Depois de um período complicado, as empresas de seguro viagem vivem um ótimo momento. O turismo voltou a ganhar força após a população ter aderido à vacinação e muitas pessoas já estão viajando, enquanto outras, se preparando para viajar. 

O seguro viagem se destaca ainda mais nesse cenário por dois fatores: o comportamento do consumidor e as opções cada vez mais flexíveis que têm surgido. Por isso, esse mercado se mostra extremamente rentável e movimentando ainda mais dinheiro do que antes da pandemia.

Vamos mostrar estas tendências e como você pode aproveitá-las para lucrar.

Acompanhe o texto até o final!

Empresas de seguro de viagem: oportunidades no mercado

Embora não seja uma novidade, o seguro viagem tem um papel importante na retomada do turismo. Além da necessidade de se preparar financeiramente, o público teme algum imprevisto relacionado à saúde.

Essa tendência levou o valor movimentado por contratações de seguro viagem a um patamar superior ao do período pré-pandemiaSegundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), as contratações de seguro viagem movimentaram R$ 111 milhões entre janeiro e fevereiro de 2022.

O valor é 7% maior que o registrado nos dois primeiros meses de 2020, quando o coronavírus ainda não era um problema para os brasileiros.

O seguro viagem acaba sendo um diferencial, principalmente para quem planeja sair do país.

Como está o turismo no país na retomada pós-vacina?

Com grande parte da população brasileira vacinada, o setor de turismo experimenta um aumento nas atividades.

Depois de um período recolhidas, as pessoas querem sair e ver novos lugares. E os números comprovam essa tendência.

Segundo pesquisa divulgada no início de 2022 pelo Grupo Globo, 43% dos brasileiros estão poupando para fazer uma viagem – 83% delas apontando o lazer como principal motivo para fazer as malas. 

Entre outros dados, o estudo revela um enfraquecimento no conceito do “turismo de negócios”, que vem sendo substituído por um conceito novo, o bleisure.

O termo é uma mistura de business (negócios) e leisure (lazer). Ou seja: na esteira da expansão do trabalho remoto, 34% das pessoas que fazem viagens nacionais aproveitam para ficar mais tempo nos destinos.

A proporção é ainda maior para quem vai para o exterior: 42%. São dados animadores em um dos setores que mais sofreram com o confinamento provocado pela pandemia.

A importância do seguro viagem e o reflexo nos negócios

Segundo a pesquisa já citada, o seguro viagem é um dos três produtos mais contratados via agências de viagens, principalmente para quem vai para o exterior. O levantamento também apontou uma tendência de buscar segurança financeira, já que 60% dos entrevistados afirmaram que pretendem investir em uma reserva de emergência.

A necessidade de estar preparado para imprevistos torna o seguro viagem mais atraente para o consumidor. E, além disso, a pandemia aumentou a preocupação das pessoas com a saúde.

O turista quer estar preparado para qualquer tipo de contratempo, incluindo eventuais problemas de saúde durante a viagem. 

Mas não é apenas a pandemia que vem mudando o comportamento do consumidor. O avanço da tecnologia faz com que as pessoas busquem soluções mais simples e transparentes para contratar serviços como o seguro viagem.

Isso é o que vamos mostrar na sequência.

Tendências em seguro de viagem para ficar de olho

Como vem acontecendo em todo segmento da economia, o mercado das seguradoras tem sido impactado pela tecnologia.

Muitas pessoas procuram fugir do perfil tradicional da seguradora, burocrático e rígido, e buscar um serviço que se adapte melhor às suas necessidades.

E, com a automatização possível no ambiente digital, muitas empresas aproveitam para oferecer um produto mais flexível e prático.

Então veja agora algumas novidades que estão aparecendo no mercado:

Insurance as a service, o que é?

Insurance as a service é uma modalidade de seguros totalmente digital. O serviço é oferecido pelas insurtechs, startups que usam a tecnologia para inovar na oferta de seguros.

De forma automática, o usuário dessas empresas pode escolher uma modalidade adequada às suas necessidades. A cotação é realizada online, com o preenchimento de um formulário simples.

O segurado pode escolher entre várias características do seu planoAssim, tem uma consciência maior do que está incluído e do que não está.

Essas vantagens ajudam a eliminar boa parte da burocracia não apenas na hora da contratação, mas também – e principalmente – na cobertura dos sinistros.

O modelo é tão atrativo que empresas de grande porte têm investido nessa área, como a BTG Pactual, com a Hero Seguros, e a BB Seguros, com a Ciclic.

Seguro viagem via benefício do cartão de crédito

Outra novidade é o seguro viagem via cartão de crédito, oferecido em algumas categorias das principais bandeiras do mercado. Nesses casos, basta fazer a compra da passagem com o cartão.

Antes, o cliente deve conferir se tem direito ao benefício, que costuma ser concedido apenas em categorias mais altas. O valor do seguro pode variar, e alguns cartões estendem o benefício a familiares.

Embora não tenha a flexibilidade das insurtechs, é uma modalidade conveniente para o cliente por não ter custo adicional.

Cobertura específica para covid-19

Algumas companhias têm oferecido planos ou adicionais específicos para a possibilidade do segurado contrair covid-19 durante a viagemNesses casos, além de arcar com custos de saúde, a empresa garante a remarcação de voos sem custo e a hospedagem para quarentena.

Como empresas de seguro viagem podem inovar ao receber pagamentos

Como você viu acima, a automatização é uma grande aliada das seguradoras modernas. É graças à tecnologia da era digital que os seguros estão mais flexíveis.

Para aproveitar ao máximo essa tendência, seu negócio vai precisar de uma plataforma de pagamentos.

Como os modelos mais modernos de seguro viagem eliminam a burocracia, somente a tecnologia pode garantir uma cobrança eficiente que ajude a evitar a inadimplência.

Além do controle das receitas recorrentes e avulsas, um bom sistema facilita uma gestão financeira eficiente do seu negócio.

Por tudo isso, conheça a plataforma de pagamentos completa da Vindi agora mesmo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies