Maior evento online gratuito do e-commerce, o Varejo Turbo Tray 2023 foi realizado entre 10 e 14 de abril, ao vivo pelo YouTube.
Foram mais de 15 horas de transmissão de um conteúdo relevante relacionado ao varejo virtual, com 26 palestrantes representando empresas e entidades que fazem a diferença no setor.
O fundador e CEO da Vindi, Rodrigo Dantas, falou sobre a importância da experiência para os consumidores da geração atual.
O executivo trouxe dados e exemplos concretos de como uma empresa deve atuar para conquistar clientes.
Se você não participou, não se preocupe, pois todo o conteúdo está disponível para acesso gratuito.
Neste artigo, vamos mostrar os principais pontos da palestra de Dantas, quem são os demais palestrantes e como acessar os conteúdos.
Acompanhe!
O que é o evento Varejo Turbo Tray?
O Varejo Turbo Tray é um evento online realizado pela plataforma de e-commerce Tray.
Anualmente, a empresa apresenta um conteúdo aprofundado sobre técnicas e estratégias relacionadas a vendas online durante uma semana.
Para isso, conta com uma série de convidados.
Na primeira edição, realizada em junho de 2022, participaram representantes de grandes empresas como Google e Meta (que controla o Facebook) e importantes marketplaces como Mercado Livre e Magalu.
A segunda edição também contou com representantes de negócios e entidades relevantes no mercado brasileiro e mundial.
Veja abaixo a lista de participantes.
Quais os palestrantes do Varejo Turbo Tray 2023?
A edição de 2023 da Varejo Turbo Tray teve os seguintes convidados:
- Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza
- Raffaella Bottini, head de SMB Brasil na TikTok
- Gustavo Esteves, fundador e CEO da Métricas Boss
- Vinicius Oliveira, product owner nos Hubs Internacionais da StartSe e especialista em economia digital global
- Thiago Mazeto, diretor geral da Tray
- Ana Carolina Diniz Lui, gerente de parcerias estratégicas da Meta
- Pedro Chiamulera, fundador da ClearSale e da Confi
- Raphaella Fischer, gerente de Desenvolvimento de Parcerias da Google
- Vinicius Guimarães, gerente executivo da Tray
- IN Hsieh, cofundador da Chinnovation
- Rafael Hasson, fundador da ConnectPlug, empresa da Locaweb Company
- Marcelo Roque, presidente da Preço Certo
- Gabriel Costa (Mineiro), fundador do Merlin e da Growth Leaders Academy
- Rodrigo Dantas, CEO e fundador da Vindi
- Diego Santana, especialista em anúncios e growth para e-commerce
- Samuel Gonsales, diretor de Relacionamento da E-commerce Brasil
- Bruno Brito, cofundador da Empreender
- João Machado, fundador da Zappi
- Mahara Scholz, head de Revenue na Octadesk
- Fábio Caiel, CEO & founder do SOS E-Commerce
- Jaqueline Souza, especialista em Growth e Experiência do Cliente na Tray
- Pedro Sobral, especialista em marketing da Tray e Escola de E-commerce
- André Mousinho, Gerente Executivo de Marketing da Tray
- Ricardo Rodrigues, líder de produto da Wake
- Marilita Huffel, coordenadora de Treinamento e Comunicação na ComSchool-UniMagalu
- Ricardo Garrido, head de Marketplace Brasil na Amazon.
O evento foi apresentado pela Head de Product Growth e Product Marketing da Tray, Carolina Livolis, e pelo Analista Sênior de Marketing de Produto da Tray, Bruno Leveau.
Como assistir o Varejo Turbo Tray?
Todo o conteúdo transmitido no Varejo Turbo Tray está disponível para acesso gratuito no canal da Tray no YouTube.
