Atualmente, a agilidade na gestão financeira é uma das chaves operacionais para uma aceleração geral dos negócios. Por isso, a metodologia do Agile Finance é bastante relevante para empresas em fase de crescimento.

Vamos te mostrar os princípios da gestão financeira ágil, suas vantagens e dicas de como implantá-la.

Este post é baseado no estudo Agile Finance Revealed: The New Operating Model for Modern Finance, realizado pela AICPA (American Institute of CPAs) e Oracle.

Mas, antes de continuar a leitura, faça um diagnóstico financeiro gratuito da sua empresa, e descubra quão avançada ela está nesse processo:

O que é o método Agile Finance?

Se a transformação digital já é uma realidade, mais do que se adaptar a ela, é preciso liderá-la. Por isso, a modernização de processos surge dentro das empresas, em busca do melhor potencial para os negócios.

Um novo modelo moderno de gestão financeira está surgindo nos últimos anos, equipado para um alto desempenho e sucesso na era digital. Trata-se de uma transformação digital no financeiro das corporações, baseada nos pilares da tecnologia e data analytics.

Ademais, as equipes financeiras modernas estão adotando um novo modelo operacional responsivo e pronto para mudanças. Isso inclui implantar tecnologia para automatizar de forma proativa o trabalho transacional, investir em novos conjuntos de habilidades para fornecer os insights analíticos e estratégicos, além de uma gestão de orientação necessária para novos modelos de negócios digitais e formas de trabalho.

Quais as vantagens de mais agilidade financeira?

Quando uma empresa passa por uma transformação no seu sistema financeiro, é como se estivesse otimizando o “coração” dos negócios.

É nesse núcleo que operam a contabilidade, as vendas e a sustentabilidade operacional de qualquer empreendimento.

Por isso, quanto menos ele se basear em operações manuais, subjetivas e pouco escaláveis, melhor para a boa saúde da operação.

Segundo o report da Oracle, por exemplo, as empresas apoiadas por líderes financeiros ágeis são consideravelmente mais propensas a relatar resultados positivos no crescimento da receita (89% vs 63%) e aumento da lucratividade (95% vs 70%).

Fonte:  Agile Finance Revealed: The New Operating Model for Modern Finance

Além disso, em 56% das empresas com um líder financeiro ágil, as equipes demonstraram sua agilidade por lançar com sucesso um novo produto ou serviço.

Veja também: Gestão Financeira: 10 cursos para sua empresa

Como construir um modelo Agile Finance na sua empresa?

Dentre os desafios do departamento financeiro, surge a dúvida de como os profissionais de finanças podem se adaptar e sobreviver quando novas tecnologias digitais transpassam o futuro do trabalho. 

Mas o que o departamento de finanças precisa fazer para permanecer relevante, para capacitar o CFO, e permitir que um negócio se torne ágil?

Em seus esforços para encontrar respostas a essas perguntas, o relatório da Oracle identifica um novo modelo operacional para finanças consistindo nos seguintes atributos que permitem que os CFOs e suas equipes conduzam melhor agilidade de negócios:

  • Equipes multifuncionais e integradas, centralizadas em serviços compartilhados ou centros de excelência. Capacitação de profissionais por tecnologias digitais em nuvem, como automação de processos pela robótica e aprendizado de máquina. Somada à constante melhoria dos serviços de contabilidade e a eficiência das equipes para gerar melhorias altamente significativas nos negócios.
  • Capacidade de liberar todo o potencial em análise de big data e inteligência artificial. Ação que amplia o papel de Planejamento e Análise Financeira em uma potência geradora dos insights de que as organizações precisam para desenvolver estratégias inovadoras e alcançar níveis de desempenho que eclipsam a concorrência.
  • Novos conjuntos de habilidades em estatística, análise de dados, visualização de dados e parceria de negócios. Tais conhecimentos apoiam a rápida tomada de decisão e gerenciamento de desempenho. Por isso, é preciso contar com profissionais especializados, além de criar uma cultura data driven no geral.
  • Plataformas baseadas em nuvem para relatórios, planejamento, previsão e análises que irão entregar dados à vontade para tomadores de decisão em uma empresa.

Conheça nossa solução e ganhe agilidade financeira

A automação segue como grande tendência, seja do setor financeiro ou de outras áreas corporativas. 

Uma parte da automação passa pelo controle dos pagamentos a receber dos clientes. E para automatizar os recebimentos da sua empresa, conte com a Vindi! Temos uma plataforma completa na qual você pode usar meios de pagamento, criar planos de assinaturas, realizar as transações e ter total controle sobre sua carteira de clientes.

Além disso, você ganha muito mais agilidade na hora de gerar relatórios de vendas, pois a Vindi oferece um dashboard completo na ferramenta. 

or fim, você não perderá mais tempo ligando para cobrar clientes inadimplentes, pois na plataforma você pode criar notificações personalizadas para enviar por SMS ou e-mail para seu cliente, de forma preventiva ou como cobrança.

Fale com nossos consultores, solicite sua demonstração gratuita e eleve sua empresa para o próximo nível financeiro!