Com ascensão das vendas em cartão de crédito, a antecipação de recebíveis se tornou um processo muito comum no dia-a-dia de empresários.

Devido ao cenário atual da famosa “guerra das maquininhas”, muitas adquirentes viram nesse processo uma oportunidade de utilizar a antecipação com uma arma. Tornando-a ainda mais atrativa e assim, aumentando a competitividade.

O que é Antecipação?

Quando uma venda é realizada em cartão de crédito, o lojista recebe o valor subtraído de taxas a partir de 30 dias após a data da venda, no caso de vendas a vista.

No caso de vendas parceladas, as parcelas são depositadas para o lojista também com um intervalo de 30 dias entre cada uma delas.

Porém, quando o empresário precisa de um valor para gerar fundo de caixa, uma opção de crédito mais barata e acessível é a antecipação.

Com esse processo, o lojista pode receber o valor referente a vendas que ele receberia no futuro. Isso, claro, em até dois dias úteis após a solicitação. Tudo isso mediante ao desconto de uma taxa de antecipação, além da taxa da venda.

Em geral, os lojistas costumam utilizar a prática da antecipação para obter crédito por ser uma opção mais barata do que um empréstimo convencional com o banco.

Antecipação na Guerra das Maquininhas

Com o aumento da competitividade entre as adquirentes, a antecipação tem sido usada cada vez mais como um atrativo. Com isso, algumas funcionalidades e facilidades surgiram para complementar o processo de antecipação.

Uma delas foi a antecipação automática. Nela, o lojista paga um valor menor na taxa da antecipação e recebe todas as vendas antecipadamente. 

Com a ascensão da chamada “guerra das maquininhas”, algumas adquirentes passaram a oferecer a antecipação com taxa zero. Mas, tudo isso, mediante a condições pré determinadas. Ter conta em um determinado banco, ou valer apenas para compras a vista, entre outras, foram alguns dos empecilhos.

Isso tudo gerou um grande alvoroço no mercado. O que fez com que as demais adquirentes também oferecessem suas condições para o mesmo serviço.

Nem tudo são flores

A obtenção de crédito através da antecipação é uma facilidade. Porém, vale lembrar que é necessário ter cuidado e analisar a fundo os valores e condições antes de antecipar.

Isso é muito importante para que não vire uma bola de neve. Comprometendo assim o fluxo de caixa futuro do empreendedor.

Também é importante estar atento às ofertas de taxas reduzidas ou até mesmo zeradas. Nesses casos, geralmente, o custo pode estar embutido em outras operações.Como a Vindi pode te ajudar

Author

Product Manager - Pagamentos