O seguro pay per use de veículos vem sendo oferecido por diversas insurtechs como uma alternativa mais econômica que as modalidades convencionais, mas será que vale a pena aderir ao formato? 

Neste artigo, vamos mostrar por que o pay per use pode sair mais em conta para grande parte dos proprietários de automóveis, além de ser um negócio promissor para empreendedores do meio digital e financeiro.

Você vai conhecer melhor este formato, entender como funciona e descobrir por que é mais vantajoso para um perfil de motorista muito comum atualmente.

Siga a leitura para conhecer a fundo essa novidade!

O que é seguro pay per use?

Seguro pay per use é uma modalidade em que o motorista paga uma mensalidade fixa acrescida de um valor correspondente ao número de quilômetros rodados

O formato permite que o cliente escolha quais momentos quer ficar sob proteção do seguro, ativando o aplicativo para contar com as coberturas contratadas no cadastro.

Outra característica importante do seguro pay per use é a possibilidade de cancelamento a qualquer momento, já que a apólice é renovada mensalmente (ao contrário das modalidades convencionais, que costumam ter renovação anual).

Além disso, todo o processo de contratação – incluindo a vistoria do veículo – pode ser feito online, o que aumenta a praticidade do formato. Aliás, temos um episódio especial do nosso podcast Dentro do Ringue que trata bastante do assunto de seguro pay per use, confira! 

Como funciona o seguro pay per use

As empresas que oferecem seguro pay per use adotam a tecnologia de telemetria para conferir a quilometragem do automóvel. Assim, quando o seguro é ativado, os trajetos percorridos pelo veículo são monitorados. Se houver uma falha de conexão, o próprio motorista pode tirar foto do hodômetro (ou odômetro) e enviar pelo aplicativo da seguradora.

A facilidade na contratação também é uma marca do seguro pay per use. O usuário precisa apenas realizar um cadastro na seguradora e esperar pela vistoria, que é feita pela internet, com envio de fotos do motor e outras peças, e liberada em até 48 horas. No primeiro mês, o usuário paga apenas a mensalidade fixa. Depois, é acrescido o valor referente à quilometragem rodada.

Diferença entre seguro auto e pay per use

O principal diferencial do pay per use é a flexibilidade, já que o motorista escolhe quando quer ativar as coberturas. No seguro auto, a proteção segue ativa durante todo o período de vigência da apólice. No pay per use, o valor mensal varia conforme o que foi usado, ficando mais em conta para quem não costuma dirigir bastante.

Porém, também há uma semelhança entre os dois casos: no ato da contratação, um valor de franquia a ser pago caso seja preciso acionar alguma garantia prevista.

O que o seguro cobre?

As seguradoras que oferecem o pay per use oferecem coberturas mais básicas em relação a outras modalidades. As principais preocupações dos motoristas estão presentes:

  • Roubo
  • Furto
  • Acidentes (colisões)
  • Fenômenos naturais
  • Incêndio
  • Danos morais e materiais
  • Perda total e parcial.

Além disso, dependendo da seguradora, você pode encontrar assistência 24 horas para situações mais corriqueiras como:

  • Troca de pneus
  • Reparos de vidro
  • Chaveiro
  • Guincho.

Seguro pay per use vale a pena?

Trocar o seguro convencional pelo pay per use vale a pena para grande parte dos proprietários de carro particular. Afinal, esse modelo foi criado justamente para atender a uma demanda que vem crescendo atualmente: a de pessoas que vêm dirigindo menos por causa do aumento dos trabalhos em home office.

Portanto, se você pensa em parar de pagar o seguro por estar usando pouco seu automóvel, essa modalidade é uma alternativa mais em conta para não arriscar seu patrimônio. Porém, se você dirige mais de 300 km por mês, faça seus cálculos, pois pode ser melhor continuar usando o formato tradicional.

Também é importante destacar que o pay per use não aceita carros de luxo. Além disso, a cobertura costuma ser válida apenas para situações em que o titular estava ao volante.

Vantagens para segurados

Veja o que você tem a ganhar aderindo ao seguro pay per use:

  • Mais barato: a mensalidade é bem mais baixa que as de modalidades convencionais, e mesmo com a soma da quilometragem, o valor a ser pago sai em conta para boa parte dos motoristas
  • Proteção sob medida: além de ativar a proteção quando quiser, o segurado define quais coberturas quer contratar
  • Flexibilidade: não há fidelidade, e o motorista pode cancelar o seguro quando quiser
  • Facilidade: as plataformas permitem que toda a contratação e manutenção seja feita online.

Vantagens para seguradoras

Para empreendedores que atuam na área digital e financeira, a modalidade rende benefícios como:

  • Menor custo: como a contratação é totalmente online, não há necessidade de atendimento presencial, nem mesmo para a vistoria, o que reduz os custos com funcionários
  • Alta demanda: a empresa pode atingir motoristas que optam por não ter seguro por causa do aumento nos valores do serviço, que chegaram a 33% em 12 meses, segundo o IPCA
  • Maior retenção: pagando um preço fixo baixo e tendo o controle dos seus gastos, o cliente fica mais satisfeito do que se pagasse as altas mensalidades das seguras convencionais, o que aumenta sua fidelização e retenção
  • Recorrência: serviços desse tipo têm a operação facilitada pelas modernas plataformas de pagamento recorrente, que ajudam a automatizar cobranças, gerenciar clientes e combater a inadimplência.

Outros exemplos de pay per use

A contratação de serviços sob demanda pode ser uma novidade, mas o modelo em si já existe há um bom tempo.

Uma de suas primeiras aplicações foi o pay per view, criado pelas operadoras de TV por assinatura para permitir acesso a um conteúdo, como um filme ou a transmissão de um evento, pagando de forma avulsa. Hoje, com os serviços de streaming, esse serviço é ainda mais popular. Porém, a facilidade da internet vem espalhando esse modelo para outros nichos.

Um bom exemplo disso é o pay per use em condomínios, em que o morador contrata de forma avulsa serviços como limpeza domiciliar, personal trainer, técnico em informática, e por aí vai. Outra mostra de sucesso no modelo é o pay per click, a modalidade de publicidade paga que foi consagrada pelo Google Ads.

Com plataformas permitindo uma automatização cada vez maior, fica mais fácil oferecer alternativas mais baratas e flexíveis. E os seguros são um bom exemplo disso.

Como se destacar no mercado de seguros? 

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