O Google Lens é uma amostra de como será o futuro para negócios focados em vendas, e entender bem seu funcionamento é um investimento chave para a sobrevivência da sua empresa. Mas o que tem de tão revolucionário nessa funcionalidade? É isso o que vamos mostrar neste artigo.
Aqui, você vai entender o que é o Google Lens, para que serve e sua importância para o comércio. E vamos explicar também como essa tecnologia vai impactar no comportamento do consumidor.
Leia até o final e aproveite várias dicas que podem ajudar você a usar essas novas tendências de pesquisa a seu favor.
O que é Google Lens?
O Google Lens é um aplicativo que consegue reconhecer, por meio da câmera do seu smartphone, lugares, animais, plantas, objetos e até mesmo mercadorias da sua loja online. Dessa forma, usando a realidade aumentada, ele captura uma imagem e é capaz de comparar preços.
Além disso, o Google Lens indica onde estão as lojas com aquele produto e até mostra se aquela peça combina com a decoração da casa, por exemplo.
A ferramenta, apresentada na Conferência de Desenvolvedores do Google I/O em 2017, foi desenvolvida com inteligência artificial e também é capaz de identificar pontos turísticos, cartazes de filmes e até traduzir textos.
O Google Lens pode ser utilizado em praticamente todos os modelos de celulares com o sistema operacional Android, por meio dos aplicativos Google Assistente, Google Fotos e Google Chrome, ao clicar no ícone da ferramenta. Já quem tem iPhone consegue usar o recurso diretamente no aplicativo do Google ou do Google Fotos.
Para que serve o Google Lens?
O Google Lens foi desenvolvido para que a inteligência artificial “entenda” a imagem feita e apresente as soluções que o usuário deseja. Essas soluções podem ser a identificação de algum objeto ou ser vivo, como a espécie de uma planta ou o autor de uma obra de arte.
Clientes de bares, restaurantes e mercados também podem usar a ferramenta para saber a avaliação do estabelecimento ou de um item específico e descobrir outras informações, como as promoções do dia.
Se o usuário gostou de um item que encontrou em algum lugar, como o sapato de um amigo ou a luminária pendurada em frente a uma casa qualquer, pode usar o aplicativo para descobrir onde encontrar algo igual ou similar.
O Google Lens também tem aplicações relacionadas a texto, sendo capaz de copiar um texto fotografado, fazer uma tradução automática – o que pode ser muito útil em viagens – e mostrar ao usuário como solucionar uma equação matemática.
Para garantir bons resultados, o sistema do Google realiza melhorias automaticamente na foto, caso a imagem não fique clara o suficiente para acionar a inteligência artificial.
Além disso, o sistema não precisa ser usado necessariamente com auxílio da sua câmera. Ao manter o dedo pressionado sobre qualquer imagem no Chrome (ou clicar com o botão direito em um computador), uma das opções que aparecem é “Pesquisar imagem com o Lens”.
Como o Google Lens funciona?
Quando analisa uma imagem, o Google Lens pode dar uma variedade de resultados, com a relevância provável de cada um deles.
Para ilustrar como o aplicativo funciona, imagine que você está viajando para outro país e encontra uma placa que não está traduzida. Com o Google Lens, você só precisa abrir a câmera, ativar a ferramenta e escolher a língua que deseja traduzir.
Da mesma forma, se você quer comprar um abajur igual ao de uma amiga, e ela não se lembra onde adquiriu, basta apontar a câmera para o abajur e conectar ao aplicativo: você logo verá todas as lojas e preços disponíveis para vendê-lo, além do código de barras, tipo de produto e materiais utilizados na produção.
No entanto, a ferramenta também pode limitar essas possibilidades a um tipo de resultado. Caso o recurso analise a foto de um pássaro, por exemplo, pode dar apenas o resultado de um bem-te-vi, se determinar que é o mais parecido.
Nas ocasiões em que o aplicativo avalia que identificou realmente a coisa que você fotografou, ele aponta opções de pesquisa que estão relacionadas.
Um ponto importante sobre essa ferramenta é que os usuários podem dar retornos sobre as buscas, informando se foram mesmo úteis. Assim, a tecnologia de inteligência artificial pode fazer melhorias nos recursos, a fim de aperfeiçoar as pesquisas.
Como usar o Google Lens?
O Google Lens pode ser usado no comércio para ajudar a encontrar determinado produto vendido por uma empresa. Por exemplo: se o usuário se deparou com uma foto de uma camiseta em um site, pode usar a ferramenta para descobrir onde comprar.
Além disso, a inteligência artificial pode sugerir outros itens para combinar com a camiseta, como uma bermuda ou um boné, a partir do entendimento de como as pessoas costumam usar esses artigos. E, da mesma forma, o consumidor pode encontrar um produto à venda fotografando um item semelhante.
Por isso, o Google Lens pode ser um meio de melhorar as vendas. E, com a alta concorrência na internet, o sucesso nessa área depende de muitos fatores. Mas, antes de mostrar como aparecer bem para o consumidor, vamos explicar o quanto essa ferramenta é importante.
Importância do Google Lens para o e-commerce
A popularização do Google Lens vai causar grande impacto na forma como os usuários fazem pesquisas por produtos na internet. Desta forma, e-commerces que costumam apostar em determinadas palavras-chave para fazer suas ações, tanto de publicidade paga quanto alcance orgânico, precisam ficar atentos a essa mudança.
O público deve começar a pesquisar cada vez mais por meio de fotos, e seu comércio precisa estar pronto para essas novas tendências de SEO.
Vamos dar dicas preciosas sobre isso ao longo deste artigo.
A inteligência artificial do Google Lens também pode ajudar a aumentar o ticket médio de um negócio com a funcionalidade de apresentar itens complementares, quase como um cross-sell automático. Mas é claro que essas vantagens dependem de um bom planejamento desde cedo para acompanhar essas tendências.
Ainda neste texto, vamos trazer dicas sobre como se preparar para usar a ferramenta.
Como ajuda estabelecimentos físicos?
Para estabelecimentos físicos, o Google Lens já causa um impacto ainda maior. Quem possui um ponto de venda sabe o peso das avaliações de usuários no Google, sejam elas positivas ou negativas. Tanto que muitos estabelecimentos oferecem vantagens e brindes para os clientes que fizerem uma avaliação positiva do negócio.
Com o Google Lens, qualquer pessoa que estiver diante de um estabelecimento só precisa apontar a câmera do celular para a fachada do local para saber o que dizem sobre o negócio. Ou seja, fica mais fácil conferir as avaliações.
Além disso, o sistema pode recomendar o local para uma pessoa que esteja nas proximidades e procure por um item que pode ser encontrado lá. Por exemplo: o usuário encontra na internet uma foto de um hambúrguer e pesquisa no Google Lens. Entre os resultados, deve aparecer uma lanchonete que vende um lanche parecido na mesma região.
Como preparar seu e-commerce para o Google Lens?
A primeira ação que uma empresa de qualquer porte e setor precisa realizar para usar a tecnologia do Google Lens a seu favor é o cadastro no Google Merchant Center.
Provavelmente seu e-commerce já tenha esse cadastro. Se não tiver, pare tudo (depois de ler este texto, claro) e faça! É gratuito e ajuda sua loja virtual a aparecer em buscas feitas em plataformas do Google: basta acessar o sistema, preencher dados pessoais e do seu negócio e cadastrar todos os seus produtos.
O Merchant Center é tão importante para e-commerces quanto o Google Meu Negócio é para sedes físicas.
Outro detalhe importante é a marcação de dados estruturados. Esse é um conceito bem técnico, e você pode precisar de alguém que conheça programação para implementar em seu site.
Em resumo, dados estruturados são códigos acrescentados na estrutura de uma página para auxiliar os mecanismos de busca a encontrarem uma página. Dessa forma, seu negócio e seus produtos podem aparecer em uma busca pelo Google Lens mesmo sem o cadastro no Merchant Center. Porém, a técnica é recomendável mesmo para empresas cadastradas.
Mas nada disso adianta sem as boas práticas que podem ajudar sua empresa a ser encontrada por muitos clientes. É o que veremos a seguir.
Como aumentar as vendas do meu e-commerce usando o Google Lens?
Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda que esse aplicativo pode impactar suas vendas positivamente ou negativamente. Se você vende esse abajur que citamos no exemplo e mais cinco lojas também vendem, quando um comprador verificar no Google Lens, provavelmente ficará com o que tem:
- A melhor foto
- A melhor descrição do produto
- O melhor preço
- O frete mais barato.
Por isso, se você quer se destacar e usar o Google Lens a seu favor, algumas dicas podem fazer toda a diferença para o seu negócio.
Invista em SEO
Ter controle sobre as métricas de ranqueamento do Google (SEO) é fundamental para quem usa o aplicativo, já que o atributo alt da imagem também é lido pelos mecanismos de busca.
Por exemplo, se você tem uma imagem no seu site e não a descreve, ou seja, não cria o atributo alt, se a imagem não carregar, nenhum texto aparecerá no lugar. Neste caso, provavelmente o seu site não será encontrado, muito menos o seu produto.
Dessa forma, garanta que você está sendo visto e que seus produtos tem uma descrição impactante, preços atraentes e em destaque.
Além disso, coloque tudo o que você achar que pode ser um diferencial competitivo, pensando que terá uma concorrência na comparação do Google Lens.
Tenha fotos de alta qualidade
As fotos são a melhor estratégia que você pode usar no seu e-commerce e nas redes sociais, como o Instagram. No Google Lens, não poderia ser diferente!
Apostar em fotos com o tamanho real do objeto e com alta resolução pode aumentar consideravelmente as chances de que seu potencial cliente clique e acesse a sua loja virtual. Além disso, pense que seu cliente pode tentar ambientar o produto usando a realidade aumentada. Nesse caso, pense em fotos produzidas com profundidade e perspectiva.
Contextualize o ambiente em que seus produtos estão
Além de uma produção de fotos impecável e que mostre seu produto com detalhes, também é preciso ambientar esse produto, sempre pensando em contextualizar seu cliente e mostrar opções a ele. Portanto, não tire apenas fotografias do seu abajur sozinho.
Coloque esse abajur em uma sala mobiliada e ambientada, que faça seu cliente se sentir literalmente “em casa”. Defina cenários e opções que façam sentido para seu público-alvo e pense em profissionais da área para te ajudar!
Deixe seu cartão de visita aparente na sua loja virtual
Além de todas as possibilidades de leitura, o Google Lens também tem a funcionalidade de ler automaticamente um cartão de visitas e até de salvar o número na sua agenda de contatos.
Mas como disponibilizar esse cartão, se não estamos presencialmente com o cliente? Deixando seus dados aparentes na home page e em várias outras páginas! Certifique-se de que seu contato está visível e disponível para que seus clientes salvem e guardem para futuras vendas.
Como ativar o Google Lens?
Ativar o Google Lens é um procedimento bem simples, que nem sempre é necessário. A função já pode estar ativada em seu aparelho, se for Android, ou mesmo se for um iPhone com o aplicativo do Google instalado.
Por via das dúvidas, vamos mostrar abaixo como fazer a ativação.
Em um celular com Android, basta seguir esses passos:
- Acesse o Google Assistente. Você pode fazer isso segurando o dedo no botão Home (geralmente o que fica no meio)
- Toque nos quatro pontos coloridos que deverão aparecer na parte inferior da tela
- Selecione o ícone do Lens, representado por uma imagem que lembra um ponto dentro de uma mira
- Toque o botão “Ative a câmera para usar o Lens”
- Faça suas pesquisas.
Em aparelhos como iPhone e iPad, que funcionam pelo sistema operacional iOS, o Lens pode ser usado a partir do aplicativo oficial de pesquisas do Google.
Nesses casos, os passos para ativar são os seguintes:
- Abra o app do Google
- Clique no ícone semelhante ao de uma câmera fotográfica colorida com um ponto azul no centro
- Conceda a permissão para o app usar sua câmera
- Faça suas pesquisas.
E como desativar?
Em celulares Android, o Google Lens pode ser desativado da seguinte forma:
- Entre nas configurações
- Selecione a opção “Apps e notificações”
- Selecione Google Lens e, depois, “desativar”.
Em aparelhos com iOS, você pode fazer isso de duas formas:
- Desative o app do Google (mantenha o dedo pressionado sobre o ícone do app e selecione Remover no canto direito da tela)
- Retire a permissão da câmera (vá em Ajustes – Privacidade – Câmera).
Porém, mesmo fazendo qualquer um dos procedimentos que mostramos, a opção “Pesquisa pelo Lens” ainda vai funcionar pelo Google Chrome, no lugar da pesquisa normal por imagens.
Para eliminar essa opção, os passos são os seguintes:
- Entre no chrome e digite “chrome://flags” na barra de endereço
- Digite “Lens” no campo de busca
- Toque no botão onde diz “Default” e selecione a opção “Disabled”.
Agora que você já sabe o que é Google Lens e o que é preciso para aproveitar bem essa função, é hora de buscar mais conhecimento para melhorar os resultados do seu negócio. Cadastre-se na newsletter da Vindi!