O uso do cartão é cada vez mais comum entre os consumidores. Seja para pagamento de altas quantias ou mesmo despesas menores do dia a dia.

Então, se você ainda não aceita cartão como meio de pagamento, está deixando de aumentar suas vendas.

Uma pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostrou que no primeiro semestre de 2018 o número de pagamentos via cartão, tanto de crédito como de débito, aumentou cerca de 13,6% comparado ao ano anterior. A soma chegou a R$ 720 bilhões.

Não é difícil entender porque os consumidores têm preferido esse meio. Já que ele é mais prático e mais seguro (para o empreendedor também).

Entenda abaixo as principais vantagens do pagamento via cartão.

1 – Comodidade

Pagar via cartão é muito mais prático. O consumidor não precisa se preocupar em sacar dinheiro ou ter a quantia certa no bolso. Além disso, ele pode optar pelo parcelamento de suas compras.

Sendo que no modelo de pagamento recorrente é possível pagar mensalidades, planos ou assinaturas via cartão de crédito sem comprometer o limite.  Vamos falar mais sobre o modelo nos próximos tópicos.

2 – Segurança

Outro benefício do pagamento via cartão é a segurança. Tanto para o cliente como para a empresa.

No ponto de vista do consumidor, ele não precisa se sentir inseguro por andar com dinheiro no bolso. E, em caso de algum incidente, ele consegue fazer o bloqueio do cartão rapidamente.

Já para o empreendedor, ele tem a segurança de sempre receber o pagamento. Pois, se caso o cliente deixar de pagar sua fatura, ele cria uma pendência com a administradora e não com o vendedor.

Essa segurança permite que os empreendedores possam ter uma receita mais previsível. E, para segmentos que sofrem com altas taxas de inadimplência, receber via cartão ajuda a reduzir os números.

3 – Aumento das vendas

Se o cartão passou a ser o preferido pelos consumidores, não aceitá-lo como meio de pagamento é perder oportunidades de venda.

E isso não é uma verdade apenas para lojas virtuais. Mas, sim, para qualquer tipo de negócio, como academias, escolas, cursos em geral, estacionamentos entre outros.

4 – Rapidez

Se você vende produtos ou serviços sabe que por boleto bancário é necessário esperar dias até que o valor pago pelo cliente seja debitado na conta do seu negócio.

Só após esse período é possível saber se a compra foi bem sucedida ou não. Esse processo significa perda de tempo tanto para o cliente como para a empresa. Pois até que o débito aconteça, não é possível dar andamento com a entrega ou a liberação dos serviços.

Já no pagamento via cartão a aprovação é instantânea. Tanto o consumidor como o vendedor sabe se a compra foi aceita ou não no mesmo momento.

5 – Benefícios extras

Para os consumidores, pagar com o cartão também pode ser vantajoso diante dos benefícios extras que as administradoras oferecem, como programas de fidelidade com troca de pontos.

Com isso, muitas vezes o cliente acaba escolhendo fechar vendas apenas em lugares que aceitam cartão.

Pagamento recorrente via cartão

O pagamento recorrente é a melhor forma de cobrar clientes via cartão quando você presta um serviço contínuo. Pois ele automatiza as cobranças e não toma o limite.

Esse método começou a ser usado principalmente por empresas digitais, como a Netflix e o Spotify. Porém, suas vantagens podem ser aplicadas para qualquer segmento.

Alguns exemplos são as academias, escolas, universidades, cursos em geral, estacionamento para mensalistas, agências de viagem e muitos outros.

Pois esses negócios trabalham com a recorrência e precisam receber do mesmo cliente. Então, é mais prático automatizar a cobrança. Além de passar a incluir o cartão como um dos meios de pagamento.

Além disso, como citamos acima, pelo pagamento recorrente o limite do cartão não é tomado. É que ele não funciona do mesmo jeito que o parcelamento.

Pagamento recorrente não é parcelamento

Na opção de parcelamento, o cliente precisa ter o valor total da compra disponível em seu limite. Depois, essa quantia é parcelada no número de meses desejados.

Já no pagamento recorrente o cliente fecha um contrato com a empresa e autoriza o débito automático em seu cartão. Assim, a cada mês, é cobrado apenas o valor referente àquele período.

Se você quiser entender mais as principais diferenças entre esses dois modelos de cobrança, não deixe de ler nosso artigo: Entenda as diferenças entre pagamento recorrente e parcelamento.

Como você viu nesse texto, o pagamento via cartão oferece diversas vantagens tanto para o consumidor como para o empreendedor. Além disso, ele pode ser um diferencial na hora do fechamento de uma venda.

Se você quer passar a aceitar cartão com facilidade, procure uma plataforma de pagamento. Contar com um software ainda vai melhorar sua gestão financeira.

Boas vendas!  Conheça a Vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00