No meio de tantas informações, atualizações e novas tecnologias para a internet, o Google Lens vem como uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Se você já vende seus produtos e serviços na internet ou está pensando em começar agora, nós separamos neste post tudo sobre o que é Google Lens e dicas valiosas para interagir com este recurso do Google!

O que é Google Lens?

O Google Lens é um aplicativo que consegue reconhecer, através da câmera do seu smartphone, lugares, animais, plantas, objetos e até mesmo mercadorias da sua loja online.

Dessa forma, usando a Realidade Aumentada, ele captura uma imagem e é capaz de comparar preços.

Além disso, ele indica onde estão as lojas com aquele produto e até mostra se aquela peça combina com a decoração da casa, por exemplo.

Essa ferramenta foi desenvolvida com inteligência artificial, e também é capaz de identificar pontos turísticos, cartazes de filmes e até traduzir textos!

Como o Google Lens funciona?

Para ilustrar como o aplicativo funciona, imagine que você está viajando para um outro país e encontra uma placa que não está traduzida.

Com o Google Lens, você só precisa abrir a câmera, ativar a ferramenta e escolher a língua que deseja traduzir.

Da mesma forma, se você quer comprar um abajur igual ao de uma amiga, que não se lembra onde comprou, basta apontar a câmera para o abajur e conectar ao aplicativo.

Você logo verá todas as lojas e preços disponíveis para vendê-lo, além do código de barras, tipo de produto e materiais utilizados na produção.

captura de tela mostrando o que é Google Lens
Reprodução: Androidpit

As atualizações da ferramenta estão disponíveis para a maior parte dos modelos Android e IOS. Aos poucos, o Google Lens está caindo nas graças do público, que conseguem fazer pesquisas com poucos cliques e muito mais sucesso nas compras.

Como aumentar as vendas do meu e-commerce usando o Google Lens?

Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda que esse aplicativo pode impactar suas vendas positivamente ou negativamente.

Se você vende esse abajur que citamos no exemplo e mais cinco lojas também vendem, quando um comprador verificar no Google Lens, provavelmente ficará com o que tem:

  • A melhor foto;
  • A melhor descrição do produto;
  • O melhor preço;
  • O frete mais barato.

Por isso, se você quer se destacar e usar o Google Lens a seu favor, algumas dicas podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

Invista em SEO

Ter controle sobre as métricas de ranqueamento do Google (SEO) são fundamentais para quem usa o aplicativo, já que o atributo alt da imagem também é lido pelos mecanismos de busca orgânica.

Por exemplo, se você tem uma imagem no seu site e não a descreve, ou seja, não cria o atributo alt, se a imagem não carregar, nenhum texto aparecerá no lugar e provavelmente seu site não será encontrado e, muito menos o seu produto .

Dessa forma, garanta que você está sendo visto e que seus produtos tem uma descrição impactante, preços atraentes e em destaque.

Além disso, coloque tudo o que você achar que pode ser um diferencial competitivo, pensando que terá uma concorrência na comparação do Google Lens.

Tenha fotos de alta qualidade

As fotos são a melhor estratégia que você pode usar no seu e-commerce e nas redes sociais, como o Instagram. E, no Google Lens, não poderia ser diferente!

Apostar em fotos com o tamanho real do objeto e com alta resolução pode aumentar consideravelmente as chances de que seu potencial cliente clique e acesse a sua loja virtual.

Além disso, pense que seu cliente pode tentar ambientar o produto usando a Realidade Aumentada. Nesse caso, pense em fotos produzidas com profundidade e perspectiva.

Contextualize o ambiente em que seus produtos estão

Além de uma produção de fotos impecável e que mostre seu produto com detalhes, também é preciso ambientar esse produto, sempre pensando em contextualizar seu cliente e mostrar opções a ele.

Portanto, não tire apenas fotografias do seu abajur sozinho. Coloque esse abajur em uma sala mobiliada e ambientada, que faça seu cliente se sentir literalmente “em casa”. Defina cenários e opções que façam sentido para seu público-alvo e pense em profissionais da área para te ajudar!

Deixe seu cartão de visita aparente na sua loja virtual

Além de todas as possibilidades de leitura, o Google Lens também tem a funcionalidade de ler automaticamente um cartão de visitas. Além disso, ele é capaz de salvar o número na sua agenda de contatos.

Mas, como disponibilizar esse cartão, se não estamos presencialmente com o cliente? Deixando seus dados aparentes na home page e em várias outras páginas!

Certifique-se que seu contato está visível e disponível para que seus clientes salvem e guardem para futuras vendas.

Agora que você já entendeu o que é Google Lens, como esse recurso funciona e como ele pode impactar suas vendas online, é hora de praticar!

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