Cobrar nas apps stores parece, muitas vezes, um caminho simples para aumentar os números de aquisição dentro das empresas SaaS, principalmente as que contam com aplicativos.
Certamente, a força do mobile no mercado continua em uma crescente exponencial. E, para quem oferece trial ou modelo de vendas Freemium, é fundamental entender onde está o fator de decisão do consumidor. O que o faz migrar da oferta gratuita para a paga?
Portanto, se você tem uma empresa dentro do segmento SaaS e está cobrando via Apple Store e Play Store, preciso te dizer que você provavelmente está perdendo uma parcela significativa do seu faturamento. E que você precisa considerar a nossa solução.
A expansão das assinaturas de quem optou por cobrar nas apps stores
Não é de hoje que as assinaturas nas lojas de aplicativos estão crescendo. Pesquisas da App Annie, uma empresa de inteligência de aplicativos nos EUA, já mostrava em 2018 gastos de consumo equivalentes a U$ 130 bilhões com apps. Isso, só na Apple Store.
Da mesma forma, a previsão até 2022 é de que podemos somar a esse valor mais U$ 75,7 bilhões aos serviços de streaming, sites de namoro, jogos, entretenimento e muitos outros.
Ao longo dos 10 primeiros anos de vida, a pesquisa registrou mais de 170 bilhões de downloads, dobrando de valor principalmente entre 2015 e 2017:
Esse cenário parece bem animador para SaaS. Entretanto, a viabilidade de cobrar nas apps stores precisa ser analisada para não comprometer a saúde financeira da sua empresa, e falaremos mais sobre isso ao longo deste texto.
Vantagens e desvantagens de cobrar nas apps stores
Como já mencionamos aqui, a análise dos cenários é fundamental na hora de definir quem vai fazer o processo de cobrança do seu negócio. Por isso, vamos destacar aqui as principais vantagens e desvantagens na cobrança por uma app store:
Vantagens de cobrar nas apps stores
A primeira delas, sem dúvida, é a taxa de conversão, já que as apps stores funcionam como verdadeiras vitrines e facilitam muito a busca por aplicativos.
Além disso, também é possível escolher pela quantidade de estrelas, reviews de outros usuários e ter uma maior visibilidade, do ponto de vista do cliente, para os detalhes do SaaS.
Da mesma forma, também podemos destacar que uma app store é um ambiente seguro e confiável para que o cliente faça o checkout de pagamento com tranquilidade. Esse ponto é crucial, já que estamos falando que aproximadamente 33% das vendas são definidas na página de checkout.
Portanto, se você não cobrar nas apps stores, precisa investir em Marketing, conteúdo de marca e em estratégias que garantam a visibilidade e a segurança da sua empresa. Mais do que nunca, um bom trabalho de branding é essencial.
Desvantagens de cobrar nas apps stores
O primeiro ponto, que eu particularmente acho o mais importante, é a falta de acesso a métricas robustas que possam ser analisadas por uma empresa SaaS.
Isso porque as apps stores ficam com a maior parte dos dados relacionados a conversão, cliques, faturamento e alcance da página de um aplicativo. É como se você estivesse navegando no escuro, sem nenhuma lanterna, e todo empreendedor precisa de visibilidade.
Além disso, do mesmo jeito que as reviews podem ser uma ferramenta facilitadora de conversão, ela também pode ser um obstáculo para a sua empresa.
Imagine que você tem um ótimo desempenho e um cliente insatisfeito faz uma péssima análise sem antes entrar em contato com você. Isso realmente acontece muito, principalmente porque muitos clientes acham que podem resolver qualquer problema na app store, sem ao menos procurar site, e-mail e telefone. Sua reputação pode diminuir muito com isso!
Por último, também precisamos citar as taxas cobradas pela administração das apps stores, mas esse é um assunto que merece mais destaque.
Taxas cobradas nas apps stores podem chegar até a 30%
É esse o cenário que começou a motivar a saída das gigantes de mercado, como Netflix, Tinder e Spotify, da Apple Store e Google Play.
Se você oferece produtos e serviços por assinatura e finaliza suas transações nas apps stores, precisa dar entre 15% a 30% de cada cliente. Neste cenário, estamos considerando principalmente modelos de venda Freemium e que permitem períodos de teste.
Na prática, quando você vende uma assinatura de R$ 100 reais, tira do faturamento da sua empresa entre R$30,00 e R$ 15,00 com taxas. E, essas taxas são inegociáveis, resultando quase 90% do faturamentos das lojas de aplicativos.
Em 2018, a Epic Games tirou Fortnite da Apple Store e apresentou sua própria plataforma. Também foi em 2018 que a Netflix começou as mudanças que terminaram apenas no ano seguinte, com o corte oficial do iTunes Store da Apple.
Portanto, se você ainda quer cobrar nas apps stores, precisa considerar que, no primeiro ano, você deixará 30% lá. Da mesma forma, nos anos seguintes, a taxa diminui para 15%, mas ainda é um valor que precisa ser analisado com cautela.
Inclusive, o Spotify chegou a criar um site para explicar como eles e a concorrência estariam sendo prejudicados na Apple Store. O Time to Play Fair (Hora de jogar Limpo) mostra alguns argumentos, baseados em várias medidas adotadas pela Apple.
De olho nas gigantes do mercado: ter uma plataforma de pagamentos é essencial
Existem alguns caminhos para quem não quer cobrar nas apps stores, e o mercado continua se movimentando para a personalização da gestão de pagamentos.
Além disso, já ficou provado que o comportamento de consumo do cliente que está no aplicativo tem como principal fator de decisão a jornada encantadora. E, os benefícios exclusivos.
Antigamente, a facilidade da conversão na migração para uma loja de aplicativos era mais considerada do que o próprio produto em si.
As lojas de aplicativos foram muito beneficiadas com a ideia de que mais clientes seriam convertidos com a facilidade de assinar com poucos cliques. Além disso, também já falamos sobre a confiança de estar no Google ou na Apple.
Hoje, vamos grandes sacadas de empresas como o Tinder, que não está nas apps stores e continua crescendo em taxas de conversão e faturamento com o Tinder Plus.
Além de ter seu plano, assinatura ou mensalidade integralmente dentro da sua empresa, ter uma plataforma que gerencie seus pagamentos te dá toda a transparência necessária para que você entenda como está a saúde financeira do seu negócio. E o melhor, sem taxas em cima das suas assinaturas.
Você não precisa repassar valores extras e aumentar o valor da assinatura dos seus clientes, como o Spotify anunciou que teria que fazer se continuasse com a Apple Store, por exemplo. Além de ter o poder de saber sobre os valores de entrada, LTV, faturamento e outras métricas essenciais para empresa SaaS.
Tudo isso, garantindo a segurança das transações e a confiança dos seus clientes com um checkout transparente direto do seu site. Cobrar com a sua própria página de checkout de pagamento é fundamental para que você tenha o controle e a gestão das suas assinaturas.
Assim como eles confiavam em finalizar as compras no Google ou na Apple, eles precisam confiar que sua marca escolheu a melhor plataforma online para realizar as cobranças das assinaturas deles.
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Nós temos, aqui na Vindi, a melhor e mais robusta plataforma de gerenciamento de pagamentos do mercado. Atuando há 7 anos como especialistas em pagamentos e na Economia da Recorrência, fazemos parte da história de mais 6.000 empresas no Brasil, ajudando empresas e empreendedores a venderem mais e sempre.
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