O streaming de vídeos mais famoso do mundo, a Netflix, fez um pronunciamento que abalou as estruturas da Apple e dos amantes do sistema iOS. A partir de agora, não será mais possível realizar novas assinaturas através do ApplePay, meio de pagamento da empresa, nem mesmo renovar.

Quem quiser assistir à Netflix, vai ter que fazer a assinatura em um navegador web, através de um gateway de pagamento. No caso dos usuários Apple, ainda é possível assinar a plataforma através do Safari, direto do celular. O empecilho colocado pela Netflix é apenas nas transações realizadas através da conta da Apple. A empresa, que levava 30% do valor pago pelas assinaturas da Netflix, terá um prejuízo médio de U$ 256 milhões ao ano (total arrecadado pela empresa em 2018), o que levou à queda de suas ações na bolsa de valores.

Com a mudança, a Netflix centraliza todas as informações de pagamento diretamente na página de cadastro da companhia, que detém todo o lucro do serviço. Desde maio de 2018, a mesma medida foi adotada para os usuários do sistema Android. Isso impediu que fosse possível o faturamento também pelo Google Play. Outra grande empresa, o Spotify, já tinha ignorado os serviços de pagamento via aplicativos como Google e Apple Pay. 

Como forma de resposta, a Apple anunciou que vai lançar um serviço de streaming de vídeos (no mesmo formato da Netflix) no segundo semestre de 2019. A ideia é reproduzir conteúdos próprios e de produtoras e redes de TV com os quais a empresa já tem alguma parceria.

O que isso prova?

1- Grandes empresas estão olhando para estratégias de pagamento;

2-  Ao realizar esta ação, a Netflix e Spotify declaram preferência por usar gateways de pagamento;

3-  As vantagens do checkout transparente.

Como a Netflix cobra

A gigante do streaming utiliza o pagamento recorrente como estratégia eficaz para cobrar os usuários, pois ele é automático. Esse modelo funciona da seguinte forma: um valor é determinado para a assinatura e é debitado todo mês na data programada. Essa é uma estratégia que qualquer empresa que trabalhe com cobrança pode usar, como escolas, academias e clubes de assinatura.

No caso da Netflix, o valor cobrado pelos planos é debitado todo mês. O que é bom para os usuários, visto que não compromete o limite do cartão. Essa é uma vantagem que cativa e fideliza os clientes, além de ajudar a diminuir o número de inadimplentes. Para se ter uma ideia da eficiência dessa estratégia, somente em 2018, a empresa faturou uma média de U$ 2,4 milhões por dia na cobrança de suas assinaturas. Se você quiser saber mais sobre o modelo de cobrança da Netflix e Spotify, preparamos um e-book contando todos os detalhes dessa estratégia. É só clicar aqui! :)banner com uma TV e botão para baixar o e-book de como vender com o modelo Netflix

As vantagens de ter um gateway

O gateway simplifica a conexão da empresa diretamente com os bancos e as operadoras, agilizando a comunicação entre eles.  Para negócios como o da Netflix, o gateway de pagamento é a melhor opção. Isso porque aumenta a taxa de conversão (vendas) e permite analisar os dados. Além disso, permite obter uma maior taxa de aprovação nas transações.

Outra grande vantagem é que o gateway garante maior variedade nas integrações de pagamento. Isso envolve a cobrança recorrente e estorno de pagamentos. Você também deve levar em conta outros fatores, como a compra com um clique (estratégia de sucesso da Amazon). Além, claro, de integrações com diversos bancos, operadores e sistemas antifraudes.

Essa medida tomada pela Netflix mostra que uma nova era de estratégias para empresas está surgindo. Revelando que, até mesmo grandes empresas como a Apple, podem sofrer graves impactos em seu faturamento. 

Imagem de um notebook com o app da Netflix aberto e botão par download

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies