O empréstimo para empresas pode ser a solução para vários problemas comuns na gestão de um negócio. A tomada de crédito pode viabilizar um projeto de expansão ou garantir o capital de giro necessário para organizar o fluxo de caixa, por exemplo.

Por isso, e pensando em ajudar as milhares de empresas clientes da Vindi ou leitoras de nossos conteúdos, convidamos a nossa parceira Credisfera, empresa da Locaweb Company, para trazer algumas dicas para planejar e conseguir um empréstimo para empresas.

Vamos lá? Boa leitura!

O que é empréstimo para empresas?

Empréstimo para empresas é uma operação de crédito realizada entre duas partes, sendo que a parte denominada tomadora ou devedora é uma pessoa jurídica. Já a outra parte do contrato de empréstimo é o credor, que pode ser uma instituição financeira ou não.

Essas duas partes celebram uma transação na qual o credor coloca à disposição do tomador ou devedor um montante de recursos financeiros, que deverá ser devolvido em um prazo determinado acrescido de um rendimento, denominado juros.

O contrato de empréstimo tem o objetivo de regular os direitos e obrigações de ambas as partes, e, a partir do momento em que este contrato é firmado, a operação de crédito torna-se efetiva, liberando-se o valor através de um empréstimo.

Quando solicitar empréstimo para sua empresa?

Existem várias razões para buscar recursos para seu negócio. Por exemplo: equilíbrio financeiro do seu fluxo de caixa, oportunidade de investimento em inovações, filiais, marketing, equipamentos ou alguma outra necessidade.

Contratar um empréstimo é uma ótima solução para ter o dinheiro em mãos e pode ser um grande aliado no crescimento e expansão de sua empresa. Muitas vezes, para realizar um sonho, como impulsionar o crescimento do seu negócio, ou até mesmo resolver problemas financeiros de sua empresa, você precisa de uma ajuda.

A solicitação de crédito é uma opção bastante utilizada por empreendedores que almejam ver as suas empresas se tornarem mais competitivas no mercado, justamente pelo processo mais simples e rápido.

Neste post, vamos entender algumas situações em que a solicitação de crédito é bem-vinda para o seu negócio.

1. Investir em uma oportunidade

Muitas empresas almejam o aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos com o intuito de expandir suas atividadesIsso pode englobar investimentos em inovações, pessoas, estrutura e até mesmo aquisição de empresas de menor porte ou alguma outra oportunidade.

No entanto, essas oportunidades podem demandar um investimento significativo e que pode levar anos para que a quantia necessária seja poupada. Muitas vezes, a organização carece de recursos para aproveitar essas ocasiões.

Com a contratação do empréstimo, é possível levantar o valor demandado de imediato sem burocracia e quitá-lo com parcelas mensais que sejam adequadas ao seu orçamento.

Assim, com o crédito extra, você consegue tirar a ideia do papel e acreditar na oportunidade para o crescimento da sua empresa.

2. Investir em seu negócio

Existem algumas situações em que é necessário um investimento para impulsionar o crescimento de seu negócio. Por exemplo, para contratar novos funcionários e atender às demandas dos clientes, cumprir prazos de entrega e aproveitar períodos de aquecimento do comércio (datas comemorativas e Black Friday) com estoques de produtos desejados pelos clientes.

Além dessas medidas, as ferramentas de marketing também são aliadas para tornar a empresa competitiva e posicioná-la à frente da concorrência.

Sabe aquela frase, “quem não é visto não é lembrado”? Por isso, se quer investir no crescimento do seu negócio, é importante ter em mente os benefícios que o marketing pode trazer para a sua organização.

São inúmeras as possibilidades do marketing: contratação de agências, impulsionamento de anúncios em redes sociais, revistas, rádio, TV e outdoors, contratação de influenciadores digitais, entre outras iniciativas que podem contribuir para aumentar a notoriedade da marca e impulsionar as vendas.

Todas essas medidas têm como meta a expansão do negócio, mas podem gerar custos que fogem do orçamentoNestas situações, recorrer ao crédito extra é uma alternativa inteligente para seguir com o plano de crescimento da empresa.

3. Garantir a saúde financeira de sua empresa

Às vezes, os resultados da empresa não são tão bons quanto se esperava, as finanças ficam apertadas e, para garantir a saúde financeira e pagar com menos juros, solicitar um crédito pode ser a solução ideal para o seu negócio.

