A utilização de inteligência artificial no SaaS não é exatamente uma novidade, mas vem dando o que falar ultimamente.

Afinal, a cada mês surgem mais novidades relacionadas ao uso dessa tecnologia.

E como a área de desenvolvimento de Software as a Service sempre acompanha as mais novas tendências, preparamos este artigo para você ficar atualizado.

Vamos mostrar desde os primeiros usos da inteligência artificial no SaaS até os mais novos recursos da IA generativa.

Acompanhe!

Inteligência Artificial no SaaS: entenda como começou

O uso da inteligência artificial já está há mais de uma década como tecnologia adotada por soluções SaaS.

Um marco foi a fundação da startup RelateIQ, em julho de 2011.

A empresa inovou ao criar uma plataforma CRM (Customer relationship management) capaz de combinar dados de e-mails, chamadas telefônicas, reuniões marcadas e até redes sociais para auxiliar profissionais de vendas na tomada de decisões.

Em 2014, a RelateIQ foi adquirida pela multinacional Salesforce (notícia em inglês), o que ajudou a dar mais relevância a essa tecnologia.

Dois anos mais tarde, a gigante Microsoft entrou no jogo com o Dynamics 365, um conjunto de sistemas SaaS com tecnologia de IA para automatizar diversos processos.

Era o início de uma verdadeira corrida.

Uma pesquisa realizada em 2017 (em inglês) pela McKinsey com executivos de 3 mil empresas apontou que 41% delas estavam desenvolvendo e testando soluções relacionadas à tecnologia.

Até o final da década passada, empresas como HubSpot, Freshworks e Zendesk também lançaram funcionalidades com base na inteligência artificial.

Entenda a diferença entre machine learning e inteligência artificial

Inteligência artificial é a tecnologia criada para tornar uma máquina capaz de realizar tarefas que exigem algum tipo de raciocínio, indo além de apenas seguir comandos estabelecidos.

Ultimamente, com as plataformas de texto e imagem com base em IA, temos observado que a tecnologia tem o potencial de ir além da capacidade humana.

Já o machine learning (aprendizado de máquina, em português) é um subconjunto da inteligência artificial, que possibilita a tomada de decisão a partir de dados.

Um exemplo de aplicação desta tecnologia é a configuração de um chatbot para atendimento de clientes capaz de identificar qual é a solução mais adequada.

As ações podem variar desde uma oferta adequada ao caso até a avaliação da necessidade de repassar a situação para um atendente humano.

Desta forma, a plataforma ajudaria a otimizar o negócio ao mobilizar as equipes apenas nas situações mais complexas.

Como a IA ajuda a melhorar a segurança de sistemas?

O uso de plataformas SaaS vem se popularizando cada vez mais, respondendo por cerca de 70% dos sistemas usados por empresas, segundo a pesquisa BetterCloud State of SaaSOps (em inglês).

Com esse aumento, surgem também preocupações com ataques e tentativas de invasão de sistemas.

A boa notícia é que o uso da inteligência artificial no SaaS pode ajudar.

A partir do machine learning, um software é capaz de aprender como é o comportamento dos usuários do sistema.

Com esse conhecimento, o sistema pode detectar rapidamente padrões que possam configurar ataques.

Essa capacidade torna a IA uma arma poderosa de prevenção de fraudes.

Por meio deste recurso, o sistema identifica atividades suspeitas em comparação com o comportamento habitual de consumidores.

Se isso acontecer, o sistema poderá intervir para assegurar que está lidando com um cliente legítimo, e não com um farsante ou um sistema criado para invadir a plataforma.

Como o boom da IA generativa impulsiona o mercado SaaS?

Se já existem plataformas com IA há mais de 10 anos, por que esse assunto está tão em alta hoje em dia?

A resposta é simples: inteligência artificial generativa.

Ou seja, sistemas de machine learning avançados o suficiente para compreender padrões mais complexos a partir de extensas bases de dados e gerar conteúdo a partir deles.

Alguns exemplos você certamente já conhece: ChatGPT e Bing para gerar texto e Midjourney e DALL-E para criar imagens.

Essa tecnologia ainda está engatinhando, mas já vem sendo aplicada para finalidades diversas como:

  • Geração de texto, imagem, áudio e vídeo
  • Programação
  • Animação
  • Design gráfico
  • Desenvolvimento de jogos
  • Composição de músicas
  • Otimização de processos industriais e financeiros.

Um exemplo de SaaS que usa IA generativa é o Einstein, da Salesforce, que oferece diversas soluções para setores de vendas e marketing.

A ferramenta é capaz de desempenhar tarefas como:

  • Escrever mensagens
  • Criar formulários para geração de leads
  • Gerar gráficos com insights para tomadas de decisão
  • Criar códigos de programação
  • Automatizar processos.

Uma mostra do poder da IA generativa é a história (em inglês) de um homem que disse ter criado um negócio no valor de US$ 25 mil com um orçamento inicial de US$ 100, somente seguindo instruções do ChatGPT.

Ainda há muito a ser explorado neste ramo.

Se você tem uma plataforma no modelo SaaS, confira como a Vindi pode ajudar a otimizar seu negócio.

Como o mercado SaaS vai ser impactado pela IA?

A principal novidade relacionada à IA no Mercado SaaS é o avanço das tecnologias de inteligência artificial generativa. São sistemas capazes de compreender padrões complexos e gerar conteúdo a partir de uma grande base de dados, como ChatGPT e DALL-E. Já existe no mercado de SaaS uma tecnologia capaz de ações como redigir mensagens, gerar gráficos e automatizar processos para a rotina de funcionários em áreas como marketing e vendas.

Qual a diferença entre machine learning e inteligência artificial?

Inteligência artificial é um termo mais abrangente, referente à tecnologia criada para que um software realize atividades mais complexas que a simples execução de comandos. Já o machine learning (aprendizado de máquina) é um subconjunto da inteligência artificial, que possibilita ao sistema tomar uma decisão a partir de dados. Os sistemas mais modernos de inteligência artificial contam com machine learning, como a IA generativa de ferramentas como ChatGPT e Midjourney.

Como a IA pode melhorar a segurança de sistemas?

A inteligência artificial pode ser uma arma contra fraudes e tentativas de invasão de sistemas a partir da tecnologia de machine learning. Com ela, o software pode aprender como são os padrões de comportamento de usuários humanos a partir da análise de dados. Dessa forma, é possível detectar atividades suspeitas, evitando invasões de sistemas e outras atividades criminosas. Sistemas comerciais podem usar esse recurso para detectar comportamentos suspeitos de fraude.

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