Você pode usar a playlist para assistir todo o evento ou conferir as palestras de cada dia nos links abaixo:
- Dia 1: Magalu, Meta, tendências da China e gerando vendas com conversational commerce
- Dia 2: Google Analytics 4, TikTok, Vindi e Dropshipping nacional
- Dia 3: Google Ads, SEO, Amazon, precificação e automação
- Dia 4: Gabriel Costa (Mineiro), Diego Santana, Samuel Gonsales e cases de sucesso
- Dia 5: ClearSale, Zoppy ComSchool, SOS E-commerce, Mercado Livre, Shoppe.
Rodrigo Dantas fala sobre como a experiência move o consumo no Varejo Turbo Tray
No segundo dia do Varejo Turbo Tray, o CEO e fundador da Vindi, Rodrigo Dantas, falou sobre o quanto a experiência do cliente faz a diferença no varejo virtual.
O que mais deu certo tanto em empresas digitais quanto empresas em transformação digital é que quando elas cuidam da experiência, o consumo vem”, afirmou.
No começo, Dantas lembrou como funcionava o comércio nas décadas passadas.
Segundo ele, nos anos 1990, foi observada uma tendência de valorização dos serviços prestados pela empresa – sendo que, até então, o foco da força de vendas estava no produto em si.
Já nos anos 2000, a ideia de agradar o cliente ganhou mais força.
O consumidor atual é diferente do que consumia produtos há 20 ou 30 anos atrás, e poucas empresas conseguiram entender essa revolução junto”, destacou.
O que diferencia o perfil do cliente de hoje em relação aos de outras épocas é justamente a maior preocupação com a experiência que a compra proporciona.
“Ter a posse não importa mais”, garantiu ele.
É preciso se atualizar
Dentro desse cenário de mudanças, muitas empresas que eram líderes dos seus segmentos perderam esse posto, como Kodak, Nokia e a rede de locadoras Blockbuster.
Para ilustrar essa tendência, Dantas apresentou um dado da Revista Fortune: nos últimos 15 anos, 52% das empresas da Fortune 500 desapareceram.
Além disso, a expectativa de vida desses negócios caiu de 75 para 15 anos.
Para sobreviver a essa “extinção em massa”, é importante conhecer bem as necessidades do seu cliente, indo além de informações básicas como nome, endereço e telefone.
Entendendo dados
A partir da perspectiva da Vindi, Dantas falou sobre a necessidade de enxergar o cliente “em camadas”.
Explorar as camadas é entender que nem sempre um perfil ou uma persona vão dizer aquilo que ele quer consumir. Temos que entender um pouco mais o perfil”, explica.
Para isso, é importante analisar dados: por exemplo, informações sobre os tipos de produto que o cliente prefere, transações negadas e inadimplência.
Por isso, a plataforma da Vindi disponibiliza a emissão de relatórios com diversas informações como essas.
Direto ao ponto
Dantas apresentou diversos cases para ilustrar a ideia de valorizar a experiência do cliente.
Um deles foi a loja Fut Fanatics, que tem o checkout direto ao ponto.
Ele descreve a experiência de compra na plataforma:
“Escolheu o produto no checkout, sem firula, já vai para a conversão. Se o cliente não fizer o checkout, a Fut Fanatics depois vai pegar o cara por mensagem, vai colocar o carrinho abandonado para funcionar”.
Aproximação com o cliente
A geração atual de consumidores é apresentada como difícil de conquistar a atenção.
Porém, se a empresa fizer um bom trabalho de aproximação, ela consegue ser referência e tornar os consumidores seus fãs.
Algumas das gigantes do mundo corporativo, como Disney e Coca-Cola, conseguem fazer isso com bastante sucesso.
Alguns clientes da Vindi mostram que é possível fazer essa aproximação também no Brasil, como a fabricantes de eletrodomésticos Whirlpool, a escola de tecnologia Alura e a rede de academias SmartFit.
A Smart Fit é um sucesso absurdo com a geração Z, é uma empresa que nasceu como modelo tradicional de academia e fez transformação fazendo academia por assinatura”, relata o CEO da Vindi.
São negócios que têm uma preocupação com os seguintes aspectos:
- Serviços personalizados
- Experiência memorável
- Percepção clara de valor
- Preços justos.
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