Você sabia que o WhatsApp Pay possibilita a transferência de valores dentro do próprio aplicativo? Muitas pessoas não fazem ideia, até porque esse recurso acabou não ganhando muita popularidade – afinal de contas, ele só pode ser usado para pagamentos entre pessoas físicas e “concorre” com o Pix, que acabou ganhando mais adesão popular.
Porém, o WhatsApp Pay tem tudo para dar a volta por cima. Isso porque, em março de 2023, foi autorizado seu uso para vendas por empresas. E, aí sim, a coisa muda um pouco de figura.
Então, para ficar por dentro, leia este artigo e saiba o que muda na prática e como vai funcionar o WhatsApp Pay para empresas.
O que é o WhatsApp Pay?
WhatsApp Pay é a plataforma nativa de transferência de valores online do aplicativo de mensagens instantâneas. Desde 2021, ela pode ser usada para pagamentos entre pessoas físicas, no modelo P2P (person-to-person, pessoa-para-pessoa em português).
Porém, em março de 2023, o Banco Central autorizou também as transferências para empresas, no modelo P2M (person-to-merchant, ou pessoa-para-comerciante). Conforme as regras, os pagamentos poderão ser feitos por cartão de crédito, débito e pré-pago.
A partir dessa autorização, a Meta, empresa responsável pela plataforma, tem um prazo de um mês para informar seus parceiros sobre a operação – ou seja, ainda há detalhes a serem divulgados. Mas o que já sabemos é que o pagamento para outra pessoa física depende da realização de uma configuração, como vamos mostrar na sequência.
Como fazer um pagamento no WhatsApp?
Para fazer pagamentos pelo WhatsApp, é preciso ter um cartão de débito das bandeiras Visa e Mastercard de um dos bancos que oferecem o serviço e configurar ele no Meta Pay (nome atual do antigo Facebook Pay).
Os passos são os seguintes:
- Vá nas configurações, tocando os três pontos da parte superior direita da tela em aparelhos com Android ou no ícone da engrenagem em iPhones
- Selecione “Pagamentos”, “Facebook Pay” e “Continuar”
- Crie um código PIN de seis dígitos e vá em “Avançar”
- Acione a biometria se quiser. Caso contrário, vá em “Pular” (no Android) ou “Agora não” (em iPhones)
- Insira seus dados de identificação e vá em “Avançar”
- Preencha os dados do seu cartão de débito
- Vá em “Salvar”.
Depois de seguir esses passos, é preciso passar por um processo de verificação: um código será gerado e enviado pelo canal de sua escolha para que você preencha no app. Essa configuração é necessária apenas uma vez por aparelho, portanto deve ser repetida quando você trocar de celular.
Feito tudo isso, você pode fazer pagamentos seguindo esses passos:
- Na tela da conversa com a pessoa que vai receber o valor, selecione o clipe (em aparelhos com Android) ou no + (em iPhones) e escolha “Pagamentos”
- Digite o valor a ser pago e selecione “Pagar”
- Faça a autenticação com o PIN ou a biometria.
Uma mensagem com o valor e a opção para aceitar ou não o pagamento vai aparecer na tela do destinatário. Vale ressaltar que a mesma configuração para pagar é necessária também para receber pagamentos.
Diferenças do pagamento no WhatsApp para amigos e para empresas
A ideia do WhatsApp Pay entre pessoas físicas é facilitar a transferência de valores que a própria pessoa escolher. Há algumas regras a serem seguidas, como:
- Limite de envio de até R$ 1 mil por dia
- Limite de recebimento de até 20 transações em um dia
- Limite de recebimento de até R$ 20 mil em um mês.
Com o Pix, o uso dessa plataforma acabou não se popularizando muito. Segundo uma pesquisa realizada em agosto de 2022 pela Opinion Box, apenas 16% dos usuários já haviam feito uma transferência pela plataforma. Entre os demais 84%, o motivo mais alegado foi o medo de fraudes, citado em 45% das respostas.
Já o WhatsApp Pay para empresas não deverá ter as mesmas regras de limitação do P2P que citamos acima. Além disso, a novidade chega com um objetivo diferente: facilitar as vendas diretamente pelo WhatsApp Business, a ferramenta voltada para empreendedores da plataforma.
Em vez de definir um valor, o consumidor vai selecionar um produto direto no perfil da empresa e adicionar ao carrinho, como em um e-commerce. Por isso, tem potencial para atrair mais pessoas que o P2P – afinal, o levantamento da Opinion Box apontou que 66% dos usuários já contrataram algum serviço pela plataforma e 62% já compraram algum produto.
Como vai ser o WhatsApp Pay para os empreendedores?
O novo WhatsApp Pay estará disponível apenas para pequenos e médios empreendedores. A autorização do Banco Central é referente à Visa e Mastercard, portanto apenas quem tiver um cartão de uma dessas bandeiras poderá fazer a configuração para pagar pelo app (ao menos inicialmente).
Além disso, cada empresa terá de passar por uma análise antes de configurar o serviço. Para poder oferecer essa forma de pagamento, será necessário cadastrar a adquirente, que pode ser Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago ou Rede. Feita a configuração, o empreendedor poderá fechar pedidos direto pelo aplicativo, o que elimina a fricção de enviar um link de pagamento ou uma chave Pix.
Por outro lado, para ter essa facilidade, o consumidor precisa fazer um cadastro pelo Meta Pay – e a pesquisa que citamos no tópico anterior provou que são muito poucos os consumidores que já transferiram valores pelo WhatsApp.
Se você leu até aqui, já sabe que o processo de cadastro é trabalhoso, o que pode ser uma fricção ainda maior.
Por que ir além do WhatsApp Pay?
Como mostramos acima, o WhatsApp Pay pode ser uma alternativa a mais para que você faça suas vendas. Diversificar as formas de pagamento é sempre saudável e recomendável.
Como vimos, porém, o pagamento por essa nova plataforma vai valer apenas para usuários com cadastro no Meta Pay, e isso pode limitar bastante o universo de consumidores habilitados a pagar pelo app
É claro que nada impede que você encontre alguns pelo caminho. Porém, há outros fatores a serem levados em conta se você pensa em adotar esse recurso, como a segurança.
Entre as dificuldades enfrentadas por quem vende pela internet está o chargeback. Em resumo, é o cancelamento de uma venda porque o titular do cartão usado não reconhece ter feito a compra – geralmente, por ter sido vítima de fraude.
Se você está começando a atuar nessa área, o prejuízo pode prejudicar bastante seu crescimento. Contar com uma plataforma robusta conta com sistema antifraude incluído e garantia de chargeback para evitar essas situações é a melhor solução.
Afinal, além disso, um pagamento por cartão de crédito pode ser reprovado por outros motivos, como o atraso no pagamento da fatura, falta de saldo ou até algum problema na adquirente. As retentativas podem reverter a situação automaticamente com a repetição da cobrança.
Portanto, ainda que o WhatsApp Pay possa ajudar a aumentar as vendas, é importante contar também com uma plataforma completa para evitar contratempos e profissionalizar seu negócio.
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