O BolePix é um formato inovador que alia as vantagens de dois importantes métodos de pagamento.
De um lado está o Pix, um sucesso absoluto no Brasil.
Por todas as suas facilidades, o sistema de pagamentos instantâneos já tem mais de 150 milhões de usuários e 670 milhões de chaves cadastradas no país, segundo estatísticas do Banco Central.
Do outro, estão os tradicionais boletos bancários, que embora ainda sejam um método relevante, vem perdendo espaço para o Pix.
Mas não podemos esquecer de que o boleto é a única alternativa de pagamento para os “desbancarizados”, isto é, as pessoas que não têm conta bancária.
É verdade que essa população é cada vez menor, mas ainda existem 16 milhões de pessoas nessa situação no país.
Portanto, o BolePix surgiu como alternativa para oferecer a facilidade da transferência instantânea sem virar as costas a quem não tem conta em banco ou ainda prefere usar o código de barras.
E o resultado é positivo, pois 15 milhões de boletos já foram pagos com QR Code, segundo o portal Valor Investe.
Siga a leitura deste texto até o final para entender melhor como funciona o BolePix e quais novidades devem aparecer em um futuro próximo.
O que é BolePix?
BolePix é uma forma de pagamento que inclui no boleto bancário um QR Code para que o cliente também possa pagar por Pix.
Embora a modalidade já seja amplamente usada na prática, um método oficial está atualmente em implementação pelo Banco Central do Brasil.
No modelo atual, o código que aparece no documento é gerado para que o documento seja pago nos moldes do Pix que o brasileiro já se acostumou a usar.
Porém, o sistema em implementação pelo Banco Central vai incorporar o Pix à tecnologia do boleto.
Desta forma, o valor a ser pago poderá ser automaticamente atualizado conforme juros e multas se a quitação acontecer depois do vencimento, conforme reportagem do Estado de São Paulo.
Como funciona o BolePix?
O BolePix que já está em uso no mercado chega para o cliente tanto com o código de barras quanto com o QR Code.
Se o cliente optar pelo modelo tradicional, o processo de pagamento é normal, como em qualquer tipo de boleto.
Porém, o BolePix abre a possibilidade de pagamento também pelo método instantâneo.
Basta que o cliente abra o aplicativo da instituição e selecione a opção de Pix, e depois, o pagamento por QR Code.
Então, ele usa a câmera do smartphone para capturar o código e fazer o pagamento.
Em alguns casos, o emissor do boleto inclui junto um código Copia e Cola, para que o usuário insira no app do banco.
Assim, não é preciso capturar a imagem do QR Code, o que pode ser útil para quem abriu o boleto no celular.
Seja qual for o método escolhido, depois que a transferência é realizada, não é mais possível pagar pela outra forma, o que evita o pagamento em duplicidade.
O BolePix será cobrado?
Atualmente, a geração de um boleto bancário com ou sem Pix tem um custo, que depende da instituição financeira ou da plataforma de pagamentos responsável.
O mesmo ocorre com o BolePìx no formato atual.
Já em relação ao formato em desenvolvimento pelo Banco Central, até o final de 2023 ainda não havia informações sobre uma eventual cobrança.
É possível que, com o uso do Pix, as taxas para emissão fiquem mais baratas ou até desapareçam.
Quais as vantagens do BolePix?
Uma empresa pode se beneficiar de várias formas com o uso do BolePix.
Veja a partir de agora algumas vantagens do método.
Agilidade e facilidade
O pagamento por Pix é mais fácil e rápido, já que o código de barras convencional tem algumas limitações.
Por exemplo, se o usuário abre o documento em uma tela de computador, fica bem difícil escanear o código de barras, enquanto o QR Code pode ser capturado perfeitamente.
Poder de escolha
A experiência do cliente na hora do pagamento é melhor quando ele pode selecionar a forma de pagamento de sua preferência.
Ao oferecer duas possibilidades simultaneamente, o BolePix dá ao consumidor um poder de escolha nesse sentido.
Transferência instantânea
Quando o consumidor paga por Pix, o valor cai na mesma hora na conta do beneficiário – ou seja, quem recebe o pagamento.
Ou pelo menos no mesmo dia, dependendo da plataforma de cobranças usada.
Essa vantagem é especialmente importante para o e-commerce.
Pois, com o boleto convencional, é preciso esperar até três dias úteis para a transferência acontecer e só depois desse período, o produto pode ser enviado.
Pagamento todos os dias
O prazo para que a transação seja efetivada no boleto aumenta ainda mais quando o pagamento é feito antes de um final de semana ou feriado.
Por outro lado, o pagamento por Pix pode ser feito a qualquer dia, seja sábado, domingo ou feriado.
O que vai acontecer com o boleto tradicional?
O destino do boleto tradicional vai depender de como será o formato do BolePix que será lançado pelo Banco Central.
Se for semelhante ao usado atualmente, a tendência é que o novo modelo vá ocupando o lugar do antigo.
Afinal, nesse caso, o boleto bancário como conhecemos hoje continuará existindo, porém com uma opção a mais.
Por outro lado, se o novo formato limitar o usuário a pagar somente por Pix, é muito difícil que o boleto tradicional deixe de ser usado.
Afinal, para uma forma de pagamento se extinguir, é preciso que ela fique defasada naturalmente, ou seja, as pessoas precisam deixar de usar.
E isso está longe de acontecer.
Em 2022, o boleto foi o quarto meio de pagamento mais usado no país, com mais de 4 bilhões de transações, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
As vantagens de usar o BolePix da Vindi
O BolePix já é uma das principais novidades em pagamentos deste ano, pois traz, na mesma fatura, dois métodos já bastante consolidados no sistema financeiro.
De acordo com dados do Banco Central, mais de 4 bilhões de transações Pix foram efetuadas somente no mês de novembro do ano passado, enquanto 345 bilhões foram feitas com boleto. Falando em valores, o boleto sozinho movimentou mais de R$49 bilhões no mesmo período e o Pix, R$1 trilhão.
Além disso, os dados comprovam que a adesão à modalidade BolePix já está a todo vapor. Conforme dados da Núclea, entre julho de 2023 e março de 2024, cerca de 42 milhões de boletos foram quitados por meio do sistema Pix.
Embora isso represente apenas 1,5% do total de pagamentos processados durante o intervalo de tempo, um artigo veiculado no jornal Valor Econômico sugere que esses números podem estar subnotificados.
Após investigação junto às instituições emissoras de boletos, o veículo constatou que os pagamentos de boletos via Pix poderiam corresponder a aproximadamente 25% do total de liquidações realizadas o que torna indiscutível o potencial deste meio de pagamento.
Para poder emitir um BolePix e incluir este método no seu portfólio de possibilidades, é preciso contar com uma solução de pagamentos que tenha essa funcionalidade.
A Vindi é um ecossistema completo de cobranças, que conta com soluções para vender online, seja para transações avulsas ou recorrentes.
Se o seu negócio recebe pela internet, é preciso diversificar ao máximo as formas de pagamento.
Por isso, disponibilizamos o BolePix da Vindi, que une dois métodos de pagamento em uma só fatura para facilitar a vida de quem paga e de quem recebe.
Com o BolePix da Vindi seu cliente pode escolher se quer pagar via código de barras ou QR Code e quando o pagamento é efetuado por uma das modalidades, a outra é automaticamente invalidada para evitar pagamentos em duplicidade.
Além de oferecer um checkout amigável e flexibilidade, incluir o BolePix da Vindi entre seus métodos de pagamento ajuda a reduzir o período de compensação bancária.
Clique no banner abaixo e conheça mais sobre o BolePix da Vindi!