Abaixo, confira situações em que vale a pena solicitar um empréstimo para quitar suas dívidas e manter a saúde financeira de sua empresa:

  • Se for urgente quitar seu débito para evitar um prejuízo maior. Por exemplo, quando houver risco de um super endividamento que afeta tanto o caixa quanto a credibilidade da sua empresa, ou perder algum bem por deixar de pagar o financiamento que você fez para obtê-lo
  • Se as taxas de juros forem menores que as que a empresa paga atualmente em suas dívidas. Por exemplo: se há uma dívida com o crédito rotativo do cartão de crédito, compensa pedir um empréstimo com taxa menor
  • Se sua dívida for muito longa, com inúmeras parcelas, pode valer a pena contrair um empréstimo para quitá-la em menos tempo.

Além disso, é importante que as empresas sempre busquem ampliar seu capital de giro, garantindo uma operação saudável com potencial de expansão e crescimento.

4. Resolver situações de emergência

O bom andamento do fluxo de caixa, que são as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, pode ser comprometido por diferentes circunstâncias. Por exemplo: emergências, gastos e dívidas inesperados, atrasos nos pagamentos a receber, queda nas vendas, entre outras razões que tornam o saldo bancário insuficiente para quitar as dívidas.

Existem situações em que a empresa realiza vendas a prazo, mas precisa do dinheiro à vista. Nesse cenário, é possível antecipar o valor dessas parcelas com um empréstimo e, posteriormente, é só quitar a dívida com o próprio valor recebido.

Como alternativa para tentar equilibrar os gastos e ganhos, caso haja mais despesas do que lucro, a contratação do crédito extra seguido de um planejamento para a boa saúde financeira é uma forma de retomar e garantir a gestão dos seus recursos financeiros e reorganizar a empresa.

Principais dúvidas para conseguir crédito para empresas

Conseguir crédito para empresas nem sempre é tarefa fácil, e é comum que gere inúmeras dúvidas em quem está pensando em recorrer à modalidade.

Afinal, estamos falando desde saber se um empréstimo faz sentido até saber a quais juros sua empresa estará sujeita. Isso sem falar se é mais vantajoso um financiamento e também as siglas envolvidas neste processo (IOF, CCB, CET…)

Para tirar essas dúvidas, você pode conferir outro artigo em que respondemos a estas (e a muitas outras) dúvidas. Crédito para empresas: 5 dúvidas comuns entre empreendedores

Condições de operação de crédito no empréstimo para empresas

As condições de um empréstimo podem variar, por isso trazemos a seguir alguns dos pontos principais para ficar atento.

  • Requisitos pré-qualificação: são os que fazem com que a empresa esteja apta para solicitar um crédito
  • Limites: é o valor mínimo e o máximo que você pode solicitar de crédito. Esses valores variam com base no perfil de crédito da sua empresa
  • Valores: um contrato de crédito pode prever a concessão e o pagamento de valores em diversas ordens de grandeza, podendo ultrapassar milhões de reais. Tudo depende das condições da contratação
  • Prazo: em relação ao tempo, o período é acordado entre as partes. O pagamento pode ser feito de uma vez ou em parcelas
  • Parcelas: a quantidade de vezes que você opta por pagar aquele crédito. Normalmente, um empréstimo de maior valor tende a ser negociado com mais parcelas
  • Garantia: nem todo contrato de crédito exige garantia, mas ela pode estar presente. Geralmente, bens ou ativos são oferecidos para aumentar o nível de segurança sobre o acordo para quem concede o crédito
  • Taxa de juros: é uma porcentagem cobrada em cima do valor do crédito. Esse valor funciona como se fosse um “aluguel de dinheiro” e varia com base no valor e na quantidade de parcelas.

Muitas vezes, focamos nos juros e esquecemos do Custo Efetivo Total (CET) de um serviço, que é o valor total da negociação. Ele contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento. Por isso, é importante ficar atento!

Como escolher o melhor empréstimo para sua empresa?

Para começar, defina qual é o valor do empréstimo adequado para o seu plano de ação. Verifique se seus parceiros financeiros possuem produtos de crédito para o seu negócio – também vale dar uma olhada no mercado para tomar a decisão final.

Checar as taxas de juros, o custo efetivo total (quanto vai pagar considerando o valor emprestado mais os juros) e o tempo de pagamento, dá a tranquilidade de escolher a melhor alternativa para o que você precisa.

Depois, analise e compare o valor final, prazos, taxas e, principalmente, quem está oferecendo este crédito, que deve ser de confiança no mercado. Atualmente, o mercado de crédito no Brasil conta com opções diversificadas e condições específicas para cada cliente.

