Já pensou em contar com a garantia de chargeback para proteger o seu negócio de possíveis fraudes nas vendas online

Os dispositivos tecnológicos de prevenção a compras fraudulentas estão cada vez mais avançados, mas, mesmo assim, o ambiente da internet ainda propicia problemas nesse sentido. 

Além disso, o chargeback pode acontecer até mesmo quando não há fraude, em casos de engano ou mal-entendido, como veremos mais adiante. Portanto, a garantia de chargeback é um diferencial que alguns meios de pagamento oferecem e pode cair como uma luva para vários e-commerces. 

Neste artigo, vamos explicar o que é a garantia de chargeback para que você possa decidir se vale a pena para o seu negócio ou não. Acompanhe!

O que é garantia de chargeback?

A garantia de chargeback é um serviço que usa a tecnologia para investigar possíveis fraudes e recusar transações ilegítimas nas vendas online, além de assumir o prejuízo caso alguma fraude ou chargeback por qualquer motivo aconteça mesmo assim.

Para ficar mais claro, vamos recuar um pouco e ver o que é chargeback: essa expressão em inglês representa basicamente o processo de estorno de pagamento.

Mais precisamente, é o processo de cancelamento de uma compra paga com cartão de crédito ou débito, solicitado pelo cliente quando este não reconhece a transação em sua fatura (ou considera que ela está divergente do que foi contratado).

A reclamação é feita diretamente ao banco ou à administradora do cartão, impedindo a creditação do valor ao vendedor ou demandando o estorno, caso já tenha sido creditado.

O grande detalhe é que esse é um processo rápido e quase sempre decidido a favor do consumidor, que recebe o valor de volta em poucos dias, sem precisar comprovar nada. Ou seja, prejuízo certo para o vendedor. E, para complicar ainda mais, o lojista às vezes só é notificado do chargeback meses depois.

Um verdadeiro pesadelo, não é mesmo?

Daí a importância da garantia de chargeback, um serviço oferecido por alguns meios de pagamentos para evitar as perdas. Vamos ver como isso funciona.

Como funciona a garantia de chargeback?

Boas plataformas de intermediação, como a Vindi Pagamentos, oferecem a seus clientes uma garantia de chargeback, ou garantia antifraude.

Cada empresa tem sua maneira de fazer negócio. No caso da Vindi, uma complexa engenharia de inteligência é colocada à disposição para fazer a análise das transações do lojista.

Mais de 90% delas são examinadas e resolvidas por ferramentas de automação, que investigam os dados inseridos pelo cliente. E, ao constatar uma possível tentativa de fraude, a transação é imediatamente cancelada. 

Nas demais situações, uma equipe analisa manualmente as compras e verifica a possibilidade de fraude, cancelando as transações com potencial de resultarem em chargeback.

Se, mesmo assim, houver um chargeback, a Vindi Pagamentos se responsabiliza pela totalidade do prejuízo (mediante a comprovação de prestação do serviço relacionado ao pagamento), livrando o cliente de um grande problema .

De quem é a responsabilidade pelo chargeback?

Ao contratar a garantia, o lojista se isenta da responsabilidade e a Vindi assume o risco, como vimos no tópico anterior. Isso é importante porque o chargeback não acontece somente por fraudes, clonagens de cartão ou outras atividades criminosas.

Também pode ser por:

  • Desacordo comercial: ou seja, ao receber o produto, o cliente decide que não era isso que ele queria e pode fazer a devolução
  • Erro no valor cobrado: por um erro de digitação ou desatenção, o valor cobrado do comprador é diferente do que foi anunciado, um problema que pode ser comum especialmente em lojas físicas
  • Fraude amigável: é o engano por parte do cliente, que de boa fé afirma não reconhecer a compra na sua fatura, talvez por ver ali um nome diferente do nome da loja e pensar que se trata de um erro.

Além dos casos acima, é claro, existem a fraude de terceiros (roubo de dados ou clonagem de cartão) e a autofraude, quando, por má fé, um comprador real usa seus próprios dados para fazer a compra, pedir o estorno e ficar com o dinheiro e a mercadoria.

Garantia de chargeback vale a pena?

Essa é uma decisão particular, que deve ser tomada por cada empreendedor, avaliando bem seus números e suas condições de resistir a pedidos constantes de chargeback, que podem fazer um grande estrago financeiro.

Para que você possa analisar e fazer a melhor escolha, vamos dar uma olhada nos prós e contras.

Quais são as vantagens?

O grande ponto positivo é evitar o problema que foi exposto nos primeiros tópicos deste texto.

O chargeback é uma medida importante de proteção para o consumidor, mas inegavelmente deixa o outro lado, ou seja, as lojas virtuais em posição muito vulnerável.

Cogita-se que a quantidade de casos reais de chargeback seja muito maior do que a divulgada, pois as empresas tentam evitar que mais pessoas de má-fé percebam como pode ser fácil explorar esse dispositivo de segurança.

Os chargebacks podem atrapalhar muito o controle financeiro de uma empresa. Quando não há nenhuma ação para se prevenir e se preparar, esse se torna um dos principais motivos para o fechamento de lojas virtuaisAfinal, a empresa pode arcar com prejuízos em vários aspectos: já emitiu a nota fiscal, já gastou com a logística e ainda ficou sem a mercadoria.

E os pontos de atenção

Por outro lado, dependendo da sua taxa de chargebacks, pode valer mais a pena encarar esse prejuízo como parte do custo de fazer negócio.

Afinal, o único problema da garantia de chargeback, que leva algumas pessoas a desaconselhar a contratação, é o cancelamento de “falsos positivos”Ou seja, quando um cliente real tenta fazer uma compra legítima que, por algum motivo, é barrada pela varredura automática ou pela manual, como se fosse uma tentativa de fraude. Com isso, a empresa perde uma venda boa.

Se acontecer em grande número, isso pode causar uma baixa taxa de conversão, um índice perigoso para qualquer comércio. Por outro lado, ao deixar de vender, você fica “no 0 a 0”, ou seja, não ganha mas também não perde, enquanto no caso de chargeback, é um prejuízo sem escapatória.

De qualquer maneira, cabe a cada lojista avaliar qual é o maior risco para o seu empreendimento, se é sujeitar-se às perdas com chargeback ou a cancelamentos de boas vendas.

Garantia total de chargeback no pagamento online

Como vimos, o chargeback é um problema grave para muitas lojas, especialmente as virtuais. Em uma plataforma como a da Vindi, o lojista pode adquirir a garantia de chargeback e se livrar do prejuízo com vendas online.

Saiba mais como prevenir chargeback em um e-book gratuito que nós preparamos para você!

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