Utilizar capital externo faz parte do cotidiano de muitas empresas que acabam optando por empréstimos, afinal, quando o nível do caixa fica baixo, há a necessidade de se buscar por dinheiro extra para realizar investimentos no negócio ou mesmo para ter um maior capital de giro.

Mas o que poucos empresários conhecem, é a possibilidade de realizar a antecipação de recebíveis e inclusive quem atua no comércio eletrônico por meio de um e-commerce também pode contar com este recurso. Acompanhe os detalhes a seguir e veja como sua empresa pode se beneficiar com esta modalidade.

O que é a antecipação de recebíveis por cartões de crédito?

A antecipação de recebíveis, como o próprio nome se refere, é o adiantamento de valores a receber. Quem atua com a venda de produtos e serviços no crédito, por exemplo, tem a facilidade de realizar parcelamentos para os seus clientes. No entanto, o recebimento do capital também acaba sendo parcelado.

Desta forma, quando a empresa precisa de capital, ela pode solicitar junto a sua administradora a antecipação dos valores que ela iria receber no futuro.

A antecipação de recebíveis também pode ser considerada uma linha de crédito, uma vez que ela ajuda muitas empresas a manterem suas saúdes financeiras em dia.

Como obter?

Para obter a antecipação a empresa deve entrar em contato com a companhia que administra as transações de pagamentos via cartão de crédito e solicitar a antecipação conforme desejar. Neste caso é possível realizar os seguintes tipos de antecipação:

  • Antecipação automática: Permite que a empresa antecipe automaticamente suas vendas realizadas no crédito.
  • Antecipação avulsa: Pode ser realizada sempre que a empresa desejar receber adiantado o valor de uma venda no cartão de crédito.

Quem recebe pagamentos de cartão de crédito em seu e-commerce e opta por empresas como Paypal, Pagseguro, Mercado Pago, entre outros, também pode contar com as vantagens da antecipação.

No Pagseguro e Mercado Pago, por exemplo, o cliente pode realizar compras online parceladas e o e-commerce recebe o valor integral em 14 dias sem nenhum custo adicional. Já o Paypal libera o pagamento por cartão de crédito em integral ao logista em questão de minutos.

Vantagens

  • Não existe burocracia, uma vez que não é necessário aprovação de crédito e assinatura de contratos;
  • Maior flexibilidade para o empresário, pois ele determina o valor, os vencimentos e até mesmo o período que deseja antecipar;
  • Independência por não precisar contar com empréstimos bancários;
  • Diferente de outras linhas de crédito onde a empresa toma dinheiro emprestado de terceiros, na antecipação recebível existe a vantagem de utilizar um capital próprio que no caso está sendo antecipado. Por este motivo as taxas de antecipação costumam ser menores do que os demais empréstimos disponíveis no mercado.

Conforme se pode observar, a antecipação de recebíveis é uma excelente opção para que as empresas possam aumentar o capital de giro ou simplesmente colocar as finanças em dia por meio de um adiantamento de valores que seriam recebidos no futuro. Vale lembrar que além da modalidade de antecipação por cartão de crédito, é possível utilizar também a antecipação de cheques pré-datados, conta garantida e duplicatas.

Por fim, é importante destacar que mesmo sendo uma linha de crédito vantajosa para as empresas, a antecipação de recebíveis não deve ser uma prática recorrente numa empresa. Pois assim como nos tradicionais empréstimos, é preciso planejamento para evitar o efeito “bola de neve” nas finanças da companhia. Por outro lado, havendo o planejamento adequado, esta linha de crédito poderá ser muito vantajosa tanto para empresas físicas quanto para e-commerce.

E você, já utiliza a antecipação de recebíveis por cartões de crédito? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies