Transformação Digital é um método que utiliza diversos recursos tecnológicos para otimizar os resultados do seu negócio, independente do setor de atividade, visando aumento de alcance e desempenho da sua marca. Sendo assim, trata-se da reestruturação dos processos de gestão, que considera mecanismos inovadores como principais fatores para novos modelos de atuação.

Tecnologias em cloud, mídias sociais, mobilidade, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial) possuem como foco a melhoria da experiência do cliente. Ou seja, são ferramentas voltadas para o consumidor final, a fim de fornecer soluções ágeis e intuitivas.

A partir daí surgiu a ideia de Transformação Digital. Sendo um método para unificar medidas inovadoras, eficaz e funcional tanto para empresas, quanto clientes.

A importância da Transformação Digital

Melhorar a experiência de interação e compra do seu cliente com o seu produto/serviço deve ser foco principal de sua empresa (uma vez que vivemos na era do cliente).

Para isso, é preciso conhecer todas as tecnologias disponíveis no mercado. Como, por exemplo, armazenamento em cloud, mídias sociais, mobilidade, IoT e IA.

Esses recursos fornecem suporte necessário para a Transformação Digital. Sendo que ela afetará diretamente três pilares do seu negócio:

1 – Experiência do Cliente

Otimizar a experiência do cliente é o ponto chave da Transformação Digital. Graças às novas tecnologias é possível:

  • Conhecer seu cliente em profundidade e, assim, obter benefícios como promover de forma assertiva sua marca em diferentes mídias digitais;
  • Alavancar vendas com auxílio de novas tecnologias para gerar maior produtividade e aumentar a satisfação do cliente;
  • Melhoria nos processos de atendimento utilizando estratégias multicanais que permitem ao consumidor escolher onde e como deseja ser atendido.

 

2 – Processos

Com a Transformação Digital, sua empresa também poderá ter melhorias nas áreas operacionais, como:

  • Automação, para que você e seus colaboradores foquem seus esforços em soluções estratégicas para o crescimento do seu negócio (como a digitalização de processos de recursos humanos, de pesquisa e desenvolvimento ou administrativos — como emissão de boletos e notas fiscais);
  • Colaboradores mais qualificados, seja em modelos como home office ou em espaços de coworking. Pois, o uso de tecnologias que permitem esse tipo de colaboração gera maior economia de recursos de escritório e maior produtividade;
  • Mais insights sobre produtos, clientes e regiões (baseados em dados concretos e não somente hipóteses) que permitem uma tomada de decisão mais segura e assertiva. Além de melhorar processos de criação de estratégias.

Todas as áreas vão passar pela transformação digital, inclusive as mais burocráticas. Veja este episódio especial do Dentro do Ringue sobre Transformação Digital em Compliance:

3 – Novos Modelos de Negócios

Transformar modelos de negócios é uma tarefa complexa.

Além de redefinir as funções de cada área, com base em novas tecnologias, é preciso estudar como essas alterações irão interagir entre si. Assim, procurar por novos modelos de negócios com auxílio da Transformação Digital requer:

  • Negócios digitais que busquem formas de melhorar sua atividade tradicional com apoio digital (programas de fidelidade, estratégias de desconto, etc.);
  • Desenvolvimento de dispositivos digitais que complementem produtos tradicionais (como equipamentos esportivos que possuem algum aplicativo para avaliação de desempenho);
  • Globalização digital, que permite às empresas obter parcerias globais, enquanto permanecem relevantes e ativas em suas respectivas regiões.

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A importância de automatizar processos

Automatizar processos internos (como cobranças, emissão de notas fiscais) permite que você realize tarefas manuais de forma rápida e assertiva (com redução do índice de erro humano).

Além de reduzir custos e otimizar processos, você terá benefícios como: redução de erros humanos; projeção de lucros mais clara; maior controle financeiro e sobre gastos; economia e otimização do seu tempo e de seus colaboradores; melhoria da experiência do cliente e aumento de sua satisfação com seu produto/serviço e maior controle na gestão das áreas da sua empresa.

E aí, sua empresa já está preparada para dar o próximo passo em direção a Transformação Digital?

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