Um exemplo dessa diversificação é o crédito clean, que não exige a apresentação de garantia como carro ou imóvel.

6 dicas para escolher o melhor empréstimo para seu negócio

Agora, vamos apresentar passos importantes a serem observados ao realizar uma operação de crédito.

1. Identifique o tipo de contrato

O mercado brasileiro possui uma infinidade de instrumentos e formas diferentes de captação e concessão de crédito. Dentre eles, a Cédula de Crédito Bancário (CCB) representa uma promessa de pagamento em espécie e, ao mesmo tempo, estabelece uma relação formalizada entre credor e devedor.

A Cédula de Crédito Bancário é um título de crédito emitido por pessoa física ou jurídica em favor de uma instituição financeira ou de entidade que se assemelhe e que representa a promessa de pagamento em dinheiro decorrente de uma operação de crédito.

2. Verifique o montante líquido a ser depositado

Uma das diferenças entre empréstimos e financiamentos é que os primeiros oferecem uso livre de recursosEnquanto isso, o financiamento é condicionado às questões obrigatórias previstas no contrato.

3. Conheça as taxas de juros aplicadas à operação

Identifique os juros mensais e os juros acumulados no período de um ano. Um índice mais alto significa um aumento geral nos custos.

Dessa forma, conhecer esse valor é importante, pois permite comparar alternativas e se preparar para realizar o pagamento.

4. Avalie o período de pagamento

É preciso considerar qual será o período de quitação do empréstimo, uma vez que afeta diretamente o valor das parcelas e o custo geral do contrato.

Um empréstimo com prazos menores envolve um pagamento reduzido de juros. Porém, as parcelas se tornam maiores e nem sempre são viáveis para pequenas e médias empresas, por exemplo.

5. Analise quais são as condições de pagamento

Verifique como está prevista a realização do pagamento. Você deve saber como o pagamento ao credor deverá ser feito e o que isso representa no seu fluxo operacional.

6. Verifique os encargos extras

Além da taxa de juros e dos impostos, é necessário considerar os custos decorrentes de atrasos.

Todo contrato de crédito apresenta um prazo e, se essas datas não forem cumpridas, significa que o tomador de crédito passa a estar inadimplente.

No caso do atraso ou da falta de pagamento conforme o que foi acordado, o cliente pode ser penalizado com o pagamento de multa e juros. E, se o contrato tiver garantia, ela pode ser acionada para cobrir os custos em aberto.

Além disso, a inadimplência no contrato de crédito pode levar à inclusão do nome da pessoa física ou jurídica em serviços de proteção ao crédito.

Vale a pena fazer uma simulação para ver todas essas questões aplicadas de forma prática. Assim, é possível ter mais visibilidade a respeito das condições e entender melhor o funcionamento do empréstimo em questão.

Conhecendo essas informações, você tem a chance de avaliar o contrato de empréstimo de maneira completa. Logo, há como cuidar da organização financeira do negócio para garantir o pagamento adequado.

Confira o artigo completo:
Empréstimo rápido e fácil: dicas para entender quando solicitar para o seu negócio

O que vale mais a pena: empréstimo ou antecipação de recebíveis?

Essa dúvida é bastante comum, mas é importante saber que são duas modalidades bastante distintas. A antecipação de recebíveis (ou de valores) é uma modalidade em que não é necessário pedir crédito a nenhuma outra instituição: significa trazer para valor presente uma quantia que já é da própria empresa, mas mas que seria pago dentro de um prazo estabelecido.

Essa modalidade está relacionada a vendas parceladas, e as empresas que fazem parte da cadeia de pagamentos (adquirentes, subadquirentes/intermediadoras, etc.) são as responsáveis por realizar essa antecipação, mediante a cobrança de uma taxa operacional.

Já o empréstimo, como vimos até agora, significa buscar um capital que não está no planejamento da empresa, e seu fornecimento é realizado mediante à cobrança de uma taxa de juros.

Para sanar todas as dúvidas e te ajudar a escolher a melhor modalidade, confira o artigo completo que preparamos sobre o assunto:

Empréstimo ou antecipação de recebíveis? Entenda as opções e saiba como escolher

Como conseguir empréstimo para sua empresa?

A Vindi é parceira da Credisfera, empresa da Locaweb Company e plataforma única para todo o ciclo de crédito para clientes que contratam empréstimos, do onboarding à liberação de recursos.

Clique aqui e conheça os produtos e recursos que estão à sua disposição!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies