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O uso do cartão é cada vez mais comum entre os consumidores. Seja para pagamento de altas quantias ou mesmo despesas menores do dia a dia.

Então, se você ainda não aceita cartão como meio de pagamento, está deixando de aumentar suas vendas.

Uma pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostrou que no primeiro semestre de 2018 o número de pagamentos via cartão, tanto de crédito como de débito, aumentou cerca de 13,6% comparado ao ano anterior. A soma chegou a R$ 720 bilhões.

Não é difícil entender porque os consumidores têm preferido esse meio. Já que ele é mais prático e mais seguro (para o empreendedor também).

Entenda abaixo as principais vantagens do pagamento via cartão.

1 – Comodidade

Pagar via cartão é muito mais prático. O consumidor não precisa se preocupar em sacar dinheiro ou ter a quantia certa no bolso. Além disso, ele pode optar pelo parcelamento de suas compras.

Sendo que no modelo de pagamento recorrente é possível pagar mensalidades, planos ou assinaturas via cartão de crédito sem comprometer o limite.  Vamos falar mais sobre o modelo nos próximos tópicos.

2 – Segurança

Outro benefício do pagamento via cartão é a segurança. Tanto para o cliente como para a empresa.

No ponto de vista do consumidor, ele não precisa se sentir inseguro por andar com dinheiro no bolso. E, em caso de algum incidente, ele consegue fazer o bloqueio do cartão rapidamente.

Já para o empreendedor, ele tem a segurança de sempre receber o pagamento. Pois, se caso o cliente deixar de pagar sua fatura, ele cria uma pendência com a administradora e não com o vendedor.

Essa segurança permite que os empreendedores possam ter uma receita mais previsível. E, para segmentos que sofrem com altas taxas de inadimplência, receber via cartão ajuda a reduzir os números.

3 – Aumento das vendas

Se o cartão passou a ser o preferido pelos consumidores, não aceitá-lo como meio de pagamento é perder oportunidades de venda.

E isso não é uma verdade apenas para lojas virtuais. Mas, sim, para qualquer tipo de negócio, como academias, escolas, cursos em geral, estacionamentos entre outros.

4 – Rapidez

Se você vende produtos ou serviços sabe que por boleto bancário é necessário esperar dias até que o valor pago pelo cliente seja debitado na conta do seu negócio.

Só após esse período é possível saber se a compra foi bem sucedida ou não. Esse processo significa perda de tempo tanto para o cliente como para a empresa. Pois até que o débito aconteça, não é possível dar andamento com a entrega ou a liberação dos serviços.

Já no pagamento via cartão a aprovação é instantânea. Tanto o consumidor como o vendedor sabe se a compra foi aceita ou não no mesmo momento.

5 – Benefícios extras

Para os consumidores, pagar com o cartão também pode ser vantajoso diante dos benefícios extras que as administradoras oferecem, como programas de fidelidade com troca de pontos.

Com isso, muitas vezes o cliente acaba escolhendo fechar vendas apenas em lugares que aceitam cartão.

Pagamento recorrente via cartão

O pagamento recorrente é a melhor forma de cobrar clientes via cartão quando você presta um serviço contínuo. Pois ele automatiza as cobranças e não toma o limite.

Esse método começou a ser usado principalmente por empresas digitais, como a Netflix e o Spotify. Porém, suas vantagens podem ser aplicadas para qualquer segmento.

Alguns exemplos são as academias, escolas, universidades, cursos em geral, estacionamento para mensalistas, agências de viagem e muitos outros.

Pois esses negócios trabalham com a recorrência e precisam receber do mesmo cliente. Então, é mais prático automatizar a cobrança. Além de passar a incluir o cartão como um dos meios de pagamento.

Além disso, como citamos acima, pelo pagamento recorrente o limite do cartão não é tomado. É que ele não funciona do mesmo jeito que o parcelamento.

Pagamento recorrente não é parcelamento

Na opção de parcelamento, o cliente precisa ter o valor total da compra disponível em seu limite. Depois, essa quantia é parcelada no número de meses desejados.

Já no pagamento recorrente o cliente fecha um contrato com a empresa e autoriza o débito automático em seu cartão. Assim, a cada mês, é cobrado apenas o valor referente àquele período.

Se você quiser entender mais as principais diferenças entre esses dois modelos de cobrança, não deixe de ler nosso artigo: Entenda as diferenças entre pagamento recorrente e parcelamento.

Como você viu nesse texto, o pagamento via cartão oferece diversas vantagens tanto para o consumidor como para o empreendedor. Além disso, ele pode ser um diferencial na hora do fechamento de uma venda.

Se você quer passar a aceitar cartão com facilidade, procure uma plataforma de pagamento. Contar com um software ainda vai melhorar sua gestão financeira.

Boas vendas!  Conheça a Vindi

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.