Comprar online é uma tendência que cresce anualmente, com cada vez mais pessoas tornando-se e-consumidores e utilizando as lojas onlines para pesquisar, comprar e adquirir produtos ou serviços, sejam eles digitais ou físicos.

Entretanto, mesmo que as pessoas estejam, no geral, mais adeptas aos e-commerces, isso não significa que o principal receio por trás das compras online tenha desaparecido. A preocupação com a segurança, especialmente no que diz respeito aos dados bancários e de cobrança ainda é algo presente na mente de seus clientes.

Por este motivo, empresas e plataformas de e-commerce buscam cada vez mais oferecer segurança e praticidade aos seus usuários, e é exatamente aqui que entra o checkout transparente. Vamos entender melhor este recurso e sua importância no e-commerce.

O que é checkout transparente?

Antes de falarmos sobre as vantagens do checkout transparente, é importante entender exatamente à que este termo se refere, assim como saber diferenciá-lo do checkout tradicional.

É possível que você já tenha tido a experiência de comprar online em uma loja onde, na hora de efetuar o pagamento, foi redirecionado à uma plataforma ou gateway externo, como o PayPal ou PagSeguro. Este é um exemplo de checkout tradicional, ou checkout via lightbox.

A principal diferença do checkout transparente é exatamente poder eliminar esta etapa, permitindo que os dados do pagamento sejam inseridos ainda na página do e-commerce e que o pagamento seja processado sem a necessidade de utilizar um site externo.

Disponibilizar os selos e certificados de segurança dos gateways disponíveis é uma estratégia comum, utilizada por e-commerces para confortar seus visitantes e clientes sobre a segurança das formas de pagamento oferecidas dentro do site.

Vantagens de oferecer checkout transparente

Inicialmente, pode parecer pouca coisa a diferença entre utilizar uma plataforma externa ou finalizar a compra dentro de sua própria página, mas na verdade, este “detalhe” tem um peso maior do que aparenta.

Maior segurança para seus clientes

É verdade que o PayPal ou PagSeguro, como mencionamos anteriormente, são gateways de pagamento realmente seguros. Porém, o redirecionamento para estas páginas pode não ser, especialmente se o seu cliente estiver utilizando redes públicas, por exemplo.

Por isso, manter todo o processo de checkout dentro de sua própria página, elimina a necessidade de conectar-se à uma plataforma adicional, que pode não ser segura para seu cliente.

Elimina a necessidade de cadastro adicional

Com o checkout transparente, seus clientes nunca precisarão realizar o cadastro em páginas externas, caso ainda não tenham uma perfil configurado em determinada plataforma.

Isso ajuda aproveitar o senso de urgência da compra, eliminando as chances do cliente simplesmente abandonar o carrinho de compras por não querer realizar o cadastro nos sites externos.

Consequentemente, com a diminuição do índice de carrinhos de compra abandonados e desistências na página de checkout, é possível afirmar que o checkout transparente também afeta positivamente suas chances de conversão.

Aumenta a capacidade de retenção

Com o checkout transparente, o cliente não precisará em nenhum momento sair de sua página para finalizar sua compra. A jornada desde a escolha do produto, até a finalização do pedido será realizada dentro da página da loja.

Isso também significa que, caso utilize um chat online para auxiliar seus visitantes em tempo real e de dentro da sua própria página, seus clientes poderão a qualquer momento tirar dúvidas com sua equipe.

Mais conveniência para o consumidor mobile

Não podemos deixar de mencionar os consumidores mobile, que hoje já representam quase 50% das compras para e-commerces de moda, multicategorias e móveis, de acordo com a pesquisa do Mundo do Marketing.

O checkout transparente elimina a necessidade de carregar uma nova página no navegador, alternar entre aplicativos ou ter de passar por qualquer procedimento adicional para os clientes acessando sua loja através de smartphones e tablets.

Isso é um diferencial importante, especialmente para visitantes que estiverem utilizando conexão por dados móveis, como 3G ou 4G, que podem comumente apresentar problemas durante o carregamento das plataformas externas devido à falhas no sinal e outras condições externas.

Ofereça checkout e atendimento de dentro da página do seu e-commerce

Agora que entende melhor o conceito do checkout transparente, assim como suas vantagens, você não vai querer deixar de oferecer esta conveniência aos clientes de seu e-commerce.

Se está se perguntando como disponibilizar este recurso em sua loja online, basta acessar a página da Vindi, o melhor e mais seguro gateway de pagamentos para seu e-commerce.

Lembre-se, o sucesso do seu e-commerce depende de fazer o melhor uso de um conjunto de estratégias, sistemas e ferramentas que foram projetadas para ajudá-lo a conquistar visitantes e transformá-los em clientes.

Por isso, não se esqueça também da importância do atendimento ao cliente no e-commerce e ofereça juntamente ao checkout transparente um canal disponível dentro de sua própria página. Conheça o JivoChat e descubra como um chat online na loja também pode aumentar suas chances de conversão.