dele estão seguros.
Além disso, o design também tem que jogar a seu favor! Garanta que a experiência em mobile seja tão eficiente quanto no desktop, e use recursos antifraude para sustentar a confiança na sua marca.
Tenha certeza que seu checkout é ágil e eficiente
E na dúvida, teste.
E teste de novo, e quantas vezes for necessário! Um checkout de pagamento precisa garantir que o cliente consiga terminar sua venda com poucos cliques e que a transação seja rápida.
Além disso, é fundamental que ele receba em seguida com o e-mail de confirmação e número de pedido.
Vindi: a sua melhor opção de checkout de pagamento
Escolher um checkout de pagamento que esteja integrado com a sua plataforma de gerenciamento de pagamentos é o caminho para conseguir otimizar seu processo de vendas.
Aqui na Vindi, nós temos a plataforma mais robusta e completa do mercado, com um checkout de pagamento personalizável para vendas avulsas, parceladas e recorrentes.
Além disso, nós também temos muitas funcionalidade que reduzem suas taxas de inadimplência. Nossa plataforma automatiza o seu processo de cobrança e proporciona ao seu cliente uma experiência eficiente e segura!
Se você quer saber mais sobre como nós podemos te ajudar a vender mais e sempre, clique aqui e fale agora com um dos nossos especialistas em pagamentos. Nós estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas!